Dévida: Criação de psitacidios

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Lorraine
Membro
Registado: domingo jan 02, 2005 7:33 pm

quinta jul 27, 2006 5:09 pm

Bem, a vida interia criei um casal de periquitos numa gaiola, que nunca deram crias. Agora construimos um viveiro de uns 2 metros (2 de altura, de largura, de comprimeto), onde coloquei 2 casais.
Mas sendo uma principiante, não sei muito (pra não dizer nada) sobre a criação, então vão lá as perguntas:

-Um casal anda a trocar comida um com o outro, e a fêmea, embora não entre no ninho, mostra alguma curiosidade pelo mesmo: isso é normal ou há chances de gerar crias? Se eles tiverem crias, tenho que os separar dos demais ou não é preciso?

-A criação de psitacidios exige muito custo e trabalho? Dá lucro?

- Ouvi dizer que caturras convivem muito bem com periquitos... É verdade?

-Dizem que a procriação dos periquitos é muit fácil, porém jamaid deram crias, posso estar fazendo alguma coisa errada?

-Comprei uma fêmea no final do ano passado, ainda filhote, ela está com uns 7 meses: pode cruzar, e ter crias?

Desde já obrigada :D e desculpe por tantas perguntas...
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jul 27, 2006 6:20 pm

Bem, os periquitos são realmente de fácil criação, se o seu casal nã tem filhos, é porque teve azar a escolher o mesmo... Há pessoas que têm juntas caturras e periquitos e que não tÊm problemas, eu pessoalmente não sei, pois nunca experimentei! A criação de psitacideos dá lucro? Bem isso depende das espécies que criar e da sua capacidade de "vendedora"! Quando os periquitos têm filhos, é claro que não deve separar os filhos dos pais (a não ser que os pais maltratem os filhos e aí tem que ser você criá-los, mas geralmente isso não acontece), as crias só devem ser separadas dos pais quando começam a comer sozinhos (mais ou menos pelas 6 semanas de vida)! Quanto ao facto de puder estar a fazer algo de errado, talvez mas o seu casal pode também não ser um bom reprodutor (já tive um casal cuja fêmea era estéril e como tal não consegui por ovos)! É necessária para criação de periquitos: um casal, uma gaiola razoável de tamanho, e como alimentação as sementes normais e um suplemento vitamínico, pode também dar fruta e legumes (pessoalmente dou, de vez em quando: maçã, pera, pepino, pimento; alface não aconselho pois provoca doenças intestinais/diarreias), e também deve ter sempre à disposição do casal fontes de cálcio (grit, bloco de cálcio, e/ou osso de choco)! Quanto mais cálcio lhes der melhor, pois a fêmea necessita de grandes quantidades de cálcio para formar os ovos ;)

Bem acho que tá tudo, desculpe o "testamento" e espero ter sido útil :D ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sexta jul 28, 2006 5:53 am

É preciso ter azar!
Já me aconteceu ter 1 fêmea estéril, mais tarde utilizava-a como ama de crias acabadas de sair do ninho.
É arranjar outro par e tentar a sorte.
Se reparas que a fêmea por enquanto olha para o ninho e o macho anda de volta dela quer dizer que ,espera mais um pouco, e vês que vão procriar.
Convem que 1 piri comece a procriar quando tiver perto de 1 ano de idade, e aconselho que o macho seja 1 pouco mais velho que a fêmea.
Quanto ao lucro, nos periquitos só os de estalão inglês são mais lucrativos mas mais difíceis de procriar.
Para criar periquitos em comunidade convem que haja numero igual de machos e fêmeas, e dois ninhos por casal para evitar zaragatas.
Espero ter ajudado, boa sorte

Vivam os Poa!!! :D
Lorraine
Membro
Registado: domingo jan 02, 2005 7:33 pm

sexta jul 28, 2006 4:37 pm

Ok... muitissimo obrigada ^^ ;)
Responder

Voltar para “Aves”