Um penudo mal-tratado

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Nephyla
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: quarta ago 16, 2006 10:31 pm
Localização: 3 cães, 1 gato, 1 corvo, 2 chinchilas, 4 gerbilos.

segunda ago 21, 2006 6:26 pm

Cheguei a casa há pouco.

Fui a duas lojas de animais, onde me aconselharam um desparasitante e um líquido para pôr nas patas.

O meu gajito e mais dois amigos estão de roda do "pardaleco" a tratar dele.

Só vendo... :lol:
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda ago 21, 2006 8:38 pm

Bem, eu não tenho comentado porque acho que este é um daqueles casos em que a primeira coisa a fazer seria já ter consultado um veterinário, de aves ou não, ou preferivelmente ter entregue a ave para recuperação!
De qualquer forma pela observação da foto notam-se alguns problemas. Em primeiro que realmente não é um corvo como já foi dito. A ave está em péssimo estado, e parece-me extremamente mal nutrida. O que não é de espantar se esteve nas condições descritas!
De qualquer forma num caso deste o aspecto da ave não vai melhorar senão com uns largos e longos meses, por isso não vale a pena perder tempo com que tenha melhor aspecto.
O principal problema aqui é comportamental, perceber como era alimentada. Retirar de imediato a grade do fundo e arranjar um fundo "plano" limpo de preferência com areia ou algo minimamente natural.
O estado da patas de certeza que tem ácaros envolvidos. Além de ser necessário aplicar um produto acaricida (seja tópico, ou não) aplicar diariamente um pouco de vaselina esterilizada ou mesmo algo como óleo de amêndoas doces ou equivalente vai ajudar a desfazer essas escamas.
Pulverizar a ave com água tépida pode ajudar a acalmá-la e hidratar um pouco a pele que está em péssimo estado.

A nível de alimentação, trocar pelo granulado de melros não serve para nada. Comer isso ou sementes vai dar ao mesmo. Aliás na pior das hipóteses é preferúvel manter o granulado para galinhas (mas escolhendo antes um starter para pintos). Nesta fase a ave precisa de uma nutrição um pouco melhor e sobretudo alguma proteína de qualidade.
Granulado para gatos é uma opção. Se necessário humedecido com água. Carne crua e insectos se os aceitar idem. Normalmente este tipo de aves aceitam muito facilmente ovos seja cozidos ou mesmo crus.
A transição pode não ser fácil e deve mesmo ser gradual.

Na água sem dúvida um suplemento vitaminico e mineral, possivelmente também energético para ver se retoma aumenta a actividade rapidamente.
De qualquer forma agora de certeza que seria boa ideia uma desparasitação interna e externa e a nivel alimentar então uma boa suplementação diária com vitaminas, minerais e probióticos.

Em relação ao arrancar as penas como disse o Pedro, neste momento isso deve ser encarado como um efeito secundário do estado geral da ave, mais vale tentar recuperar o possível do seu estado geral e depois então olhar para alguns efeitos e "vicios" permanentes que tenham ficado desse stress.

Fica a indicação que com uma ave neste estado a recuperação vai ser relativamente demorada, por isso prepare-se para uns meses de cuidados.
Ricardo M.
Painkiller
Mensagens: 5
Registado: domingo ago 20, 2006 1:51 pm

segunda ago 21, 2006 9:29 pm

Nao é um corvo mas sim uma gralha, os corvos tem o bico bem mais grosso, experimente dar-lhe um multivitaminico que se mistura na agua e o tal granulado para melros, deve estar nesse estado devido a carencias nutricionais e stress
Painkiller
Mensagens: 5
Registado: domingo ago 20, 2006 1:51 pm

segunda ago 21, 2006 9:30 pm

Nao é um corvo mas sim uma gralha, os corvos tem o bico bem mais grosso, experimente dar-lhe um multivitaminico que se mistura na agua e o tal granulado para melros, deve estar nesse estado devido a carencias nutricionais e stress
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda ago 21, 2006 9:54 pm

Avilandia Escreveu: Bem, eu não tenho comentado porque acho que este é um daqueles casos em que a primeira coisa a fazer seria já ter consultado um veterinário, de aves ou não, ou preferivelmente ter entregue a ave para recuperação!
Eu não insisti neste ponto, porque, como muitos, é um caso perdido que irá sobrelotar os já lotados parques de irrecuperáveis nos centros de recuperação (estando o animal ilegal, nunca poderia ser devolvido). Corvídeos domesticados dificilmente são recuperáveis para inserir na natureza. E o esforço deverá ser canalizado para exemplares recuperáveis e/ou com estatuto de conservação mais elevado.
Por outro lado, trata-se de uma espécie cinegética listada e abrangida por legislação específica (lei da caça), que pode ser enquadrado na detenção de espécies cinegéticas (cuja competencia é da DGRF). As espécies cinegéticas são daquelas excepções ao DL 140...

Quanto ao resto, subscrevo.
Os corvídeos (embora pássaros) têm algumas semelhanças comportamentais com os psitacídeos, e o stress é uma delas.

No que toca a alimentação, e uma vez que esta espécie embora sendo onnívora, alimenta-se na natureza maioritariamente de matéria animal, optaria por uma boa ração para gatos, já que os conteudos de proteina animal parecem-me os mais adequados (embora os animais desta espécie que detive até hoje temporariamente para recuperação, tivessem tido bom sucesso com raçao para cães).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

terça ago 22, 2006 12:10 am

boa noite!

Espero que a ave já apresente algumas melhoras, embora não seja fácil...

Já mt foi dito, e bem...

Queria ainda acrescentar que será normal a ave não comer a ração principal, pois não a reconhece como sendo alimentação. Por isso, eu continuaria a dar a comida que a ave já estava habituada, e progressivamente iria misturando a ração mais adequada. (tb um comedouro à parte, com a ração escolhida)

Nesta fase, em que a ave está, aparentemente, com diarreia, não se deve dar verduras ou frutas.

Portanto: um multivitaminico, (ideal seria um com antibiótico para parar a diarreia); a ração que estava habituado, indo progressivamente misturando a ração escolhida; ...... e como alimentação já mt foi dito e bem...

As melhoras da ave,


Canary
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça ago 22, 2006 9:58 am

Olá Francisco,

Eu apenas referi a hipotese de entregar a ave no sentido de que no estado em que está a recuperação vai exigir bastante trabalho e a experiência ajuda. Além de que certamente ~teriam outras facilidades de instalações/meios/alimentos.

De qualquer forma a ração para gatos nesta fase é preferível pelo tipo e quantidade de proteina (boa ração, obviamente). Com uma plumagem neste estado toda a proteina faz falta...
Passada esta fase normalmente são preferidas as rações de cão para alimentação de "insectivoros" de médio grande porte. Pelo que sei está relacionado precisamente com o maior teor de proteína e efeitos a médio prazo a nívle renal, mas pessoalmente não tenho experiência prática com essa alimentação.

Realço o que também já foi referido de que a transição deve ser gradual, os problemas intestinais que a ave parece ter podem ser agravados por mudanças bruscas na dieta, mesmo que para melhor.

A nivel de suplementação ao que sei a ave está a aceitar bem carne por isso um suplemento vitaminico/mineral em pó é o ideal e pode ser administrado directamente na carne. Eu usaria ao mesmo tempo suplementação na água sem dúvida e por bastante tempo. Sem dúvida como já referi um bom probiótico por algumas semanas. O antibiótico depende, sei que a ave já está a ser medicada com antibiótico, mas suspeito que não tenha qualquer flora intestinal por isso talvez não pare a diarreia por si.
Ricardo M.
Responder

Voltar para “Aves”