pintassilgos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Bloqueado
claudia1
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 10:54 pm

terça ago 22, 2006 8:27 pm

Só mais uma coisa ....queria agradecer também a opinião do pmadeiras e do cesarlopes.
Obrigado

Cláudia
claudia1
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 10:54 pm

terça ago 22, 2006 8:30 pm

Só mais uma coisa ....queria agradecer também a opinião do pmadeiras e do cesarlopes.
Obrigado

Cláudia
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 22, 2006 8:41 pm

A questão dos tentilhões deriva de uma tradução incorrecta do termo inglês finch que é usado no original para designar uma variedade de pequenas aves granívoras de varias famílias, ora este termo foi traduzido em alguns livros para tentilhão, quando o termo tentilhão só deveria ser usado para designar o Fringilla coelebs e alguns dos seu parentes, mas o termo tentilhão aplicado ao pardal de Java é uma simples tradução demasiado á letra de Java finch, que como é razoável deveria ter sido traduzido para os termos usados em Portugal que é precisamente pardal de Java (apesar de ele em boa verdade também não ser um pardal)

Pedro Ramalho
CesarLopes
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

terça ago 22, 2006 9:12 pm

Obrigado pedro21,

Penso que entendi, é um termo que designa uma ave que se foi, erradamente, alargadando de forma a abranger outras aves que não têm ligação com a ave Fringilla coelebs, certo.

Como os bicos de lacre, que há muita gente que se refere aos diamante-mandarim como bicos de lacre, mas não o são pois não? Os bicos de lacre são indigenas portugueses, são Estrildídeos, e os Diamante-Mandarim são da Australia, não é.

Agora o Pardal de Java, é o quê? Ora não é pardal, não é tentilhão, não é escrevedeira, não é ... , como me devo referir a uma ave destas? Eu sei que esta ave deverá ser referida como Pardal de Java, ou Padda oryzivora, mas isso já eu sei, não sei se me estou a fazer entender, a que grupo posso incluir esta belissima ave?

Mais uma vez obrigado,
Cesar Lopes
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 22, 2006 9:29 pm

O pardal de Java é um passariforme família estrildidae enquanto os pardais que também são passariformes mas da família Passeridae

Por curiosidade os bicos de lacre não são nativos de Portugal são resultados de aves que escaparam de cativeiro na década de 60 se não estou em erro, e o mandarin também é da mesma família que o Java.

Diga se que exóticos não são a minha especialidade e espero não ter metido agua.

Pedro Ramalho
CesarLopes
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

quarta ago 23, 2006 12:39 am

Ok, obrigado,

Só referi os bicos de lacre pois, como li em avesdeportugal.com.sapo.pt, na secção de Pardais, tentilhões e escrevedeiras vem lá os bicos de lacre, e como o site é sobre aves portuguesas, mas no site do ICN (www.icn.pt) realmente não vem lá o estrilda astrild, bico de lacre, por isso deves ter toda a razão.

Obrigado a todos, pelo apoio, esclarecimentos, é sempre bom aprender, e como alguem uma vez disse, "O saber não ocupa espaço" e "Se não porguntas nunca vais saber", obrigado a todos.

Cumprimentos
Cesar Lopes
pmadeiras
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 4:12 pm

quarta ago 23, 2006 10:34 am

fang Escreveu: Para este peditório já dei!

Quando percisarem não têm cá ninguem. Depois agarrem-se ao "totta"!!
Não me digas que és banqueiro e os lucros este ano foram baixos. Não te preocupes, pró ano há-de ser melhor. E ainda bem que temos mais bancos na praça, já estava a ficar aflito se só pudessemos contar com o teu. Se calhar ainda deves pensar que estás no antigo regime e que as tuas opinioes fazem Lei.

