pintassilgos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Bloqueado
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 20, 2006 4:08 pm

Mozungo Escreveu: Sabia que a lei estava para sair e não sabia que já tinha sido publicada; não a conheço, mas se me dizem que apenas se podem ter em cativeiro, aves criadas em cativeiro, bem, então quem nasceu primeiro, foi o ovo ou a galinha? Algures no passado, recente ou remoto, teve que haver aves selvagens no inicio do processo. E então em que ficamos? Temos que começar pelo principio alguma vez. Ou temos que, obrigatoriamente ter que as comprar no estrangeiro, devidamente certificadas de que foram criadas em cativeiro? E então aí, sim , esta tudo de acordo com as consciencias dos "bem" pensantes?
Algures num passado recente era permitida a captura de aves selvagens, mediante licenças de captura ( que por abuso contínuo, acabaram por ser canceladas). Alguem aproveitou para criar as espécies puras? Não!
Apenas para venda e para fazer hibridos!!
Pois agora se querem exemplares legais para criar, têm que recorrer forçosamente aos estrangeiros (que eles tiveram cabecinha para saber fazer as coisas...). Quando surgiram as convenções internacionais e directivas europeias, já eles há muito criavam espécies selvagens em cativeiro, sem precisar de recorrer a capturas. Hoje têm grande stock genético e largas gerações de aves de cativeiro.
Se está tudo de acordo com as consciencias do "bem pensantes", não sei, mas estará de acordo com a lei, obviamente!
De qualquer forma, se já temos uma lei que, boa ou má, regula todo o processo, congratulo-me com isso, é um passo importante. Pessoalmente, já há uns bons anos que tenho a intenção de me dedicar apenas a criação de aves indigenas e se ainda não o fiz foi precisamente pela ausencia de leis sobre o assunto e tb por falta de condições e de tempo, mas que agora já vou tendo.
Não temos por enquanto lei nenhuma que regula o processo. Temos é a alteração de um Decreto-Lei já de 1999, que abre excepção à proibição da detenção de espécies indigenas, se os exemplares forem comprovadamente de cativeiro !!
6 - As proibições previstas nos n.ºs 1 e 2 não se aplicam aos espécimes de espécies comprovadamente de cativeiro.
s) «Espécime comprovadamente de cativeiro» espécime animal selvagem cujos progenitores se encontrem legalmente em cativeiro, com identificação própria e insubstituível, designadamente com microchip ou anilha fechada, no caso das aves;
E já não é de agora, pois a alteração data de Janeiro de 2005.

Versão integral da legislação em causa:
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 2_0001.htm


...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda ago 21, 2006 8:03 am

Bem, este é um excelente tópico, seria-o somente pela informação do que é e do que não é uma ave...mas com as participaç~eos do Fang ( e de mais um ou dois, claro) temos uma excelente base de informações.O meu obrigado.

Seria possivel, Fang, abrir um topico somente com esses dados?= É que meteram muito lixo aqui só para insultos e o "sumo" perde-se
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda ago 21, 2006 3:28 pm

Citando: "Bem, este é um excelente tópico, seria-o somente pela informação do que é e do que não é uma ave...mas com as participaç~eos do Fang ( e de mais um ou dois, claro) temos uma excelente base de informações.O meu obrigado.

Seria possivel, Fang, abrir um topico somente com esses dados?= É que meteram muito lixo aqui só para insultos e o "sumo" perde-se"

Faço minhas as palavras deste forista e reitero o pedido. Não é só preguiça é, também, um apelo ao poder de síntese do Fang.

cumprimentos,
Cockinhas
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda ago 21, 2006 10:06 pm

Irei fazer isso assim que possível, com explicação mais pormenorizada.

Por enquanto tenho pouco tempo, já que estou na 2ª semana de férias em Armação de Pera e na praia da rocha.
Ou seja, tirei férias para andar na campanha da apanha da pera rocha aqui no Oeste (a vida está difícil e ganhar um dinheiro extra nas férias ajuda muito) e, sinceramente, tenho andado todo arranhado e estafado (Porque aquilo não é "pera-doce" no que respeita ao trabalho masculino...).

