A "faca"

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

quinta jan 06, 2005 11:47 am

Bom dia,
Gostaria de saber informações sobre a doença chamada de "faca", pois receio que a minha caturra nova tenha essa doença, não sei :( :( :(
Ela ainda é nova, tem 3/4 meses, e desde que veio para minha casa há 1 semana, que, apesar de comer e beber normalmente, é muito parada.... parece muito abatida :( :| Hoje quando lhe peguei, notei que o osso do peito nota-se muito ao toque, não sei se é por ser pequena e ainda não ter as "xixas" bem firmes :? , mas o macho que tem um ano, quase não se nota o osso. Será a "faca" ou é normal?! :( :| No caso de ser, há remédio, passará?
Quem souber de algo...
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quinta jan 06, 2005 6:19 pm

A "faca" não é uma doença, mas um sintoma - quando se consegue sentir esse osso significa que a ave está demasiado magra, e como é "afiado " as pessoas chamam informalmente a esse estado "faca".

Se a sua ave está magra e apática, então ou está doente ou, de alguma maneira, subnutrida. Se ainda é nova, é possivel que ao passar de ser alimentada pelos pais para comer sozinha tenha emagrecido (principalmente se tiver sido tirada da beria dos pais demasiado cedo). O que lhe está a dar? Sementes? Se sim, exprimente dar-lhe também papa de ovo(arranja-se facilmente nos hipermercados).

Tenha atenção a (outros)possiveis sinais de doença, tais como fezes anormais, deixar de comer ou comer menos, ficar mais apatica do que antes; se notar algum sinal de doença o melhor leva-la a um veterinário.
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

quinta jan 06, 2005 6:37 pm

É isso k me faz pensar que pode ser por ser ainda nova, pois ela come bem, normalmente e bebe água também sem problemas. Tou a dar-lhe a mistura normal para caturras, água fresca e também têm um bloco de sais de cálcio para roer.
As fezes dela tb são normalíssimas, daí não me levar a preocupar demasiado. Qualquer das maneiras a minha prima (é bióloga) aconselhou-me um pó pra misturar na água k é para regularizar os intestinos, caso haja algo de mal e não esteja a absorver os nutrientes como devia. :) Vou experimentar depois dou notícias ;)
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quinta jan 06, 2005 7:46 pm

pode estar simplesmente um pouco mais magra.
klezz
Registado: segunda abr 18, 2005 3:57 pm

quinta ago 18, 2005 6:25 pm

o k e' a faca???

tenho uma caturra e gostaria de saber as doenças mais frequentes e os sintomas para kuando houver alguma coisa agir rapidamente
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta ago 19, 2005 6:58 pm

Bem, já tive esse problema há uns anos.....em duas semanas morreram-me mais de 100 canarios; conversando com amigos, acabei por fazer-lhe um tratamento recomendado por um amigo que já tinha tido o mesmo problema e nunca mais tive essa doença, já lá vão uns bons 25 anos.
Como já foi dito aqui, a doença da faca é um somatório de varios problemas e não uma doença em si, isolada e há que tomar varias medidas em simultaneo.
Não lhe vou dizer aqui o que fiz e como fiz...infelizmente, falar aqui da minha experiencia tem-me dado alguns amargos de boca, o que me inibe cada vez mais de expor as minhas ideias e a minha experiencia ( é que já são quase 56 anos e desde que sou gente sempre tive passaros em casa.....alguma coisa devo ter aprendido). É um saber de experiencia feito, empirico, sem experimentação cientifica e que no entanto resultou neste caso.
Talvez essas pessoas tenham a solução e que lá do alto da sua Cátedra, do seu pedestal, tenham uma solução "cientifica"; em principio vão mandá-lo para um veterinário, que não sabendo nada ou muito pouco de aves , vai receitar algo que não resolve problema nenhum.
Mas mesmo assim, dou-lhe umas dicas........lave bem as instalações com agua e um detergente, misture-lhe lixivia ( cuidado que alguns detergentes reagem com a lixivia, libertando vapores tóxicos) ou um desinfectante que encontra a venda nas casas da especialidade.....à falta de melhor, creolina que é muito boa e barata.
Depois........olhe, há no mercado antibioticos de largo espectro......
klezz
Registado: segunda abr 18, 2005 3:57 pm

sábado ago 20, 2005 3:07 pm

mas kuais os sintomas??
Responder

Voltar para “Aves”