O meu periquito está doente? Por favor ajudem-me!..

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

sábado jun 24, 2006 6:00 pm

Os meus dois periquitos tem apenas dois meses e ainda nem sequer lhes consigo destinguir o sexo. Um deles deixou de piar, e quando o tenta fazer, solta antes uns ruidos de [b]como se estivesse a espirrar [/b]ou com algo entupido. Isto já dura á pelo menos uma semana. Alguém me sabe dizer o que se passa com ele? E já agora, será que devo dar algum tipo de alimentação especial, tipo papas e suplementos, dado que eles são ainda muito jovens?

Respondam por favor...

Obrigado :|
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda jun 26, 2006 1:50 am

Tudo parece indicar que são ácaros da traqueia e se for o caso e não forem tratados, acabam por morrer sofocados.
Bem, lavar bem a gaiola, poleiros, fundos, comedouros, bebedouros e todos os utensilios com agua, detergente e um desinfectante que pode encontrar nas casas de passaros ( se não encontrar, lixivia serve perfeitamente).
Depois, polvilhar os periquitos com um insecticida ( prefiro em pó) que pode ser o Caniaves ou o Acariasma ou outro equivalente que encontra em qualquer loja d epassaros e deixe-os sossegados uma semana. Repita na semana seguinte e em principio está o probleam resolvido.
Repita a limpeza e lavagem da gaiola e utensilios algum tempo depois....diagmos umas 3 semanas e polvilhe as aves de novo ( agora já não com fins curativos, mas apernas preventivos).
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

terça jun 27, 2006 12:06 pm

Muito obrigado pela ajuda.
Vou agir o mais brevemente possivel.

Mas continuo com algumas duvidas pois o periquioto começou a cantar, mas de vez em qundo ainda faz esse barulho esquisito. penso agora que ele pode tentar imitar o barulho que o meu sobrinho faz para lhes chamar a atenção.

Mas por via das duvidas, vou fazer o tratamento indicado. Muito obrigado.
;)
Última edição por tiloading em quarta jun 28, 2006 11:49 am, editado 1 vez no total.
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

quarta jun 28, 2006 1:49 am

Se o periquito estiver sozinho e o seu sobrinho fizer o tal som perto dele é possível!
Tenho 1 periquita que desde que saiu do ninho esteve muito tempo sozinha. Um dia reparei que tentava imitar o ladrar do cão do vizinho, que passava o dia a ladrar!!
Outro que era de 1 senhora amiga da família imitava o "sssshhhhhh", tipo quando mandamos alguem calar, e dizia "bonito, bonito, bonito"!!!
De qualquer modo vigia bem a avezinha, não vá ser algum problema de saúde.
Responder

Voltar para “Aves”