Coisa que fazia falta a algumas alminhas que por aqui andam... trabalho duro!!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
zang
Membro
Mensagens: 82
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

segunda ago 21, 2006 10:20 pm

Parabéns Fang. É assim mesmo. O trabalho faz bem a mente. Eu quando era da tua idade também trabalhava muito. Hoje, ainda trabalho mais. Enfim...
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda ago 21, 2006 10:27 pm

Não me digas que já te reformaste??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
pmadeiras
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sexta mai 07, 2004 4:12 pm

terça ago 22, 2006 4:29 pm

Sinceramente este tópico é uma boa palhaçada, desculpem o termo. Aqueles que vêm para aqui com a lei nº x e y possívelmente são os mesmos que em casa têm tv cabo pirateada ou não pagam à segurança social ou mesmo passam nas vias verdes sem pagar um tostão.

Sejamos objectivos: A Claudia apanhou 2 pintassilgos segundo ela para os criar pois não acreditava na sua subsistencia por si só.

Pergunto, cometeu algum crime??? Ficou com os animais, seja passaro ave ou IRRACIONAL como muitos dos que responderam, com o intuito de os comercializar ou obter algum beneficio pessoal para além da satisfação pessoal por ver que sobrevivem mais 2 animais???

Alguem atrás falava na lei da natureza e que devia deixar os bichos ali mesmo. Pois é, eu vivo em pleno parque nacional da peneda geres e todos os dias por aqui se aplica a dita lei da natureza.

Em média devo matar 1 a 2 passaros aves ou afim por dia com o meu automovel na estrada, não porque me dê algum prazer, mas porque não tenho qualquer hipotese de desviar ou abrandar quando se espetam literalmente no vidro do meu carro. É a isto que o colega forense chamava por lei da natureza?

Não levemos as coisas aos extremos nem condenemos ninguem por tentar ajudar algo ou alguem.
fmss_6
Membro Veterano
Mensagens: 1122
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

terça ago 22, 2006 4:41 pm

pmadeiras...muito bem...isso sim é que é falar! Concordo plenamente consigo! Eu já lhes tentei explicar que a Claudia1 não cometeu nenhum crime, até já me passei com muitos deles, especialmente o fang, que tem a mania que é o sabichão da rua dele...ao qual muitos deles me ofenderam...enfim...pamadeiras é puro tempo perdido, tentar explicar.lhes qualquer coisa...pois aquelas cabeças só veem leis á frente e muitos deles nem as cumprem...veem para aqui armados em espertos a falar de lei "x" e "y", como voce refriu, e se calhar muitos deles nem as cumprem, apenas falam das coisas para se gabarem que sabem qualquer coisinha! Fazem.nos passar por ignorantes, e os maiores ignorantes são eles mesmos! Mas falou muito bem pmadeiras...Parabéns!
:arrow:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça ago 22, 2006 5:08 pm

Oh, meus amigos, da minha parte fiquem desde já mais que descansados pois se já participava pouco neste fórum passo a simplesmente participar ainda menos ou nada e assim já não têm que ler mais "disparates"...
possívelmente são os mesmos que em casa têm tv cabo pirateada ou não pagam à segurança social ou mesmo passam nas vias verdes sem pagar um tostão
Até porque começo a ficar farto de vez deste tipo de comentários. Parece que deve realmente andar aqui muita gente que deve e não paga. Ora é por responderem em "horário laboral" ora não pagam segurança social... Parabéns, isto sim são tópicos de qualidade, qual discutir leis e saber um bocadinho da realidade daquilo que se está a falar.
Porque sempre me ensinaram que o errado não é falar daquilo que se sabe, mas sim daquilo que não se sabe (a não ser que aquilo que se tenha aprendido aqui no tópico anterior conte e já dê "direito de resposta").

