Arara, macho ou fêmea?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

domingo mar 12, 2006 7:48 pm

Olá a todos,

A namorada do meu pai tem uma arara cloropthera com mais ou menos uns 6 anos, está num poleiro, e de vez em quando vem, pelo chão, meter conversa connosco. Fala que se farta! Ultimamente, ao fim de meia dúzia de vezes que lá fui, deixa-me fazer festas no corpo todo, vem-me chamar, e esfrega-se por debaixo dos meus pés (com ténis calçados, claro!), como se estivesse a pedir (ao meu pé) para subir-lhe às costas dela, fui sempre tratado como macho, mas parece ser fêmea, será? Sou a única pessoa que ele deixa tocar-lhe e sempre que eu quero, nem mesmo a dona e o meu pai, ele deixa, só muito, muito raramente. Apaixonou-se por mim! :D
Adorava ter um papagaio cinzento para ter uma companhia tal como a arara, mas esta em minha casa não dá!
Enfim, acham que é macho ou fêmea? E já agora, que espécie de brinquedos lhe posso dar? (que durem algum tempo) ex: um cabo de vassoura para ele roer, só dura 30 minutos!
loriquito
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

domingo mar 12, 2006 10:11 pm

Patricia , pelo comportamento é impossivel saber se a arara é macho ou fêmea ...realmente têm tendencia a "apaixonar-se" por uma pessoa , mas isso e o comportamento nada tem a ver com o sexo ...a única maneira de saberem o sexo é atraves de sexagem que pode ser por endoscopia ou por ADn através de uma pena ...não é caro e já há muitos laboratórios a fazer isso...quanto aos brinquedos para uma arara um pau de vassoura é mesmo bom porque elas precisam de roer muito.. :D
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

segunda mar 13, 2006 12:05 pm

Ok! Bem, ele também gosta de roer um tijolo, por causa da argila, desfaz akilo num instante! O miolo do pão faz-lhe mal? Ele adora! Quando quer, pergunta: Ker pão? Ker? Aliás ele conversa mesmo connosco, diz a frase certa, na altura certa, para a situação certa. Um dia, ao passear no chão, passou pelo espelho.... começou a fazer a côrte ao reflexo dele, e perguntava coisas e a seguir respondia, foi de partir o côco a rir! E não pode ver ninguém com um lenço à frente do nariz, começa logo: Atchim! (ao mesmo tempo que leva uma pata à frente do bico), e também manda calar o pessoal: Chiuuu! (com o mesmo dedinho da pata à frente do bico, tal como nós!). E uma coisa engraçada, geralmente os animais têm medo do fogo, instinto, mas este não! Adora estar "quase" enfiado na lareira! (pior é quando se vira a 180º e o rabo passa mesmo pelas brasas!!!)
Aos cães (não desfazendo, que os adoro também!) dizem que só lhes falta falar, este não lhe falta nada!! :D
luix_ferreira
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta mar 17, 2006 9:43 pm

segunda mar 20, 2006 3:02 pm

gostei muito da arara...nunca a vi mas pelo k dizes parece ser divertida
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 5:56 pm

tão louca!! se poderes mete umas fotos dela :D
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda mar 20, 2006 11:06 pm

Como diz aqui um amigo, a unica maneira de saber se é macho ou fêmea é atravez da sexagem por endoscopia ( que é sempre uma operação com alguns riscos) mas mais modernamente faz-se pelo ADN.
As que tenho visto fazer, é atravez de uma gota de sangue retirada de uma unha de um dos dedos, cortada com um simples corta-unhas, por pessoal do laboratorio onde a análise é efectuada.
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

quarta mar 22, 2006 3:44 pm

Não tenho fotos dele, quando tiver eu coloco-as aqui, é tãããão lindo!
Agora ando a ensinar-lhe a dizer Benfica! Eu pergunto: Quem é o maior? É o Benfica!! É para fazer juz às penas que tem! Diz adeus, e abana a asa como nós fazemos com a mão, e ri às gargalhadas, quando faz asneiras, mandamos vir com ele, tipo: Mau, mau, queres ver? Olha a vassoura (tem medo), então ele fica quietinho e assim que viramos as costas, ele começa a gozar: Vê lá, vê lá, queres ver, mau, mau... Hãm! :D Ah! E também têm dois cães pequenos, o Fiji, e o Guci, então nós dizemos: Thaiti, chama o Guci. E ele vai e começa: Fiji, Guci... au,au,au! Sempre k vê alguém com um tele na mão: Touu..., siim! É mesmo único, akele Thaiti! ;) :D No natal, andavam os putos a comer chupas... démos-lhe um para ver o que ele fazia..... Agarrou nele, com a bolinha virada para cima, a chuchar no chupa que nem um bébé!! (depois largou, não deve ser muito guloso!) E também manda beijinhos (som) e dança, e pede para dançarem com ele (abana-se mesmo de um lado para o outro, ao mesmo tempo que canta, lá, lá, lá, lá)
Só tem um problema, que já não é problema, é feitio, estrilhaça as penas de uma das asas com o bico, enfim... ;)
Responder

Voltar para “Aves”