Olá a todos,
Vim aqui ao fórum saber se me podem ajudar.
Tinha um casal de piriquitos. Tiveram 3 ovos dos quais (ainda só nasceram 2 passarinhos) entretanto, e sem saber a causa, encontrei o macho morto dentro do ninho.
Agora o que devo fazer? Arranjar outro macho? Deixar a femea com as crias? Que papel teria o macho no crescimento dos pequeninos?
Gostaria de saber as vossas opiniões, é a primeira vez que tenho aves a experiência ainda é pouca e os livros não dizem tudo.
Agradeço a vossa atenção.
Até à próxima,
Paula
Piriquitos orfãos!
Cara Paula...
Nunca podes juntar ja outro macho, pois para juntar outra ave tens que os manter em gaiolas separadas mas proximo uma da outra para se abituarem lentamente um ao outro, depois o novo macho talvez matasse os filhotes pois era o mais natural, tens que deixar a femea tentar tratar do assunto, se vires que ela nao da de comer aos filhotes, tenta tu mesma crialos a mao, alimentando-os de 2 em 2 horas dando um pouco de papa ( pericria para piriquito a venda nos supermercados) mistura num pouco de agua morna e com uma seringa da-lhes a papinha, tenta colocalos num local quente pois morrem de frio..........Boa sorte.....
Nunca podes juntar ja outro macho, pois para juntar outra ave tens que os manter em gaiolas separadas mas proximo uma da outra para se abituarem lentamente um ao outro, depois o novo macho talvez matasse os filhotes pois era o mais natural, tens que deixar a femea tentar tratar do assunto, se vires que ela nao da de comer aos filhotes, tenta tu mesma crialos a mao, alimentando-os de 2 em 2 horas dando um pouco de papa ( pericria para piriquito a venda nos supermercados) mistura num pouco de agua morna e com uma seringa da-lhes a papinha, tenta colocalos num local quente pois morrem de frio..........Boa sorte.....
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jan 13, 2002 6:06 pm
- Localização: 5 pirikitos( 1 deles é de companhia), 1 cão, 2 cavalos
Cara Paula, já me aconteceu uma coisa parecida, mas quando o pai das crais morreu já estas tinha penas para aquecerem. A mãe delas continuou a tratar delas o melhor que pode, e teriam todas sobrevivido, mas acho que sofreram de uma doença. Apenas uma sobreviveu. Mas , como já disse, não foi por falta de cuidados da mãe.
O problema é que, como só a mae os alimentava, estavam mais magros do que o habitual, mas se der uma ajudasinha à mãe, alimentando-os de vez em quando, talvez nem isso aconteça.
Boa sorte.
O problema é que, como só a mae os alimentava, estavam mais magros do que o habitual, mas se der uma ajudasinha à mãe, alimentando-os de vez em quando, talvez nem isso aconteça.

Boa sorte.