Da minha parte estou farto destes comentários, não preciso disto para nada nem tenho que provar nada a ninguém, por isso boa sorte.

Cumprimentos,
Ricardo M.
Pedro21
Membro Veterano
Mensagens: 319
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 22, 2006 5:52 pm

È realmente interessante como certos temas acabam sempre mal nos fórum ou nas listas de emails, e o mais curioso é que apesar de já se saber á partida que o tema é polémico e que provavelmente os ânimos vão aquecer as pessoas mesmo assim estão dispostas a entrar na discussão e a prestarem-se a serem atacados.

Eu já ando na net á muitos anos e participo em listas de email desde o inicio (em fóruns nem por isso por causa da falta de moderação) e desde sempre que tenho assistido as polémicas mais acesas sobre assuntos que muitas vezes nada tem de especial, e também eu já me vim envolvido em algumas situações desagradáveis sobre temas quase cómicos de tão simples, para mim o problema principal é a maneira como se escreve, é demasiado fácil provocar uma escalada nos termos usados pela falta de cuidado com que se coloca as questões, muitas das vezes a troca de opiniões passa-se de uma maneira demasiado familiar, quando na realidade não conhecemos quem está do outro lado do Computador e quais as suas sensibilidades, não podemos pensar que somos todos amigos, porque não o somos, na realidade nem conhecidos, apenas nos reunimos aqui para trocar impressões, somos meros colegas, muitas vezes escrevemos algo com que outros estão em profundo desacordo ou lemos algo que não concordamos, podemos e devemos manifestar o nosso desacordo mas sempre de uma maneira educada porque como se viu neste tópico é muito fácil deixar que a situação se descontrole.

Outra situação é que tendencialmente em fóruns é muito fácil atacar os participantes isso desencoraja muitos de participarem e muitos dos que deixam de participar são precisamente os que tem mais conhecimentos, mas não estão para se sujeitar á constante “pressão” típica deste ambiente.

Pela minha parte, eu tento evitar os temas mais polémicos e só responder a temas de ordem técnica/pratica e que sejam interessantes para mim, se repararem não me pronunciei sobre a questão original e muito menos sobre o dilema ético ou legal, as minhas consideração foram sobre o panorama de criação e como é que podemos estimular a criação em cativeiro e principalmente sobre a problemática dos híbridos...

No entanto e num puro acto de masoquismo da minha parte, tenho que fazer uma pequena pergunta á Cláudia, se por acaso ela ainda estiver a acompanhar esta cadeia de “interessantes” respostas á sua pergunta , ora eu gostava de saber ao certo qual foi o método que usou para remover e criar com sucesso os sues dois Carduelis carduelis (rsrsrsrs, outra pequena piada para aligeirar), nomeadamente se os alimentou á mão, usou amas, ou recorreu ao sistema de os colocar em gaiola para que os pais os alimentassem?

Compreendo perfeitamente que não queira responder, já que provavelmente iria alimentar novas polémicas, mas se puder satisfazer-me a curiosidade, fico-lhe grato.



Pedro Ramalho

P.S. hummm, é melhor não...
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

