Periquito em risco de vida

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Tiago_2
Registado: quarta jan 11, 2006 3:40 pm

quarta jan 11, 2006 7:48 pm

Boas tardes,

Tenho neste momento um periquito com sensivelmente 5 semanas, até esta manhã ele estava ainda dentro do ninho, onde eu e o -"pai" lhes dávamos comida.
Fisicamente ele ainda não tem toda a penugem e até hoje de manhã, ele perdeu o bico violentamente, já que o ninho por dentro estava completamente salpicado de sangue, isto deveu-se penso eu, porque a "avó" queria entrar no ninho para poder voltar a pôr ovos.
Tirei-o do ninho e coloquei-o no chão dentro de um tuperware sem tampa , com algodão, comida e água. O "pai" ajuda-o na alimentação, assim como os "tios" que também o picam quando estão a alimentá-lo.

Tenho a gaiola de grandes dimensões no quintal onde faz muito frio, não queria comprar um ninho para o colocar já que estou com medo que a "avó" e a mãe possam querer lá entrar para voltar a porem ovos.

Gostaria que me pudessem sugerir medidas para ajudar este periquito.

PS: Peço desculpa pelo "longo testamento".
Obrigado, cumprimentos.
jenho
Membro Júnior
Registado: domingo mar 28, 2004 5:45 pm

quarta jan 11, 2006 9:06 pm

Boa noite!
Bem, o que te vou dar não é bem uma resposta ao que perguntas, é mais um apoio moral, visto que a situação não parece nada boa...
Bem, é muito vulgar os periquitos novos serem atacados por os mais velhos. Não tens uma gaiola pequena em que possas por um ninho com esse periquito mais novo la dentro e o pai na gaiola para o alimentar, pelo menos durante uns tempos, ate ele crescer mais um pouco?
É que, estando assim fragilizado, se o poseres de volta no ninho com os outros na gaiola, o mais provavel é que o voltem a atacar, pois devem querer o ninho para eles, e bo taparower, n deve durar muito... Ou entao, arranja ninhos que cheguem para todos os casais, pode ser que assim ja o deixem em paz.
As melhoras para o periquito e vai dando noticias ;)
Tiago_2
Registado: quarta jan 11, 2006 3:40 pm

sexta jan 20, 2006 7:30 pm

Boa tarde,

Obrigado pelo conselho e já agora pela preocupação.

Desde que coloquei o periquito pequeno com o pai numa gaiola à parte, o periquito tem melhorado de dia para dia. Ainda não tem todas as penas, principalmente no "papo", mas acredito que irão nascer.
Quanto ao bico, dá-me a sensação de já estar a começar a crescer.
Será que irá crescer e ficar normal?

Mais uma vez obrigado.
jenho
Membro Júnior
Registado: domingo mar 28, 2004 5:45 pm

sexta jan 20, 2006 9:43 pm

Ainda bem que melhorou!
Benm em principio, o bico ira crescer, mas se ficara normal ou nao, so com o tempo é que poderas ver, mas talvez fique.
Vai dando noticias sobre o passarinho.
Abraço :)
Responder

Voltar para “Aves”