Como se chama?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

domingo abr 30, 2006 6:53 am

tenho um piriquito igual ao que está neste link, é o 3º piriquito a contar de cima para baixo.

http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... PT%26lr%3D

A minha dúvida é: Como se chama esta raça ou mutação?

deve ser mutação porqu n percebo mto disso. :D

cumprimentos,
periquito_joao
Membro Júnior
Registado: domingo jul 31, 2005 4:34 pm

domingo abr 30, 2006 2:53 pm

Imagem

Suponho que seja este...

... desconfio que seja um "malhado dominante", devido ás suas manchas.

... mas esperemos por outras respostas!

comprimentos
pedronunoribeiro
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 3:33 pm

é esse mesmo!

:D

este tipo de piriquitos é comum?
pedronunoribeiro
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 3:34 pm

é esse mesmo!

O meu macho é igaul a este e depois tenho uma fêmea lutina. De que cor vão sair os filhotes?
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

domingo abr 30, 2006 4:29 pm

A ave da foto é um malhado recessivo turqueza violeta ou cobalto, a foto não é clara.

Se uma ave destas for cruzada com uma femea lutina, e não havendo mais mutações envolvidas, dara:

Verdes
Verdes violetas (ou verdes escuros)

Pedro Ramalho
pedronunoribeiro
Membro Veterano

domingo abr 30, 2006 9:52 pm

não estou a duvidar de maneira alguma dakilo k disse mas, como é que podem sair piriquitos verdes/verdes escuros de um casal de "amarelos".

(eu n percebo mto de genética)

n leve a mal é só curiosidade. :D :D :D
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

domingo abr 30, 2006 10:46 pm

Simples, como o lutino é um ino da linha verde e o teu macho é da linha azul, é um turqueza(face amarela) que é recessivo em relação ao gene normal (verde), teremos que todas as crias serão da linha verde mas portadores de turqueza, por outro lado mesmo sendo o macho malhado, ele parece-me ser dos recessivos, pelo menos pelo olho que não apresenta iris (claro que se for dominante as coisas mudam de figura), portanto já que a fêmea é uma ina e não uma malhada, todas as crias serão portadoras de malhado, quanto á fêmea ser lutina, não é relevante, como o lutino é recessivo ligado ao sexo para obteres lutinos precisas SEMPRE de pelo menos um macho portador, só com a fêmea nunca vais lá, portanto se o macho for realmente um malhado recessivo e a fêmea realmente uma lutina, e nada mais estiver envolvido, terás apenas verdes

Uma chamada de atenção, como na maioria das vezes o criador não sabe o que tem, os resultados não são sempre o esperado, mas isso não é culpa da genética (coitada), se os dados iniciais estiverem errados é claro que as previsões estarão também erradas, por isso muitas das vezes temos que fazer alterações ao que sabemos do genotipo de uma dada ave, á medida que vão aparecendo crias com cores de que não estávamos á espera.

Pedro Ramalho
pedronunoribeiro
Membro Veterano

segunda mai 01, 2006 9:29 am

reparei numa coisa no piriquito macho, que me deixou muito confuso.
é o seguinte: Ele tem um dos olhos com íris e o outro olho não tem íris. :o

eu fiquei confuso ao ver isto.
Isto não deve ser normal.

Mas aquele macho já reproduziu várias vezes.
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

sexta mai 05, 2006 6:21 pm

Oi... acho normalíssimo isso da íris... eu ando completamente à nora para ver d q tipo d variante são os meus malhados dominantes, acho q devido a um cruzamento entre varias variantes foi lhes conferido características ambíguas q impede a distinção (dentro dos malhados dominantes australianos e continentais, e as sub classes de ambos)...

Eu tenho dois malhados dominantes machos sem relação de parentesco alguma, um deles é visualmente um malhado dominante australiano e deu 1 filho q me parecia um malhado recessivo por causa da assimetria das manchas e das malhas, por ter demorado mais tempo q o normal a ganhar a cor azul na cera (foi rosa durante montes de tempo)e a ganhar a íris branca, ele já tem uns 2 anos e mesmo assim a íris n é totalmente branca, é tipo uma sombra, e por ter o bico laranja e as patas cor de rosa (e tem uma das barbas branca e outra violeta);

Imagem[/img]

Imagem[/img]

O outro parecia m um malhado recessivo pq é quase todo branco, só tem um pouco de azul á volta do pescoço, umas malhas mal semeadas no topo das asas e n tem íris em nenhum dos olhos (fica tão giro, parece um et :P) e teve filhos malhados dominantes australianos com íris e sem nenhuma diferença a n ser as malhas assimétricas e a cauda azul escura característica dos malhados dominantes australianos
(agora é q estou a pensar :S, n coloquei a hipótese dele ser tb malhado recessivo...mas depois vejo isso)

Imagem[/img]

Mas n te admires dele ter íris só num olho, são pequenos "erros" q levam a coisas engraçadas
Por exemplo tive um albino q tinha uma malha negra numa das asas =)

Abraços,
Boa sorte na criação
Vasco Gonçalves

[/img]
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

sexta mai 05, 2006 6:24 pm

as imagens ficaram uma beca estranhas:p ..lol..
se carregarem no texto vao ter ás imagens (realmente n sei como fiz isso) :?
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sábado mai 06, 2006 2:57 am

Eu tambem tenho 1 macho com 1 olho com íris e outro olho sem íris :!: No entanto ele tem a cera bem azul e uma proporção mais acentuada de manchas do que partes claras sem manchas. Sendo assim é 1 malhado dominante! A cera dos recessivos nunca é azul, mas púrpura ou roseada.
No entanto acasalei-o com 1 fêmea malhada recessiva. Deram uma descendência com cores surpreendentes, desde albino, lutino amarelo claro, azul celeste e Azul de face e asas amarelas! :o
Budgerigarman
Membro

sábado mai 06, 2006 2:57 am

Eu tambem tenho 1 macho com 1 olho com íris e outro olho sem íris :!: No entanto ele tem a cera bem azul e uma proporção mais acentuada de manchas do que partes claras sem manchas. Sendo assim é 1 malhado dominante! A cera dos recessivos nunca é azul, mas púrpura ou roseada.
No entanto acasalei-o com 1 fêmea malhada recessiva. Deram uma descendência com cores surpreendentes, desde albino, lutino amarelo claro, azul celeste e Azul de face e asas amarelas! :o
Budgerigarman
Membro

sábado mai 06, 2006 2:59 am

Budgerigarman
Membro

sábado mai 06, 2006 3:01 am

Budgerigarman
Membro

sábado mai 06, 2006 3:02 am

Responder

Voltar para “Aves”