Morte de crias de canario

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pintassilgo
Membro Júnior
Registado: domingo jan 09, 2005 6:19 pm

domingo abr 09, 2006 7:59 pm

-Boa noite,tenho um casal de canarios em que macho é vermelho e a femea mosaico vermelha,nasceram 4 filhotes ,mas ao 5º dia já morreram 3 e o quarto está muito fraquinho.Porque será? Comecei por lhe dar a papa vermelha logo a nascença como me diseram,estou com medo que seja disso.Por favor ajudem-me,será que haverá algum tratamento que eu deva fazer as aves antes da criação,não gostava que me acontecesse o mesmo na proxima postura.

obrigado
zang
Membro
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

domingo abr 09, 2006 8:32 pm

Não deve ser. Deve ser das salmonelas. Devias ministrar-lhe fp2020 é provavel que resolva.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

segunda abr 10, 2006 8:51 am

Todos os anos uma grande quantidade de filhotes morrem durante os dez primeiros dias de vida.

DIAGNÓSTICO:
Colibacilose, Salmonelose, Micose.

Estas bactérias são a causa de inúmeras perdas todas as temporadas, com subsequentes desconforto e impotência do criador.

Se mandasse-mos investigar as causas, seriamos informados que quase sempre a bactéria Coli ou Salmonela é a causadora da morte, pois vivem constantemente com os pássaros, mesmo que esses as controlem com suas defesas.

in:
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

segunda abr 10, 2006 2:11 pm

Boa tarde.
Em acrescento ao que já foi dito, mais uma vez peço a quem tem problemas na criação de aves, isto no basico, que leiam os topicos dos outros para não se estar sempre a repetir o mesmo, porque chega a um certo tempo cança estar-se sempre a dizer o mesmo.
Principio basico para todas as aves em criação.
1º juntar o casal e ver reacções.
2º meter ninhos e materias para a construção do mesmo se necessitarem.
3º quando o casal começar a fazer ninho, portanto mais ou menos 5 dias antes de pôr o primeiro ovo, dar-lhes qualquer produto para combater as SALMONELAS,COLIBASILOSIS, COSIDIOSIS ( ex. FP-20-20 da avZoon, SERIDONE da LATAC, entre outros, basta pedir nas lojas de animais ) cumprir com a prescrição que vem em folheto próprio.
4º Dar COMPLEXO-B para desanuviar o figado após o tratamento para as salmonelas e afins.
5º Repetir tudo quando começarem nova postura.
6º Fazer o mesmo tratamento quando as crias forem separadas dos pais.

Cumprimentos ,Ferreira
Pinguinha
Registado: terça jun 29, 2004 7:51 pm

domingo abr 16, 2006 9:38 pm

Já reparaste se não tens piolhos nos ninhos ????
Cavaleiro_Negro
Membro Júnior
Registado: quarta dez 03, 2003 11:30 am

quarta abr 19, 2006 9:13 am

As aves tão a ser bem alimentadas? Papa Vermelha? E a papa de ovo?
ferreira_vn
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 2:19 pm

Boa tarde.
Estava para não dizer mais nada em relação á morte dos canários uma vez que já tinha sido explicado, mas uma vez que a seguir vêm a desinformar, sou obrigado a escrever.
Para o sr./sra. Pinginha, por acaso sabe quais os sintomas devido ao piolho, nomeadamente o vermelho?
De serteza que não, se a gaiola ou viveiro estivesse contaminado com tal parasita nem tão pouco a fêmea punha os ovos no ninho, é uma aflição ver qualquer passaro atacado, alem de ficarem apáticos depois se serem sugados, antes é catagens e pulos por todos os lados chegando mesmo a ferirem-se contra as grades das gaiolas, livrem-se de terem alguma vez tal parasita, só mais um detalhe, só atacam de noite por esse motivo é que não se vêm.

Quanto ao Cavaleiro Negro.
Ignorância das ignorâscias, a papa vermelha é nada mais nada menos do que papa normal com corantes.
Por tal facto, de cada vez que aqui vierem explicar o pedido seja de quem for, se não souberem val mais estarem calados e esperarem que alguém conhcedor o explique.

Cumprimentos, Ferreira
Ignorância das ignorâncias
Cavaleiro_Negro
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 1:40 pm

:evil:
Talvez devesse aprender a conter-se!
Não querendo entrar em discussões, pois não acho k valha a pena, pois nem sequer sei com quem estou a falar!
Diga-me uma coisa já que é tão entendido, como sabe exactamente a constituição da papa vermelha viu fazê-la???Fá-la! Não sei de que papa está a falar, mas na nosa espécie "Humanos", os adultos podem comer leitão e os bebés não? Talvez por se adicionar um corante vermelho se esqueçam de adicionar outras coisas que são adicionadas nas papas de c ria e essenciais, mas claro falo eu como ignorante!
Aprenda a respeitar os outros e ignorância não é não saber é saber e não partilhar! Passe bem!
Cavaleiro_Negro
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 1:40 pm