terça ago 22, 2006 7:30 pm

Boas,

Em primeiro lugar gostava de felicita-la, e que em minha opinião a sua atitude foi boa, a sua intenção foi muito boa, é de louvar pessoas que fizem o que voce fez, penso que onde errou foi vir aqui colocar, pois as boas ou más atitudes ficam com quem as pratica, bem mas isto é apenas a minha opinião.
Claro está que sempre existiram, existem e vão continuar a existir pessoas com opiniões diferentes, e o que penso que se deve fazer é tentar compreender, e quem diz que "fez mal" tambem têm toda a razão, pois têm a lei do lado deles, que foi um passarinho, que se fosse isto ou aquilo, "um elefante" por exemplo, que não o tinha feito, etc... , enfim a Lei existe para ser comprida, a Lei tem destas coisas e até piores, mas é preciso saber a intenção que se tem para infrigir a Lei, e aqui está uma grande diferença, se voce matar alguem vai presa, se matar alguem com intenção passa mais tempo lá dentro do que se for em legitima defesa, ou sem querer ( não sendo por negligencia), enfim é preciso ter sensiblidade para podermos julgar estes casos, mais uma vez lembro que isto é só a minha opinião.
Aproveito tambem para perguntar uma coisa ao fang, sobre a questão dos passaros e aves, pois bem, gostava que me esclarecesse, se possivel, o que é o "Tentilhão", pois estive a investigar e parece ser uma "classe" dentro dos Passaros, mas não sei, e gostava muito de saber, o pardal parece ser unico, o canario penso que tambem, mas tentilhões há o pintassilgo, o pintaroxo, o chamado Diamante-Mandarim, e depois o tentilhão das canarias, não é, agora o pardal de java pertence aos tentilhões ou aos pardais? Pois gostava de ter um casal de pardais de java, e gostava de saber mais alguma coisa sobre eles.

Desde já o meu muito obrigado, e não fique assim com a menina, eu sei que voce tem que tomar essa posição, mas tem de reconhecer que se metade das pessoas que fazem mal aos animais tivessem principios como esta menina, viviamos num mundo melhor, primeiro temos que incotir estes principios nas pessoas, e depois passar para o patamar seguinte, aquele onde o senhor se encontra, em chamar alguem para ajudar os pobres passarinhos, ou pegar neles e ir levar a um centro, mas por enquanto não podemos pedir mais aos portugueses se não que sejam bons para com os animais.

Uma historia, a minha avó tinha um cão, que no verão passado ficou doente, ela pensou que o cão estava a sofrer com as altas temperaturas que se fizeram sentir, e então colocou o cão na banheira para o bicho se refrescar.
O cão não melhorou, e então ela chamou o veterinario, que veio, disse que o cão estava com a temperatura muito baixa, que o cão estava com uma "Gastroentrite" ou coisa parecida, e que devido à temperatura estar tão baixa que iria ser muito dificil ele recuperar.
O cão acabou por morrer nessa noite.
Agora, vou dizer que foi ela que matou o cão???? É obvio que foi, mas ela adorava o cão, e no entender dela fez o melhor que sabia para ver o cão melhor, depois de falar com o veterinario é que viu o que tinha feito, é claro que agora não vai acontecer outra situação parecida, vamos ter calma, ela tem a certeza que o que está a fazer é o melhor que pode, apesar de voce saber melhor, por isso não se chateie, deixa-a sentir-se feliz por estar a ter esta acção, pois é isso que importa, a felicidade dela e dos passarinhos.

Cesar Lopes
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça ago 22, 2006 7:51 pm

pmadeiras Escreveu: Sinceramente este tópico é uma boa palhaçada, desculpem o termo.
Completamente de acordo!! Sobretudo quando a seguir a um palhaço vem logo outro!!
pmadeiras Escreveu: Aqueles que vêm para aqui com a lei nº x e y possívelmente são os mesmos que em casa têm tv cabo pirateada ou não pagam à segurança social ou mesmo passam nas vias verdes sem pagar um tostão.
Quem citou leis aqui fui eu! O caro amigo conhece-me de alguna lado para fazer este tipo de comentários??
pmadeiras Escreveu: Pergunto, cometeu algum crime???
Não, não cometeu crime, mas cometeu contraordenação! Ambos são infracções!! Se por acaso se tratasse de uma perdiz, era considerado CRIME sim!!!
pmadeiras Escreveu: Ficou com os animais, seja passaro ave ou IRRACIONAL como muitos dos que responderam, com o intuito de os comercializar ou obter algum beneficio pessoal para além da satisfação pessoal por ver que sobrevivem mais 2 animais???
Se tivesse visto a legislação, perceberia que a simples captura e detenção são pribidas!!
De facto é muito RACIONAL andar a fomentar ilegalidades...

