Pavor aos dedos?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
carloskillas
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2005 12:58 am

terça fev 07, 2006 5:59 pm

Boas!
O meu papagaio apesar de subir para a mão com facilidade,parece que tem um pavor aos meus dedos,não permitindo festas e se tento aproximar o dedo dele começa logo a ameaçar e dá me uma valente bicada,será de os usar(apertar-lhe o bico ou dar-lhe palmada no mesmo)quando quero castiga-lo de forma que ele entenda que não deve morder?É que é sempre a mesma coisa ele sem motivo morde,eu castigo-o,ele riposta,eu castigo-o outra vez e ele começa a entrar em histeria aos berros,pescoço todo levantado,penas eriçadas,e eu quando chega a este ponto paro e meto-o na gaiola,passado um bocado parece que se esquece e já está a chamar-me,querendo vir para a mão.
Não sei o que fazer,acho que deve ter pavor a festas ou aos meus dedos,mas se tem pavor aos dedos porque sobe para eles?

Abraços
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta fev 10, 2006 11:02 am

Não será pavor a dedos, mas sim entender que estes podem ser uma ameaça. Com o meu Ring Neck criado à mão passa-se exactamente o mesmo se eu o fôr buscar com os dedos esticados em direcção a ele ele pica (se não tirar os dedos acaba por ver que não tem mal e fica a brincar com as unhas) se o fôr buscar com a mão fechada ou só mesmo os dedos encolhidos sobe directamente.

Também reage de igual estica-se, berra e incha as penas da cabeça, na minha opinião é mesmo só uma forma de eles se protegerem, pensando que os dedos são algo perigoso para eles.

E não é por lhe bater com os dedos no bico porque eu não faço isso e o meu reage de igual forma, prefiro elevar-lhe a voz a provoca-lo com os dedos e ele entende. Por ex: ele foge pelo chão para ir à gaiola do canário e basta chamar o nome dele com um tom elevado que ele vai logo para a gaiola dele.

Penso que o truque é encolher um pouco os dedos quando o fôr buscar e quando o fôr tirar do ombro e deixar de lhe bater no bico ou puxar-lhe o bico.

Nota: esta é só a minha opinião pela minha experiência, contudo não sou nenhuma experte na matéria ;) podem existir opiniões diferentes
Responder

Voltar para “Aves”