Pintassilgos Livres

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
hybrid
Membro
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm

quarta dez 15, 2004 6:18 pm

Hoje de manhã estava eu no meio do trânsito, em Lisboa, para ir para o trabalho, carrinho parado, nem para a frente nem para trás, é não é que num bocado de passeio sem calçada onde crescem algumas ervas daninhas, estvam dois belíssimos pintassilgos, alheios ao trânsito e tudo o mais, por momentos apeteceu que os carros da frente não andassem , foram segundos preciosos. :lol: :lol:

Digo-vos foi uma visão fenomenal, no meio do trânsito, dois belos passaritos. Acho que quem quer ter pintassilgos em casa se tivesse a sorte de ser presenteado como eu hoje fui, de certeza mudaria de ideias. ;) ;) ;)
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta dez 16, 2004 1:29 am

Eu tb gosto muito de os ver, a eles e aos pardalitas, que por aqui abundam. Gosto especialmente qd os vejo a tomar banhoca nas poças de água ou, melhor, qd se "refrescam" na areia, :lol: :lol: :lol:. ;) ;)
geologist
Membro Júnior
Registado: quarta jun 09, 2004 10:27 am

quarta jun 21, 2006 2:56 pm

Caramba, como te compreendo.

Em Porto Santo tive essa msma sensação com piriquitos... que bonitos eram eles a voar de palmeira em palmeira... há e haviam também alguns papagaios verdes que voavam livremente. Nem imaginam quanto aquilo era bonito.

Gostaria que quem tem esses belos pássaros presos em gaiolas pudesse ver quão bonitos eles são em liberdade, para depois lhes abrirem as portas e os soltarem!!!
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

quinta jun 22, 2006 3:21 pm

Melhor então, só eu!! De minha casa, vejo todos os dias, dezenas de pintassilgos, rolas pardais, melros, e uns cinza azulado clarinhos que não sei o que são, acordo, com eles, passo o dia com eles, e só de noite é que se calam! Melros e pintassilgos, é aos montes!!!
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta jun 22, 2006 3:53 pm

geologist Escreveu: Caramba, como te compreendo.

Em Porto Santo tive essa msma sensação com piriquitos... que bonitos eram eles a voar de palmeira em palmeira... há e haviam também alguns papagaios verdes que voavam livremente. Nem imaginam quanto aquilo era bonito.

Gostaria que quem tem esses belos pássaros presos em gaiolas pudesse ver quão bonitos eles são em liberdade, para depois lhes abrirem as portas e os soltarem!!!
É contraproducente libertar aves criadas em cativeiro. Para além de existir a possibilidade de não sobreviverem; os que subsistem podem causar impactos prejudiciais nas restantes espécies autóctones, como é o caso dos periquitos, papagaios e outros exóticos.
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sexta jun 23, 2006 1:13 am

Se forem ao jardim de Queluz, e ao Zoo vêem em liberdade "ring necks", massarongos e outros à solta! Isto há já alguns anos!!
No Zoo existe 1 grande ninho comunitário de massarongos num grande cipestre na área da restauração.
Aparentemente não fazem muita concorrência com a avifauna nativa, aparentemente!
Penso que seria essencial haver 1 estudo aprofundado sobre o impacto destas novas espécies no nosso habitat, como medida tambem de prevenir futuros danos.

Vivam os Poa! :D
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

sexta jun 23, 2006 8:26 am

O ninho comunitário não é de masarongos mas sim de Quakers (Myiopsitta monachus), diga-se de passagem que o quaker é o único papagaio que constrói um ninho, sem ser numa cavidade de arvore, também eu recomendo uma visita ao jardim zoológico para os observar, vale especialmente a pena vê-los a partir do teleférico

Pedro Ramalho
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jun 23, 2006 2:18 pm

O que se sabe meste momento é que os Bicos-de-lacre (Estrilda astrild), a unica espécie exótica que se expandiu praticamente por todo o país, aparentemente não causa conflito em relação á avifauna indígena.
Por outro lado, nos Tecelões do género Ploceus tem-se verificado competição directa pelos locais de nidificação sobre os Rouxinois-dos-caniços, sobretudo Acrocephalus scirpaceus, correndo literalmente com estes.
Quanto ás restantes espécies, desconhece-se ainda o seu impacto sobre a avifauna indigena. A maioria das espécies encontra-se ainda mais ou menos localizada.
Os psitacídeos estão por enquanto localizados em parques ou jardins de zonas urbanas, não causando aparentemente grandes impactos. No entanto o Psittacula krameri tem-se estado a expandir, sendo já frequentemente observado em zonas rurais.

O facto é que temos já muitos exemplos negativos com a introdução de espécies exóticas, as quais ameaçam a fauna autoctone, nomeadamente a nivel dos répteis, peixes e crustáceos noutros países e mesmo em Portugal.
Por esse motivo vê-se sempre com maus olhos a presença de populações em liberdade de fauna éxotica porque nunca se sabe bem o que poderá acontecer e quando acontece pode já ser tarde ou de dificil resolução.

Existe legislação específica sobre esta matéria (embora ainda não englobe espécies da avifauna exótica que ocorre em Portugal, o que poderá ser alterado caso se detectem riscos ecológicos).

Decreto-Lei n.º 565/99 de 21-12-1999
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 1_0001.htm

................
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Aves”