:evil:
Talvez devesse aprender a conter-se!
Não querendo entrar em discussões, pois não acho k valha a pena, pois nem sequer sei com quem estou a falar!
Diga-me uma coisa já que é tão entendido, como sabe exactamente a constituição da papa vermelha viu fazê-la???Fá-la! Não sei de que papa está a falar, mas na nosa espécie "Humanos", os adultos podem comer leitão e os bebés não? Talvez por se adicionar um corante vermelho se esqueçam de adicionar outras coisas que são adicionadas nas papas de c ria e essenciais, mas claro falo eu como ignorante!
Aprenda a respeitar os outros e ignorância não é não saber é saber e não partilhar! Passe bem!
zang
Membro
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

quinta mai 04, 2006 9:26 pm

Bem, já vi que o companheiro Ferreira sabe muito de ornitologia, mas isso não lhe dá o direito de desrespeitar os que sabem menos.
Nós, humanos, também temos os nossos dias maus e o Sr. Ferreira teve-o hoje.
Até prova em contrário vou continuar a te-lo na minha consideração.
ferreira_vn
Membro Veterano

sexta mai 05, 2006 3:46 pm

Boa tarde Zang
Para mim o assunto estava encerrado, no entanto já que picou o enxame sou obrigado a responder.
Infelizmente tanto a geração dita rasca como a que veio a seguir é uma lástima,do genero, para mecherem um dedo têm que pedir autorização ao outro, ( tenho dois em casa) se não veja, são comodistas até dizer mais não, explica-se a mesma coisa dezenas de vezes, se o texto for comprido estão-se nas tintas, só leêm uma a duas palavras e mesmo essas não as compreendem, são egoistas, só se lembram de Santa Barbara quando faz trovôes, se por ventura lessem o tópico dos outros, não só para adquirirem conhecimento, mas ao mesmo tempo ficarem conhecedores, de como procederem em caso de lhes suceder o mesmo. Note, á muitos bons criadores que vêm aqui ao Fòrum mas não divulgam nada a ninguêm a não ser a miúdo, muitas das vezes espicaçados por mim. Devido á minha idade e o saber, sinto-me na obrigação de ensinar quem não saiba, agora não tolero quem não sabe e venha lançar ainda mais confusão a quem de facto precisa de ajuda.

Um abraço, Ferreira
Nuck
Membro Júnior
Registado: sábado nov 05, 2005 11:01 am

terça mai 09, 2006 12:29 pm

olá. boa tarde a todos.
Acho o membro ferreira já disse o essencial, mas julgo não ser desadequado dizer para juntar ás papas o promotor especial cria da avizoom, em minha opinião é um produto muito bom, ou algum outro de outra marca mas dentro da mesma composição eu sem pre usei esse, não sei se existem outros, mas é perguntar nas lojas da especialidade. Ajuda muito a fortalecer as crias nos primeiros dias de vida.
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

terça mai 09, 2006 6:32 pm

Boas tardes.
Muito se falou neste topico, ja vi referencias a antibioticos, corantes, mas em relaçao a alimentaçao ninguem fez referencia.
Eu nao sou criador de canarios mas sei que na altura de criaçao as aves precisam de alimentos com uma maior precentagem de humidade.
Por exemplo germinado, aveia remolhada, papa humida.
Primeiro devem-se analisar os factores nutricionais e so depois os factores patogenicos.
Como o pintassilgo diz que as aves sao canarios de cor, provavelmente veem de um criador mais ou menos experiente, o qual dava as suas aves uma alimentaçao mais rigorosa.
Uma mistura de sementes e papa muitas vezes nao bastam para criar canarios.
SE houver um criador de canarios que melhor explique os promenores de alimentaçao agradeço.
Agora tentando nao meter muita agua vou dar um resumo.
Em primeiro lugar antes da altura de criaçao deve-se começar a dar as aves para alem da mistura seca, mistura germinada ( nao é a mesma da mistura seca, E uma mistura propria ).
Deve se dar tambem aveia sem casca remolhada, gritt ou casca de ostra, e verdura.
Deve-se fazer um esquema de preparaçao para a criaçao, dando-lhes complexos vitaminicos desparasitantes,suplementos minerais entre outros.
Durante a criaçao pode -se usar dois tipos de papa, ou a papa humida ou a papa seca a qual deve ser humedecida.
Se depois deste esquema nao resultar entao devem-se procurar factores patogenicos tais como salmonelas, colibaciloses, fungos etc.
A quem adicione tabernil cria a agua nos primeiros dias de vida das crias como prevençao destes factores.
Os acaros podem causar elevada mortalidade, mas sao visiveis a olho nu e normalmente um insectisida em spray resolve.
Para ajudar as restantes crias pode adquirir papa de criaçao a mao e ir dando as crias 2 ou tres vezes ao dia, se a papa resultar o factor é nutricional e nao patogenico.

Com os melhores Cumprimentos Filipe
rjjm
Membro Júnior
Registado: terça jun 21, 2005 8:49 pm

terça mai 09, 2006 9:30 pm

Ola para todos

tenho andado afastado e não sabia que o forom estava *****
depois de tudo o que li não comento mas queria dizer 1 so coisa

não se esqueção que a criação comessa na muda
Responder

Voltar para “Aves”