pia baixinho...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo mar 26, 2006 10:55 pm

Oi.

Até à uma semana tive os meus piris o telheiro, tapadinhos por causa do frio. Agora, para evitar a malfadada "gripe" porque os pardais andam muito por aqui, estão cá dentro. São um casal verdinho, muito bonito. Andam um bocadinho às turras, mas depois andam a limpar-se :p

Agora tenho reparado que o macho, já tens uns anitos, não sei bem quantos, anda a piar "esquesito" tipo canária :o e às vezes parece que tem dificuldade em respirar, pois parece que quer regurgitar comida e pia, não se me faço entender :oops:

será de ter mudado de "clima" ou da idade?

Outra coisa, puz o ninho ontem, no chão, pois tive uma má esperiência com ninhos exteriores, e assim posso "espreitar" :p eles não se mostraram muito interessados nele. Tenho de lhes dar algumas "vitaminas" ou ainda não é altura? Como agora estão quentinhos :p
sportinguista
Membro Veterano

domingo mar 26, 2006 10:56 pm

só mais uma coisinha acerca do ninho: tenho de por lá alguma coisa, ou não é preciso? :p
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

segunda mar 27, 2006 11:07 am

Bom dia.
Á distancia é um pouco arriscado estar-se a opinar o que de facto tem o seu periquito diga-me, por acaso não está num sitio onde apanhe correntes de ar, nem que seja por pouco tempo?
O local onde está, o ar não é contaminado por fumos em especial o do tabaco e de desodorizantes para de simular os mesmos?

Cumprimentos, Ferreira
sportinguista
Membro Veterano

segunda mar 27, 2006 2:43 pm

Oi.

Eles correntes de ar, mesmo estando na rua, acho que nunca apanharam... só se foi no sábado quando estiveram "fora do sítio" e acho que apanharam "ar" :oops: mas tenho quase a certeza de que ele já estava assim antes :?
quanto a fumos, houve dois dias, ainda eles estavam na rua, que houve muito fumo de uma queimada, terá sido isso? Como estão no meu quarto não apanham fumo do pouco tabaco da minha mãe (é proibido fumar no meu quarto, porque sempre tive animais cá e detesto o pivete que fica :p )

Eu reparo que ele pia assim quando não ouve os pardais, porque quando os houve põe-se logo todo lampreiro a cantar 8) ele sempre foi um bocadinho esqusito: "apaixonou-se" por um canário, um piri macho, um espelho e uma mola :o :lol: :lol: fazia grandes serenatas e agora anda à bulha com a fêmea :roll:

Quanto ao ninho,é preciso por alguma coisa? ainda não os vi minimamnete interessados... nem curiosidade :p
hdosul
Registado: segunda mar 27, 2006 1:06 pm

segunda mar 27, 2006 2:59 pm

Em relação a possivel doença do teu periquito apenas confirmo que o devias levar ao vet. Em relação ao ninho, desde que seja um ninho para periquitos (de madeira com um fundo concavo) nao precisa de mais nada. Boa sorte e melhoras para o tu periquito.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda mar 27, 2006 10:39 pm

E logo um sportinguista......rrsssss.
Pois é amigo, pelo que nos diz o seu periquito esta doente e assim à distancia é dificil dizer o que se passa.
Regurgita a comida, tem dificuldade em respirar, pia..........se fosse um cánario diria que tem àcaros na traqueia; já tive tb periquitos mas nunca tive problemas desses e nem sei que diga.
De qualquer forma, aqui vai um palpite ( se não resolver o problema tb não lhe vai fazer mal). Compre uma embalagem de insecticida em pó com 3 a 4% de piretro ( uso o Caniaves há mais de 30 anos mas a EX e outras marcas tb tem produtos similares) e borrife-lhe a parte de baixo das asas com o pó; mesmo que polvilhe o resto do corpo não há problemas.
Se forem ácaros da traqueia, no dia seguinte deve ter já melhoras visiveis; repita ao fim de uma semana.
Mas se um deles tem, o outro ou outros tb tem e terá que desinfectar todos individualmente e tb as gaiolas e todos os recipientes.
sportinguista
Membro Veterano

terça mar 28, 2006 6:52 pm

sou umA sportinguista ;) :D :D

Obrigada pelas dicas. Vou passar na loja amanhã e desinfecto os dois (são um casalinho verde, como não podia deixar de ser :p )
Responder

Voltar para “Aves”