Só duques...

:roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça ago 22, 2006 8:09 pm

fmss_6 Escreveu: pmadeiras...muito bem...isso sim é que é falar! Concordo plenamente consigo! Eu já lhes tentei explicar que a Claudia1 não cometeu nenhum crime, até já me passei com muitos deles, especialmente o fang, que tem a mania que é o sabichão da rua dele...ao qual muitos deles me ofenderam...enfim...pamadeiras é puro tempo perdido, tentar explicar.lhes qualquer coisa...pois aquelas cabeças só veem leis á frente e muitos deles nem as cumprem...veem para aqui armados em espertos a falar de lei "x" e "y", como voce refriu, e se calhar muitos deles nem as cumprem, apenas falam das coisas para se gabarem que sabem qualquer coisinha! Fazem.nos passar por ignorantes, e os maiores ignorantes são eles mesmos! Mas falou muito bem pmadeiras...Parabéns!
arrow
Pensava que você só era burro ás vezes, mas parece-me que o é todos os dias...

Enfim... com este tipo de comentários, estou como o Ricardo...

Quem queria um tópico sobre aves versus pássaros, vai ter que se dirigir a outro forum. Perdi a vontade de dar aqui informação do que quer que seja.
Para este peditório já dei!

Fiquem lá nas vossas conversas de treta, dos kiduxos e fofuxos, com palmadinhas nas costas e beijinhos qb.
Alias, vocês querem lá saber de animais. Não sabem, nem querem saber!! Querem é festinhas no lombo!!

Quando percisarem não têm cá ninguem. Depois agarrem-se ao "totta"!!

Quanto a infracções, vou estar atento a elas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

terça ago 22, 2006 8:10 pm

Boas fang,

Ok, não se fala mais nisso, desculpa se te ofendi, chateei, mas é que é raro encontrar alguem que perceba a serio do assunto, e como te encontrei aqui, foi aqui que coloquei, mas tens toda a razão, vou talvez abrir um novo topico com esta questão, é que pode parecer muito parva esta pergunta, mas não encontro resposta na "net" e bibliografia em casa é pouca, pois comecei com este hobby ainda este ano.

Em Portugal, nós começámos a chamar "passaros" a todas as aves pequenas, e por isso até nos esquecemos do que aprendemos na escola, aquilo dos passaros serem aves e as aves não serem todas passaros deixou-me a pensar mas rapidamente me lembrei dos tempos de escola, e claro está, vi que tinhas toda a razão, o meu problema não é esse, o meu pedido de ajuda era sobre "Tentilhões".

Obrigado na mesma,
Cesar Lopes

Cumprimentos
Cesar Lopes
Última edição por CesarLopes em terça ago 22, 2006 8:24 pm, editado 1 vez no total.
claudia1
Membro
Mensagens: 73
Registado: sexta jan 27, 2006 10:54 pm
Localização: 6 periquitos

terça ago 22, 2006 8:15 pm

Caro Pedro21

Em primeiro lugar quero agradecer a sua opinião.Depois no que diz respeito à criação dos pintassilgos eles ñ demoraram muito a começar a comer sozinhos, mas nos primeiros dias dei-lhe uma papa de criação de canários, que já ñ me lembro do nome ( ñ tinha mais nada à mão e ñ percebia nada de criar pintassilgos), para além disso comprei também uma papa para pássaros insectivoros da Lobcar e comida própria para pintassilgos da Avipar que coloquei à disposição na gaiola para que eles começassem a tentar comer sozinhos.Demorou poucos dias a que começassem a debicar a comida e a alimentar-se sozinhos.
Eles já deviam estar praticamente criados pois começaram a comer pouco tempo depois, mas na altura eu não sabia e como os irmãos morreram achei que eles também poderiam morrer se os deixasse lá ficar.

Espero ter respondido à sua questão.

Cláudia
Bloqueado

Voltar para “Aves”