Pombo Correio- Ajuda!!!!!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quarta jan 15, 2003 6:46 pm

Boa tarde,
Hoje ía eu a caminho de uma «petshop» com a intenção de adquirir mais uma ave quando me cruzei com um pombo correio.
Vi que ele não voava e andava mal por isso peguei nele e levei-o para a minha casa.
Quando cheguei a casa solteio no viveiro onde tinha as minhas pombas de coleira, pois elas agora estavam em outro viveiro.
Ele está muito magro (pois está com os ossos muito salientes (externo/ quilha), ele torce as patas enquanto anda (pouco tempo consegue andar correctamente) e não voa.
Dei-lhe sementes para rolas mas amanhã vou comprar para pombos e dei-lhe água fresca.
Se o soltar tenho medo que os meus gatos ou uma coruja das torres que por aquí anda o mate.
Ou então pode-se juntar a um bando de pombos normais.
Aqui ao pé de mim existe uma associação columbófilia.
Ele tem anilha, ele nasceu em Portugal e é de 2002 pelo que diz na anilha.
Eu tenho conhecimento suficiente e até demais para cuidar dele correctamente.
A minha pergunta é fico com ele ou dou-lhe liberdade?
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

quarta jan 15, 2003 10:11 pm

esse pombo não tinha que morrer teve a sorte de encontrar uma boa alma. :lol:
penso que não o deves soltar porque ele não deve estar capaz de se safar sozinho, deve estar perdido,desorientado ou na pior das hipóteses estar doente mas com atenção e carinho pode ser que o salves. :D
nem sempre a liberdade é um bem precioso sobretudo se está debilitado a natureza é demasido impiedosa com os fracos. :o
fica,com a avezinha
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

quinta jan 16, 2003 7:55 am

- Bom dia:

- Acho que o procedimento mais correcto, será tentares contactar uma associação ou clube de columbofilia da tua àrea e expor-lhes o caso, ( consulta nas páginas amarelas) . Para o efeito deves dar-lhes o nº da anilha, e se além dessa ele possui outra, porque geralmente quando os pombos estão em competição além da anilha de identificação, trazem uma anilha de concurso.

-Tenho a certeza que além de te agradeçerem, os membros dessa assoçiação de darão dados precisos para lidares com o caso.

- Sociedade colmbófila invicta: Telf.225026389
- Sociedade colombófila do Porto : Telf. 228315801

-Estas são associações do Porto, se não for essa a tua área de residência, procuras nas Páginas Amarelas em Colombofilia. Telefona-lhes de preferência a partir das 20:00
pjl_v
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 5:02 pm

quinta jan 16, 2003 7:32 pm

Caro Alexandre,

Em primeiro lugar, partilho completamente a atitude descrita pelo Alfena.
Tratando-se de um pombo correio anilhado de 2002, ainda não participou em concursos (que só terão inícios agora em Fevereiro); pelo que o mais certo é ter-se "perdido" da colónia :o
Assim, entendo que a atitude correcta é devolvê-lo ao seu proprietário (através da anilha, e contactando qualquer associação columbófila, consegues lá chegar) e vais ver como o seu dono ficará contentíssimo ;)
Como ajuda, deixo-te os contactos da Federação Portuguesa de Columbofilia (que é a instituição que disponibiliza todas as anilhas às Associações distritais):
Morada: Apattado 39, 3001-968 Coimbra
Telf. 239 853 100
Fax: 239 853 105
e-mail: [email protected]
(tem horário de atendimento diurno)

Boa sorte e faz uma boa acção... :D

Jorge

p.s. "bibicat", não devemos ficar com o que não é nosso (imagina que um dos teus animaizinhos se perdia (de certo gostarias que alguém to devolvesse, não :?: )... por muito que gostemos de animais, devemos ter algumas regras de conducta e bom senso :!:
pjl_v
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 5:02 pm

quinta jan 16, 2003 7:32 pm

Caro Alexandre,

Em primeiro lugar, partilho completamente a atitude descrita pelo Alfena.
Tratando-se de um pombo correio anilhado de 2002, ainda não participou em concursos (que só terão inícios agora em Fevereiro); pelo que o mais certo é ter-se "perdido" da colónia :o
Assim, entendo que a atitude correcta é devolvê-lo ao seu proprietário (através da anilha, e contactando qualquer associação columbófila, consegues lá chegar) e vais ver como o seu dono ficará contentíssimo ;)
Como ajuda, deixo-te os contactos da Federação Portuguesa de Columbofilia (que é a instituição que disponibiliza todas as anilhas às Associações distritais):
Morada: Apattado 39, 3001-968 Coimbra
Telf. 239 853 100
Fax: 239 853 105
e-mail: [email protected]
(tem horário de atendimento diurno)

Boa sorte e faz uma boa acção... :D

Jorge

p.s. "bibicat", não devemos ficar com o que não é nosso (imagina que um dos teus animaizinhos se perdia (de certo gostarias que alguém to devolvesse, não :?: )... por muito que gostemos de animais, devemos ter algumas regras de conducta e bom senso :!:
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

quinta jan 16, 2003 8:45 pm

DESCULPEM :oops: NÃO SABIA QUE O POMBO TINHA ANILHA. :o
No texto inicial issi não era claro. É evidente que não se trata de ma moral , P ensei que era uma ave estraviada e assim seria bom o nosso amigo tê-la encontrado. Quando ele refere que não sabe se deve dicar com ela é certamente porque não a poderia devolver PENSEI EU CLARO. :( Mas afinal nem tudo o que parece é e eu meti o pé na poça :(
CLARO QUE ACHO QUE OS ANIMAIS DEVEM SER DEVOLVIDOS AOS DONOS :o MAS TAMBÉM VER SE O DONO ESTÁ INTERESSADO NA DEVOLUÇÃOP DO ANIMAL!!!!!!!!!!!!!! não ???????? :o
Responder

Voltar para “Aves”