Não te armes em moralista e defensor da verdade num caso tão simples como este. Estamos a falar de 2 pintassilgos. Até parece que há um rede iniciada pela Claudia com vista à comercialização de espécies protegidas.

fang Escreveu: Quanto a infracções, vou estar atento a elas.
Acho muito bem. Já agora que andas pelo diário da república atento à nova legislação, vai estando atento também à nova legislação fiscal. Podem sair benefícios para detentores de um elevado grau de BURRICE como anteriormente chamáste a outro forense, e poderás ser o primeiro a candidatar-te por forma a obteres 100% do benefício.

Não te preocupes que não deverá haver muitos mais contemplados.

Cumprimentos
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta ago 23, 2006 5:56 pm

...
Última edição por fang em quarta ago 23, 2006 6:00 pm, editado 1 vez no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta ago 23, 2006 5:57 pm

pmadeiras Escreveu:
fang Escreveu: Para este peditório já dei!

Quando percisarem não têm cá ninguem. Depois agarrem-se ao "totta"!!
Não me digas que és banqueiro e os lucros este ano foram baixos. Não te preocupes, pró ano há-de ser melhor. E ainda bem que temos mais bancos na praça, já estava a ficar aflito se só pudessemos contar com o teu. Se calhar ainda deves pensar que estás no antigo regime e que as tuas opinioes fazem Lei.

Não te armes em moralista e defensor da verdade num caso tão simples como este. Estamos a falar de 2 pintassilgos. Até parece que há um rede iniciada pela Claudia com vista à comercialização de espécies protegidas.

fang Escreveu: Quanto a infracções, vou estar atento a elas.
Acho muito bem. Já agora que andas pelo diário da república atento à nova legislação, vai estando atento também à nova legislação fiscal. Podem sair benefícios para detentores de um elevado grau de BURRICE como anteriormente chamáste a outro forense, e poderás ser o primeiro a candidatar-te por forma a obteres 100% do benefício.

Não te preocupes que não deverá haver muitos mais contemplados.

Cumprimentos
O caro amigo, conhece-me de algum lado?? Andámos na escola juntos??

Pelos vistos não é apenas o outro que é burro, você também não lhe fica atrás!! Se não o fosse, tinha percebido á primeira e não vinha com esta conversa... mas enfim, também não me apetece explicar...

Estou farto de delinquentes e de marginais!! Mais farto estou de quem os estimula e apoia!! E começo a ficar farto de cromos e moralistas da ilegalidade que não sabem do que falam, nem estão interessados em saber ou perceber!!!

Beijinhos fofos!! ;)

E, como diz o outro:
Fui :arrow:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

quarta ago 23, 2006 6:27 pm

Burro?? Eu?? Agora eu é que pergunto, voce conhece.me de algum lado por acaso? Então é melhor começar a pensar em mudar de atitude, pois a sua falta de educação e o seu baixo nível só lhe ficam mal! Se eu sou Burro, é devido á convivencia consigo aqui no fórum...ok? Vamos lá ver a brincadeira...! Sai.me cada cromo na rifa, que isto só mesmo visto! Enfim...dai.me paciencia! :arrow:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

quarta ago 23, 2006 9:08 pm

epa este topico ainda ta activo ?

fdx k treta é esta

nao chega ja esta treta ?

para que servem as mps ??
isultem-se pelas mps

eu nao vi as mensagens todas mas sei k ixto ja so é off-topic

voces nao tao ja alarmados para as tretas que tao a acontecer neste forum ????

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38208

axo que todos os que estao neste topico ja viram este link acima

tao a dar despreso ou pensam que mandam em tudo aqui ?

tentem fazer o teste de q.i
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38336

com certeza que ''os'' sabiçoes vao bater records ( de burrice)

epá nao venham com tretas que nao os conheço de lado nenhum porque nem conheço e nao tenho probs com isso
as unicas pessoas do forum que se conhecem pessoalmente sao aquelas que fazem saidas de convivio e que mesmo poucas sao boas

este topico axo que devia ser apagado em todo ou em parte
tratam-se de 2 pintassilgos como ja foi referido

se forem a um sitio qualquer com eles e disserem : ''prendam-me porque recolhi da natureza dois filhotes de pintassilgos da morte certa''

os gajos dizem :'' epá es BURRO (como aqui ja disseram) , deixa-te ficar com eles que sao tao engraçados

ou dizem :'' o meu colega que é GNR tem umas gaiolas com pintassilgos e se quizeres eu dou-te o contacto dele para lhos levar

