iluminação

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
rubennunes
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sábado jan 11, 2003 10:46 pm
Localização: Aves - Canários e Periquitos
Contacto:

segunda fev 10, 2003 2:23 pm

Há tempos atrás um utilizador colocou uma questão em relação à colocação de uma luz de presença no local onde estão as gaiolas,mas como não vi nenhuma resposta significativa torno a colocar a questão,
ou seja,será que devo colocar esta luz de presença durante a noite,de modo a facilitar a alimentação das crias por parte dos progenitores?

Obrigado pela atenção.
ruben.
Micasvena
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 05, 2003 12:48 pm
Localização: Canarios,Periquitos, Mandarins, Cão

terça fev 11, 2003 9:34 am

Bom dia, na minha opinião julgo nao ser necessaria a colocação de uma luz de presença junto das gaiolas desde que estas nao estejam num quarto fechado sem janelas ou numa arrecadação, garagem, etc.

O periodo activo da aves vai desde o nascer do sol ( 6h da manha no geral ) até ao por do sol ( 6 h da tarde ) se durante este periodo houver claridade junto das gaiolas mais nao será necessario.

Como é obvio poderá ser benefico um prolongar da claridade junto das gaiolas na altura de criaçao mas estamos a falar de algo um pouco subjectivo uma vez que tambem poderá ser prejudicial.

Benefico pq os filhotes poderam ser alimentados um pouco mais tarde.
Prejudicial pq o period de repouso das aves será reduzido e o desgaste provocado pela criação poderá ser demasiado.

Ja experimentei ter luz de presença junto das gaiolas e os resultados nao foram nada fora do normal, o que é necessario para ter boas criações é bons reprodutores, boas raçoes, e uma dose de sorte QB.

um abraço.
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça fev 11, 2003 11:47 am

Bom Dia,

Vou compartilhar contigo algumas dicas q um grande amigo meu me disse em relação a este assunto:

A iluminaçao artificial nos canarios tem adeptos e tb contestatarios. Mas até convém, principalmente nesta altura do ano, fornecer ás aves alguma luz extra, mas só até as 20h/20h30 à noite, e de manha desde as 07h/07h30, para q eles possam, alimentar as crias sem q estas passem tantas horas sem comer.
Além disso deve-se tb dar a chamada "palitada" q consiste em, no
final do dia (19h) o criador, ir ajudar a encher o papo dos
pequeninos.
Em relaçao à luz, o problema é q não está ao alcance de qq pessoa. Isto porque se puseres uma luz de presença pode não ser bom, pq os passaros podem andar toda a noite a pé e ficarem exaustos, podendo mm morrer de fraqueza.
O correcto é arranjar um relogio proprio para o canaril, q ligado a uma lampada florescente, simula um anoitecer, ou seja, se desligassemos a lampada normalmente, os pais iam ficar fora do ninho, e os pequeninos ficariam descobertos e morreriam de frio. O q esse aparelho tem de bom, é q desliga a lampada gradualmente simulando, como ja disse, o anoitecer, dando assim tempo ás aves de recolherem aos ninhos. O grande problema é q este relogio não é nada barato, infelizmente. :(

Espero ter ajudado



PS: Um beijinho grande a esse meu amigo :p
alfena
Membro
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm
Localização: Guppys, 1 cão e montes de canários

terça fev 11, 2003 9:36 pm

-A luz arteficial é sem dúviada uma grande ajuda para os criadores, principalmente nesta época, (independentemente de o canaril receber muita ou pouca luz). Neste periodo deixo as lãmpadas ligadas até às 20:00h para que os progenitores alimentem as crias; para evitar problemas com o desligar brusco das lãmpadas, utiliso um sistema eléctrico, que faz com que que a luz vá diminuíndo de intensidade até se apagar, ( já descrito pela Sónia ).
-Em relacção ao periodo activo das aves concordo com o Micasvena, tratando-se de aves selvagens; no caso do canário esse periodo não é aplicável.

- Boa noite:
- Cumprimentos:... Vitor Nogueira
Responder

Voltar para “Aves”