Periquito paralitico.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PeriquitoAzul
Membro
Registado: domingo out 23, 2005 6:13 pm

quarta jan 04, 2006 6:09 pm

Tenho um periquito que nasceu com problema nas patas,ele nao anda,mas coça-se,nao perçebo,pode ser falta de calcio.~

Obrigado.
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

quinta jan 05, 2006 3:51 pm

Boa tarde.
Isso pode ser muita coisa tais como problemas consanguíneos, ser de facto falta de calcio ou outros problemas vitaminicos, por esse motivo se fosse meu, duro e cru, abatia-o.
Cumprimentos, Ferreira
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 07, 2006 1:46 pm

vamos lá a ter calma...
o abate nunca deve ser a primeira solução...deve ser uma solução de recurso... de ÚLTIMO recurso

A primeira coisa a fazer é levá-lo a um veterinário...só ele pode dizer o que de melhor há a fazer...

Se eu tiver um filho que nasça com um problema de ossos...ou nasça prematuro...de certeza que não vou pensar em o abater...

Sr Ferreira...acho que antes de vir a este fórum deverá rever as suas prioridades...
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

sábado jan 07, 2006 3:10 pm

Boa tarde.
Já sabia que ia haver esta reacção, mas quer queira-mos quer não, se a ave está paralitica como quer que a mesma suba para o comedouro para se alimentar,sejamos realistas e não do genero ir á missa de manhã e á tarde estão-se a matar por causa de um regato de àgua ou de uma estrema de terreno.
Já agora o que quer dizer com isso das minhas prioridades.
Viva a EUTANÁSIA.
Cumprimentos; Ferreira.
PeriquitoAzul
Membro
Registado: domingo out 23, 2005 6:13 pm

sábado jan 07, 2006 7:28 pm

Olá.

Boas tardes,abater não isso não sou capas,se eu crio aves é porque adoro aves.
E ele come do chão, e a água ele trepa pelas grades com o bico,para mim ele ainda tem mais valor que os outros,pk é um lutador ele nao desiste,ja nasceu a lutar pela vida.
Eu irei é metelo numa gaiola á parte,dar-lhe umas vitaminas,e bastante calcio.
Eu luto pela saude das minhas aves até ao ultimo suspiro delas,tenho um viveiro com aquecimento e iluminação de relógio e aquecimento de termostato,para nao sentirem seker o inverno.

Enfim,nao lhe falta nada.

Obrigado pelas openioes.
Lady_girl
Membro Veterano

sábado jan 07, 2006 10:34 pm

Bem...acho que se o senhor tiver um acidente e partir a coluna cervical...deve ser mandado abater (ou Eutanasiado - é uma palavra mais "soft"). Todos os seres vivos devem ter a oportunidade de mostrar que querem viver...

Além disso só há uma pessoa que pode dizer se o melhor caminho é ou não a eutanásia...é o veterinário.

A eutanásia deve ser, como já disse, a última escolha...depois de se ter tentado tudo...

Aliás...o membro 'periquitoazul' apenas expôs uma situação. ele não pode afirmar uma coisa com base apenas na observação. Levá-lo ao veterinário é a melhor situação.

Paralisia implica que os nervos não cheguem às patas, e assim não hajam estímulos neuromusculares que as façam mover... se ele trepa as grades não deve ser bem assim...

O valor da vida é mto grande...por isso deve ser preservado...´
Nós não solucionamos os problemas fugindo deles... A eutanásia é fugir aos problemas...e nesta situação...eu nem sequer vejo onde está o problema...o periquito está vivo...desloca-se...come...bebe...socializa...
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado jan 07, 2006 11:05 pm

Depois de ler estes dois comentários, pouco mais se pode dizer.

Lady_girl Escreveu: Se eu tiver um filho que nasça com um problema de ossos...ou nasça prematuro...de certeza que não vou pensar em o abater...
Lady_girl Escreveu: Bem...acho que se o senhor tiver um acidente e partir a coluna cervical...deve ser mandado abater

Lady_girl... a eutanásia é FELIZMENTE, a melhor forma de demonstrar o respeito e amor que temos pelos nossos animais (pena que o mesmo não se passe em relação aos humanos) pois, se para uma ave, estar dentro de uma gaiola, mesmo sendo criada em cativeiro, é algo de pouco agradável... ver-se privada de voar, caminhar ou movimentar-se livremente, é algo de muito frustante.