....

axam que alguem liga a isso?
axam que se eu for apanhar umas gambuzias que foram intrudizidas ca em portugal, alguem me vai prender ? nao? porque ? sao so peixes?

o pior é quando calha um gnr daqueles que parece ''alguns'' membro daki do forum que diz :'' voce apanhou um peixe pequeno vai ser multado''
nao ... melhor '' voce retirou da natureza uma especie sapo mas mais pequeno'' ,,,,,,

tipo ninguem liga a isto

fiquem bem e peço aos moderadores para chamarem a atençao a uns quantos users
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quarta ago 23, 2006 9:39 pm

repetido
Última edição por mafia_69 em quarta ago 23, 2006 9:43 pm, editado 2 vezes no total.
mafia_69
Membro Veterano

quarta ago 23, 2006 9:39 pm

Sinceramente este tópico é uma boa palhaçada, desculpem o termo. Aqueles que vêm para aqui com a lei nº x e y possívelmente são os mesmos que em casa têm tv cabo pirateada ou não pagam à segurança social ou mesmo passam nas vias verdes sem pagar um tostão.

Sejamos objectivos: A Claudia apanhou 2 pintassilgos segundo ela para os criar pois não acreditava na sua subsistencia por si só.

Pergunto, cometeu algum crime??? Ficou com os animais, seja passaro ave ou IRRACIONAL como muitos dos que responderam, com o intuito de os comercializar ou obter algum beneficio pessoal para além da satisfação pessoal por ver que sobrevivem mais 2 animais???

Alguem atrás falava na lei da natureza e que devia deixar os bichos ali mesmo. Pois é, eu vivo em pleno parque nacional da peneda geres e todos os dias por aqui se aplica a dita lei da natureza.

Em média devo matar 1 a 2 passaros aves ou afim por dia com o meu automovel na estrada, não porque me dê algum prazer, mas porque não tenho qualquer hipotese de desviar ou abrandar quando se espetam literalmente no vidro do meu carro. É a isto que o colega forense chamava por lei da natureza?

Não levemos as coisas aos extremos nem condenemos ninguem por tentar ajudar algo ou alguem
mais uma pérola do típico português do desenrasca e do deixa-andar...

se você mata os pássaros aos andar de carro a culpa é sua?? não pois não? é dos pássaros... logo isso nada tem a ver com a conversa... aqui os pintassilgos não foram a correr pos braços da forista....

ah e não é forense (eu não faço autópsias) é forista...

axam que alguem liga a isso?
axam que se eu for apanhar umas gambuzias que foram intrudizidas ca em portugal, alguem me vai prender ? nao? porque ? sao so peixes?

o pior é quando calha um gnr daqueles que parece ''alguns'' membro daki do forum que diz :'' voce apanhou um peixe pequeno vai ser multado''
nao ... melhor '' voce retirou da natureza uma especie sapo mas mais pequeno'' ,,,,,,

tipo ninguem liga a isto
:lol: :lol: jesus... as gambúsias que eu saiba não fazem parte da nossa fauna autóctone mas ok... nem deve saber o que isso significa...

ah e sim os sapos estão protegidos... qualquer sapo, seja pequeno ou grande... até pode só ter uma patinha, mesmo que o queira levar para casa para lhe dar sopas e descanço não pode...
mafia_69
Membro Veterano

quarta ago 23, 2006 9:40 pm

repetido
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

quarta ago 23, 2006 9:44 pm

lol
eu disse gambuzia por ixo mesmo

porque ao pensarem que esta em portugal ta protegida e o sapo pequeno eu referia-me a rãs

fica bem e mafia_69 recorre aos teus conhecimentos mafiosos para acabar com discussoes como esta :p lololol
ate amanha
Bloqueado

Voltar para “Aves”