Boa noite
Tenho um canario com 8 anos que começou com diarreia e rapidamente ficou apático, com as penas entufadas, muito dorminhoco, magro (apesar de comer) e esta noite já nao quer ficar no poleiro e esta no fundo da gaiola.
A quilha do peito ja se começa a evidenciar, mas ele não tem problemas respiratorios.
Sabado ja o levei ao veterinario e comecei a dar-lhe umas gotas de colina.
O veterinario também me recomendou um antibiótico, mas aos sábados as lojas que eu conheço e que poderiam, vender o antibiotico ou estavam fechadas ou então não o vendiam.
Hoje já vou comprar o antibiotico (Zooserine).
Mas alguem me pode dizer mais algumas coisas que eu possa fazer ao meu canario?
Ele sempre foi muito fragil, foi o mais pequenino da ninhada e tive de o por apenas com a mãe pois os outros canarios bicam-no todo. E a mãe não o deixa cobri-la (o que é bom pois eu não quero criar mais).
De momento ele está isolado, numa gaiola menor e mais acolhedora.
Eu nem me consigo ir deitar com medo que ele morra.
Havera mais alguma coisa que me aconselhem a fazer ou que me aconselhem a comprar para melhorar a saude dele?
Por ex, um probiotico, outro suplemento vitaminico, um antibiotico mais eficaz? Coloca-lo junto de uma fonte de calor, isola-lo do barulho dos outros?
Ele ainda não está naquela fase de ficar com o anus sujo de fezes, mas está tão apatico que estou preocupadissima.
Naturalmente que hoje o levo novamente ao veterinario, mas agradeço quaisquer sugestões.
Cumprimentos
Suri
Nota: eu alimento os meus canarios com mistura para canarios à qual adiciono sementes de aveia, trigo, cevada e centeio.
Têm sempre papa de cria à disposição e também um granulado feito de verduras (da marca Kiki).
Também têm barrilhas para debicar, mas não ligam nenhuma.
Têm bebedouros e banheiras em separado.
As gaiolas, bebedouros, poleiros e comedouros são limpos um vez por semana e desinfectadas com água a ferver.
Haverá alguma coisa que estou a fazer mal? Ou algo que deveria fazer e não estou a fazer?
Canario muito doente
Bom dia!
Como tratamento, o isolamento da ave num ambiente aquecido, em temperatura não muito variável, é sempre um auxiliar.
Fazes bem em dar o antibiótico (certamente o indicado pelo vet).
Retirar o granulado à base de verduras (frutas e verduras frescas tb), retirar tb as sementes negras, danto durante alguns dias apenas alpista.
E é esperar que tudo corra bem ... a ave tb já não é jovem...
Canary
Como tratamento, o isolamento da ave num ambiente aquecido, em temperatura não muito variável, é sempre um auxiliar.
Fazes bem em dar o antibiótico (certamente o indicado pelo vet).
Retirar o granulado à base de verduras (frutas e verduras frescas tb), retirar tb as sementes negras, danto durante alguns dias apenas alpista.
E é esperar que tudo corra bem ... a ave tb já não é jovem...
Canary
Canary, obrigada pelas dicas 
Ja lhe dei o antibiótico, que foi recomendado pelo vet.
Vou ver se compro alpista simples.
Posso deixar-lhe a papa amarela de cria?
Eu pensava que 8 anos num canario ainda era uma idade media pois os meus canarios têm vivido sempre para cima dos 12/13 anos.
Cumprimentos
Suri

Ja lhe dei o antibiótico, que foi recomendado pelo vet.
Vou ver se compro alpista simples.
Posso deixar-lhe a papa amarela de cria?
Eu pensava que 8 anos num canario ainda era uma idade media pois os meus canarios têm vivido sempre para cima dos 12/13 anos.
Cumprimentos
Suri