Canários: será que vão acasalar?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pjl_v
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 5:02 pm

segunda dez 09, 2002 8:05 pm

Olá a todos,

Tenho um casal de canários frisados que me foi oferecido há 1 ano. Disseram-me que eram de uma criação de 2001. Em janeiro fiz-lhes uma suplementação com vit. AD3E para estimular o acasalamento e puz-lhes um ninho e fiozitos disponíveis. Passaram 3 meses a brincar com os fios e nada de ninho nem acasalamento. Levei-os a uma loja de animais para confirmar se eram casal e o que se podería estar a passar. A Senhora confirmou que eram casal e que a fêmea estava óptima para acasalar. O certo é que acabei por lhes tirar o ninho, mas mantive-os juntos e o macho continuou a cantar até à data (dizem que quando acasalados os machos deixam de cantar), e verifico que a fêmea é que é bastante agressiva: abre-lhe as asas dos puleiros superiores e "assopra-lhe". É isto normal? :oops: será que é uma fêmea decidida e que não vai à bola com aquele macho nem nunca irá? :cry: será que lhes devo voltar a pôr o ninho este ano? e devo separá-los? (coitaditos, faz-me pena se tiver que os separar) :(
Obrigado pela vossa pachorra e ajuda,
um abraço,
Jorge
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

terça dez 10, 2002 5:55 pm

-Boa tarde Jorge!

Dizes que destes aos canários o complexo vitamínico AD3E em janeiro? Deve haver aí qualquer engano; agora é que lhes deves começar a dar o AD3E, durante 1 semana, depois dá-lhes só papa de enchimento.
- O periodo normal de criação ainda não começou, (+/- de meio de janeiro a princípios de Fevereiro), de forma que aconselho a por o ninho só em janeiro. Em relcção à agressividade da fêmea é normal, pois pode esta não estar preparada para o acasalento, e demonstra-o abrindo as asas e o bico.
pjl_v
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 5:02 pm

terça dez 10, 2002 6:31 pm

Obrigado pela resposta.
Quanto a janeiro, referia-me a 2002, pois o casal foi-me oferecido no Natal de 2001.
Comecei no sábado passado a fazer-lhes novamente Vit. AD3E. Já agora, deveria tê-los separado, ou não faz mal tê-los tido todo o ano juntos?

Uma vez mais obrigado :)
Jorge
Responder

Voltar para “Aves”