Você pode não concordar com isto, está no seu direito... mas nada lhe dá o direito de falar de coisas que desconhece, dando exemplos ridiculos e abordando situações que em nada se podem comparar com a situação actual.

Faz-lhe falta certamente uma visita por algumas instituições onde poderia conhecer algumas pessoas que clamam pela eutanásia e talvez começasse a ter a noção da diferença que separa... VIVER de VEGETAR.
Lady_girl
Membro Veterano

domingo jan 08, 2006 11:09 am

... a eutanásia é FELIZMENTE, a melhor forma de demonstrar o respeito e amor que temos pelos nossos animais (pena que o mesmo não se passe em relação aos humanos) pois, se para uma ave, estar dentro de uma gaiola, mesmo sendo criada em cativeiro, é algo de pouco agradável... ver-se privada de voar, caminhar ou movimentar-se livremente, é algo de muito frustante.

Você pode não concordar com isto, está no seu direito... mas nada lhe dá o direito de falar de coisas que desconhece, dando exemplos ridiculos e abordando situações que em nada se podem comparar com a situação actual.

Faz-lhe falta certamente uma visita por algumas instituições onde poderia conhecer algumas pessoas que clamam pela eutanásia e talvez começasse a ter a noção da diferença que separa... VIVER de VEGETAR.
A questão que eu estou aqui a defender é mesmo essa...

Eu não estou a defeder a Não-Eutanásia...de modo algum...aliás sou uma grande defensora...acredite...mas apenas quando falamos em Viver e Vegetar ou quando se verifica que a qualidade de vida está deveras degradada...o não me parece que seja o caso...
outra questão que estou a defender...é que a única pessoa que pode dizer a primeira palavra acerca da eutanásia é o veterinário...

apenas não concordo com a maneira como o Sr Ferreira abordou a situação...com base nas palavras de um forista, dizer imadiatamente que abatia o animal...não achei correcta...

Eu já assenti o abate de dois gatos e de um cão...todos tinham tumores já numa fase de evolução irreversível.
como disse, sou defensora da eutanásia, mas neste caso...sem sequer ter avido uma mínima observação do caso...não acho correcta.

Todos têem o direito de querer ou não viver...o periquito não me parece que esteja com grandes problemas...não sei...mas é o que me parece...
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

domingo jan 08, 2006 1:53 pm

Lady_girl

Eu compreendo perfeitamente que a resposta do Sr ferreira_vn possa "chocar" algumas pessoas, mas esta é a visão de quem cria aves há muitos anos e tem a noção daquilo que essas mesmas aves sofrem quando sujeitas a situações como a que foi apresentada.

Também concordo consigo quando diz que:
...o periquito não me parece que esteja com grandes problemas...não sei...mas é o que me parece...
Mas aqui a culpa não é do Sr ferreira_vn, mas sim de quem colocou o post, que antes de o colocar, deveria ter consultado quem de direito, um veterinário, antes de vir a um fórum colocar esta questão, pois neste local, nós não sabemos quem está do outro lado, nem sequer o tipo de conselhos que iremos receber, que podem até ser os melhores, mas também podem ser os mais absurdos possiveis.

Sinceramente, a mim parece-me, que as pessoas olham as aves como seres "menores", compram-nas, acham muito bonito fazer criação, mas só se preocupam em conhecê-las depois de as adquirirem, quando deveria ser exactamente ao contrário.

Ter uma ave em casa não é o mesmo que fazer criação, pois a criação exige conhecimentos que permitam proporcionar às aves uma qualidade de vida que qualquer ser vivo merece.

Conheço algumas pessoas que se dedicaram a criar aves sem sequer ter o minimo conhecimento do que estavam a fazer e das necessidades dessas mesmas aves, mais tarde surgiram os problemas devido a alimentação deficiente, falta de calcio, falta ou excesso de vitaminas, etc etc etc,... depois, essas mesmas pessoas, quando confrontadas com aves deficientes, autênticas aberrações, ainda ficam chocadas quando se lhes apresenta a eutanásia como solução para o problema.

Espero que compreenda que não estou de forma alguma contra a sua opinião, embora continue a não concordar com os exemplos que deu, mas acredite que, se o Sr ferreira_vn lhe pareceu insensivel, para mim a maior insensibilidade está em quem, seja com uma ave, um cão ou um gato ou qualquer outro animal, vem à net colocar questões relacionadas com saude, nomeadamente casos graves, na expectativa de encontrar um veterinário "on line".... por vezes corre-se o risco de encontrar "sapateiros" ;)
Responder

Voltar para “Aves”