CLUBES E FEDERAÇÕES

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zecouves
Membro Veterano
Registado: domingo jan 02, 2005 7:23 pm

sexta jun 09, 2006 11:08 am

CLUBES
5 anos atrás para sócio do de um clube de ornitologia, na minha boa fé cheguei, levava as fotos para o cartão, paguei e andei. A quando da entrega do cartão como tinha duvidas na criação, alimentação, produtos a utilizar, perguntei se o clube tinha um director técnico ou um livros com pequenos conselhos, foi respondido que não nas duas perguntas que fiz. Ora esta é a primeira questão a ser levantada para que serve um clube de passarinheiros….No meu pouco entender (visto que nunca fiz parte de nenhuns corpos sociais) serve para pagar a quota, pedir as anilhas e ir se puder a sua exposição. Neste caso pago as quotas, volto a pagar as anilhas e tenho que pagar os pássaros na expo e é se quero participar, e nalguns casos pago o catalogo de exposição ou revistas (caso esse passado com o clube que eu ajudei a fundar. Aqui esta a segunda questão então pergunta-se para que serve os clubes se os sócios tem que pagar tudo, o que é que o clube dá ao sócio (nesse caso nem sequer os estatutos me foram dados). Como sou pessoa interessada continuei a verificar o andamento das coisas, pois recebi as anilhas e ai verifiquei que tinha um numero (esse era o de criador), era o Stam, o ano respectivo e numero de anilha o nome do Clube e de algo mais estranho, perguntei e disseram-me é da Federação. (Nessa altura era da FPO) muito bem, entretanto perguntei para que serve a Federação, serve para arranjar as anilhas organizar os Nacionais da passarada e cobrar dinheiro aos clubes.
Ora bem mais uma vez fiz a pergunta o que é que o criador ganha em troca da federação, resposta nada, pois tudo é pago pelo Criador, pois se que quizer ir ao Nacional, tenho que inscrever os passaritos, e deslocar-me as minhas custas a esse local.

Nessa altura havia uma grande guerra entre as Federações (FPO e FONP), a FPO era Rei e Senhor na Ornitologia Nacional, era os Juízes por um lado etc. eram as proibições das anilhas Fonp nos campeonatos Mundiais eram dois campeonatos (A FONP deve se lembrar disto?).

FEDERAÇÕES

Ora aqui esta um ponto de interesse pois existe no momento três Federações (FPO,FONP e FOCIP..) VOCES JÁ VIRAM SE NO FUTEBOL ASSIM FOSSE…….,
As duas primeiras formam a COM-P a Focip quer lá entrar! E pergunto para que três federações? Qual o interesse de tanta federação será que alguém me pode ajudar a desvendar o porque? Eu sou a favor de uma só Federação de um só Stam de criador nacional……nesse caso se não poder haver uma só Federação então que haja muitas Federações, de Clubes Porte, de Cor de Exóticos enfim uma carrada delas assim todos os criadores tinham a sua Federação era mais interessante, vários campeonatos nacionais e varias COM-P, neste caso com tantas Federações a COM-P existiria a COM-P de Porte, Cor e exóticos etc, assim todos ficavam contentes…ou então perante os Estatutos da COM-P todas as Federações com 1000 sócios tinha lá o seu lugar, e assim haveria só uma COM, será difícil isto…
OSilva
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 4:39 pm

sexta jun 09, 2006 2:57 pm

Se não és tu, Zecouves, esta malta anda enganada toda a vida, podias ter feito um requerimento para a AR e aquando da aprovação do tão falado SIMPLEX (Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa), podiam ter emitido mais duas medidas além das 333, passavam a 336 :o nomeadamente: 1ª Junçao das 3 federações numa só ( com a consequente eliminação de COM-P), 2ª eliminação de todos os clubes com menos de 1000 sócios!!
Passariamos a ter um STAM unico nacional atribuido de acordo com os registos de antiguidade e acabavam-se todas as conversas da treta relacionadas com isso...
Em relação ao primeiro ponto ( e comigo é assim: começo pelo fim!!) ainda se torna mais complicado....
Tiveste muita sorte quanto ao cartão, porque desde que me inscrevi num clube ainda não tive oportunidade de expor as minhas aves nem tive ainda direito ao cartão.... :lol: :lol:
Sabes perfeitamente que os gastos efectuados numa exposição não se resumem ao custo associado á manutenção das tuas aves durante a expo, além disso se não tivesses o clube terias que ir tu ( assim como todos os que quisessem expor...) arranjar o espaço, limpá-lo, organizar a expo, tratar das aves...etc! Coisa que se tiveres o clube só chegas entregas as aves e vais descansado á tua vida.
Zecouves diz: <<pois se que quizer ir ao Nacional, tenho que inscrever os passaritos, e deslocar-me as minhas custas a esse local. >>
que querias??? que te pagassem subsidio de deslocação e subsidio de refeição??? Também concordo.... :o :D :lol:
cumprimentos,
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta jun 09, 2006 6:45 pm

Pois é amigo, somos portugueses, adoramos complicar as coisas faceis; neste momento nem sei já quantas Federações temos.
Sabe, isto é um país onde cada um quer ter o seu poleiro, o seu canteiro ( já nem sequer é quinta ou horta, já se contentam com um canteirozito) , a rapaziada adora estar em bicos de pés, ser presidente de qualquer coisa, dar nas vistas nem que seja pela negativa.
Depois, este mundo da bicharada movimenta muita massa, há interesses instalados e o egoismo está acima de tudo; não sei se sabe, mas em Portugal gasta-se mais dinheiro em alimentos e artigos para animais de estimação do que a Guiné-Bissau tem de Orçamento de Estado? A maior parte dos senhores que mandam nas ditas Federações estão ligados ao comercio e industria do ramo, são grandes criadores, importadores, exportadores, para além de ligados a organismos internacionais, etc.
Quanto ao seu Clube..........mude, que quer que lhe diga? Os que eu conheço editam uma revista pelo menos, para os socios.
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

sexta jun 09, 2006 6:48 pm

Boa tarde.
Não vou pela questão dos cartões e ajudas, mas sim pelo prejuízo que estes Srs. estão a dar aos sócios só por causa do protagonismo, todos querem mandar, viajar pelo mundo inteiro á custa dos otários e os sócios é que se lixam, é o que presentemente se está a passar comigo e muitos outros criadores de aves, sou sócio de diversos clubs todos do sul, até á uns anos para concorrer em qualquer club só se fosse sócio ou convidado, bastava os passaros terem anilhas de um determinado club e fazer comprovativo através de cartão ou declaração onde adquiriu as anilhas, mais tarde lembraram-se de fazer as tais ditas federações, no entanto foi atribuido a todos os sócios dessas federações o respectivo codigo de criador nacional, pedia-se as anilhas cedo para quem é criador de exóticos e devido á borucracia cheguei a receber anilhas já no fim da criação, por tudo isto houve clubs do Sul que se revoltaram e fizeram outra federação, que para nós sócios é bem melhor do que as outras, pois as anilhas chegam a horas e o mais importante, muito mais baratas e enviadas á custa dos clubs o que não sucedia anteriormente, mas agora está lançada a guerra entre federações, eu como disse estou entre dois fogos sou sócio de diversos clubs e para azar meu uns pertencem a uma federação e outros a outra, ora como mando vir as anilhas pelo club que me faz mais barato e portanto de uma das federações, uma vez que não sou rico, quando inscrevo os passaros para uma exposição de um club mas de outra federação não são aceites embora sócio desse club por não terem anilhas autorizadas dessa federação
Responder

Voltar para “Aves”