Preciso de ajuda

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Viriatus
Registado: quinta dez 26, 2002 7:38 pm

quinta dez 26, 2002 10:21 pm

Ofereceram-me dois pássaros, mas não me souberam dizer que pássaros eram, como poderei descobrir ???
Ou são canários ou piriquitos, mas como distinguir (não sei nada sobre o assunto!!!)

Obrigado pela ajuda
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

sexta dez 27, 2002 12:48 am

olá,
dou-te as minhas boavindas ao forúm! :D ;) :)
bom, que confusão que aí vai! :lol: :lol:
não sabes o que são canários nem periquitos? :o
os periquitos são psitacíformes e os canários passeriformes, mais precisamante frigilídeos.
como é que eles são?
tâm o bico curvo ou cónico?
há, espero que uses e abuses da minha experiência na criação de aves, pois, sou criador e expositor proficional e possuo uma colecção mista de mais de 400 aves.
não penses que água e comida ( a que vulgarmente chamam alpista mas, que na verdade, chama-se mistura de sementes para periquitos ondulados, mistura de sementes para canários, ...) chegam para uma alimentação equilibrada de uma ave pois, só comendo isso, uma ave terá uma alimentação desiquilibrada.
qualquer outra dúvida, como por exemplo alojamento, é só dizer!
espero notícias! ;)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta dez 27, 2002 11:09 am

Olá Viriatus,

Bom, isso de ñ saber distinguir um canario de um periquito é engraçado....

Mas olha ñ tem dificuldade nenhuma: os periquitos têm um bico curvo (tipo papagaio, acho q deves de saber o q são) e geralmente ostentam cores mais garridas, tipo azul, verde, amarelo.

Os canarios e como diz o DoutorAnimal têm o bico cónico e a sua plumagem, em comparação com os periquitos tem um tom mais suave, desde o amarelo, laranja, castanhos, etc.

A característica principal do canario é a magnificência e variedade do canto dos machos, especialmente nas notas rolantes e trinados apurados, que podem emitir com o bico praticamente fechado, inchando a garganta numa atitude muito peculiar.

Tem atenção que os canarios são mt asseados e gostam de tomar banho. Podes comprar um recipiente pp para o banho e deves de colocar sp água limpinha.

No q toca á alimentação das aves deves de arranjar uma combinação de sementes que existe à venda mm propria para cada raça e deves de a combinar com alguma fruta, verdura (excepto alface) tudo muito bem lavado!!! Podes acrescentar umas vitaminas mensais.Mas um factor muito importante: Mantém a gaiola sempre limpa, o ideal seria todos os dias, mas no máximo dia sim, dia não e a comida e a agua tb devem de ser renovados diariamente. Tudo isto para evitar q a ave ganhe doenças q podem ser evitadas com estes simples gestos.

Espero que te tenha ajudado

Cumprimentos
sac
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta dez 27, 2002 11:37 am

Olá Sac,

Eu dou alface aos meus canários de vez em quando. Bem lavada e bem seca. Faço mal?!

[quote=sac]

No q toca á alimentação das aves deves de arranjar uma combinação de sementes que existe à venda mm propria para cada raça e deves de a combinar com alguma fruta, verdura (excepto alface) tudo muito bem lavado!!!
[/quote]
sac
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 11:40 am

olha anokas,

Eu tb costumo dar alface aos meus, mas ontem o DoutorAnimal disse-me para ñ dar pq pode provocar diarreia e eles podem morrer...

Os meus ficaram mt tristes qd lhes dei a noticia ;) , mas talvez seja melhor ñ arriscar...

Dá-lhe por exp couve

sac
anokas123
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 11:48 am

Alface é a única coisa, para além da mistura de sementes, que os meus canários comem com gosto :-(
já tentei dar-lhes cenoura ralada e maçã mas eles não comeram.
sac
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 11:52 am

Mas experimenta outra verdura, por exemplo couve, repolho, salsa, coentros os meus gostam disso, mas confesso q ficam malucos com a alface...

Eles ñ gostam de cenoura, mas adoram pero, já lhes experimentaste a dar?

Em relação ás verduras q falei, estas ñ sei se serão as mais indicadas, mas a partir do momento em que ñ é aconselhavel dar alface, ñ vejo muitas hipoteses de escolha... Pode ser q o DoutorAnimal nos diga mais qq coisa sobre isto...

Jokas
sac
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

sexta dez 27, 2002 12:24 pm

anokas e sac,
a alface contêm grande quantidade de água no seu interior o que pode causar diarreia às aves.
mas, não representa problema dar uma pequena folha de alface de semana em semana.
aliás, verdura, bagas e frutos em excesso também são prejudiciais à saúde das aves.
claro que os frugívoros necessitam de comer fruta diariamente.
entre os frutos mais adequados estão: variedades doces de maçã, peras, bananas, uvas, gomos de laranja, tangerinas, papaias, tâmaras, figos, alperces (secos ou frescos), ananases, passas e corintos ensopados.
antes de servir a fruta, as verduras, as bagas ou os vegetais eles deve ser muito bem lavados e ser servidos sem caroços, com casca ou sem casca no caso de algumas frutas, vegetais e bagas.
entre os vegetais mais adequados estão: cenouras, tomates, espigas de milho, funcho (em pequenas quantidades), couve, pepino, etc.
nunca se deve dar abacate às nossas aves, uma vez que os abacates são venenosos para uma grande quantidade de aves, inclusive os canários e periquitos.
entre as bagas apropriadas estão: amoras, framboesas, bagas de espinheiro, sabugos, bagas de sorveira, botões de rosa, etc.
entre as verduras apropriadas estão: morrião-dos-passarinhos, tussilagem, bolsa-de-pastor, erva coalheira (as sementes e as flores), tasneirinha, tanchagem, azeda, milefólio, dente-de-leão, pilulária do jardim, prímula e serralha.
sac
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 12:28 pm

Ok DoutoAnimal (Pesteeeee) :p

Já fiquei esclarecidissima sobre esse assunto, assim vou-lhes dando de vez em qd uma folhita de alface q eles agradecem ;)

Jokas
sac
anokas123
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 2:02 pm

Obrigada Doutor Aninal :-)

Nunca me tinha lembrado de lhes dar banana pois como não posso comer é coisa que nunca tenho em casa. Mas vou comprar uma banana para eles :-)
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda dez 30, 2002 11:22 am

vai ser giro...xegar a uma loja e dizer...
- queria Uma banana por favor!!
- e é só menina?????
- é só obrigada... :D :D :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Aves”