ferreira_vn Escreveu:
Segundo me parece e uma vez que a mensagem inicial com a foto foi apagada quem fez o pedido de ajuda foi o sr. Vitor_escuro.
ferreira_vn Escreveu:
o cavalheiro que deu origem a esta polémica toda, que apanha á rede e visgo ás centenas de aves e ainda teve coragem de vir relatar para aqui o seu crime.
Boa noite ao fórum.
Apesar de me parecer que a indignação do Sr. Ferreira se deve não a questões concretas do fórum, mas sim a problemas da vida pessoal que originaram desabafos menos felizes, entendo que me cabe esclarecer algumas questões:
Quem abriu o tema e escreveu a mensagem inicial fui eu (Alcorucen) e não o Sr. Vitor_escuro.
Não opinei ou participei no post dos Bicos-de-lacre, nem o sr Vitor_escuro participou nesta discussão, pelo que não compreendo como foi possível ao Sr. Ferreira fazer a associação entre os dois utilizadores.
O que de algum modo me chocou não foi o facto de ter corrigido o comprimento da ave, mas sim ter escrito que
"a pergunta só é válida em termos pedagógicos e, quanto ao resto da história, aconselhava os foristas a arregaçarem as calças"; insinuando que eu ando por aí a capturar aves insectívoras para que morram em cativeiro e depois me dirijo a este fórum em jeito de gabarolice (veja-se a segunda citação). Faça-me justiça e confesse que alterou o conteúdo da sua mensagem original, apagando essa parte.
De qualquer modo, se me confundiu com o Sr. Vitor_escuro, aceito o seu pedido de desculpas, mas, mesmo sabendo que o Sr. Ferreira tem uma idade respeitável, uma experiência de vida invulgar e reconhecendo na sua pessoa grandes sucessos na criação de uma espécie onde muitos fracassaram (os Gould), atrevo-me a dar-lhe um conselho: não julgue sem conhecer as pessoas, os factos e as circunstâncias !
Para que esta historieta fique por aqui, vou resumir a mensagem original:
"Na loja onde costumo comprar a comida para as minhas aves, foi entregue uma ave que me pareceu indígena pelo seu comportamento em gaiola (muito esquiva). Acontece que nem eu nem o proprietário da loja conhecemos a espécie, pelo que solicito e agradeço informações."
Ao texto juntei duas fotos da ave; após a primeira resposta (do AlexandreM), fiz alguma pesquisa, confirmei tratar-se do Pisco de Peito Ruivo e fui à loja informar a pessoa a causa; dois minutos depois, a ave foi por ele libertada na presença de alguns clientes, entre os quais eu próprio.
Mas a minha maior tristeza não foi causada por estas provocações despropositadas (que só têm a importância que se lhes dá), mas sim pelo infeliz acontecimento que se encontra descrito num post no fórum dos cães com o título
Natal Infeliz, a que talvez possam disponibilizar algum tempo para ler:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 596#383596
Já agora, apenas para informação, inicialmente cheguei a dizer ao lojista que me parecia um Pisco, mas dois pormenores confundiram-me: por um lado parecia-me maior (talvez por estar entre Bengalins) e por outro ele disse ter a ave há já três dias disponibilizando apenas sementes para exóticos, o que me fez pensar que talvez não fosse uma ave insectívora.
A todos os que procuraram ajudar, o meu obrigado.
Bom ano e festas felizes.