Anilha do Papagaio

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Vborges
Registado: terça abr 25, 2006 2:57 pm

terça abr 25, 2006 4:16 pm

Tenho um papagaio que tem uma anilha que diz PT501 8 232. Gostaria de saber que informaçoes posso tirar desta referencia??
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

quinta abr 27, 2006 6:33 pm

Boa tarde.
Sou criador nacional, portanto federado, não estou a ver esse código.
O normal é, composto por nºs e letras ou o inverso, do sócio, a seguir letras do país de anilhagem, a seguir o ano em que foi anilhado, a seguir o nº de série da anilha.
( exemplo um passaro anilhado por mim este ano AF-77 P 06 01 ).

Portanto AF-77 é o meu codigo pessoal que é reconhecido em qualquer parte do mundo, P Portugal 06 o ano que diz a anilha 01 numero de série da anilha.

Cumprimentos, Ferreira
Vborges

sexta abr 28, 2006 5:29 pm

Boa Tarde Ferreira,

Pelo que tenho pesquisado, esta anilha que está no meu papagaio PT501 8 232, sei que foi um papagaio importado directamente para Portugal (logo tem PT no inicio).... nos numeros seguintes ao PT só nao sei onde posso decifrar o ano e o mes da respectiva importação. Será janeiro de 2005 ou será maio de 2001??? (devido ao 501 ).

Abraço,

Valter
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta abr 28, 2006 10:40 pm

Como diz o amigo Ferreira, as inscrições que o seu papagaio tem não seguem o padrão internacional;são desconhecidas tb para mim.
Nunca criei papagaios, mas a regra para as inscrições contidas nas anilhas são universais, para as várias espécies.......eu sou o Criador AB 32 PT; isto permite que qualquer criador no mundo saiba quem foi o criador, e em que país. Além destas tem ainda o numero de serie e o ano.
Sugiro que fale com um importador; talvez os importadores tenham o seu próprio código pessoal para aves não anilhadas oficialmente.
Há no mercado anilhas não oficiais, fechadas, em aluminio, com o ano e um número de série, para várias espécies de aves; eu mesmo às vezes recorro a essas anilhas quando se acabam as oficiais e o número de aves ultrapassa o que tinha previsto (embora aves anilhadas com anilhas não oficiais não possam estar no mercado).
O seu papagaio pode ter sido anilhado com uma anilha não oficial por qualquer razão.
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

domingo abr 30, 2006 11:50 pm

Boas noites.
Se a ave é importada da selva, a anilha é aberta, o que significa que nao ha nenhuma forma de comprovar se o codigo cittes de facto corresponde a ave.
Como o valter diz a anilha corresponde a importaçao, eu nao lhe sei dar a informaçao que pretende saber, para isso deve contactar um importador ou o icn.
Ja agora pode verificar se debaixo da asa onde esta a anilha a ave tem uma marca negra. se tiver a ave foi sexada e a anilha muito provavelmente é pra indicar somente o sexo da ave.

Com os melhores cumprimentos Filipe
Vborges

terça mai 02, 2006 10:14 am

Obrigado,

De facto a anilha é aberta
Vou tentar saber mais informações e se alguém me poder ajudar mais agradeço

Cumprimentos,

Valter
Responder

Voltar para “Aves”