Criação de periquitos
-
- Registado: sexta ago 25, 2006 3:53 pm
Eu n fiz o normal ke se custuma fazer pa ter criação ke é normalmente começar com dois casais de periquitos, começei apenas com um.......So ke n sei se vai resultar ou n......Eles ja tão juntos há uma semana.......hÁ alguns sitomas ou assim ke eu posso verificar se eles sempre vão conseguir acasalar ou n??? eles ja tiveram dentro do ninho pk o ninho tinha la uns bokadinhos de cumer........Ha e verdade so mais uma coisa, eu tnehu misturado a papa amarela com o cumer dos periquitos n faz mal pois n? Ke outro tipos de cumer posso dar??Abraço! Ajudem-me pf!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
- Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas
Olá! Sim, o mais indicado é começares por juntar dois casais em vez de um para criar, mas pode ser que esse casal que tens em breve comece a criar, não vai ser assim muito fácil e se puderes aconselhava-te a comprares outro casal (se puderes, claro)! Eu também tenho um casal de periquitos, e tenho um macho noutra gaiola! Os sintomas de que os periquitos estão prestes a acasalar, são os seguintes, a femea fica com a carancula marron (carancula é a cerinha que está situada acima do bico), e ambos começam a saltitar de poleiro em poleiro, isto é um sinal de que eles estão prestes a acasalar, ficam bastante agitados! Não quero arriscar dizer que eles estiveram dentro do ninho porque estão prestes acasalar, porque não acho, uma semama é pouco tempo, eles ainda se estão a adaptar á gaiola e a todos os seus adereços, e talvez tenham entrado no ninho por pura curiosidade e como tinha lá pedacinhos de comer, mais tempo lá ficaram, mas acho que isso, na minha opinião não quer dizer nada! Os periquitos são muito curiosos! Em relação a comidas, o normal é dares-lhe aquela ração própria para periquitos, aconselhava-te também a dares fruta aos perquitos, eles adoram, podes dar-lhes maçã, pera, banana, também podes dar cenoura, couve, e nunca lhes des alface! Acho que não tem mal nenhum em misturares essa papa na comida! Muda a água dos periquitos todos os dias e escusado será dizer, que deves fazer uma limpeza regular na gaiola! Deves também por-lhes á disposição osso de choco para desgastarem o bico e cálcio! Podes também comprar-lhes brinquedos para eles ocuparem bem o seu tempo, e ao mesmo tempo estimularem a sua inteligencia! Desculpa o enorme discurso! Espero que tenhas sorte! Fica Bem!
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
<p>
</p>
<p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm
Eu n fiz o normal ke se custuma fazer pa ter criação ke é normalmente começar com dois casais de periquitos, começei apenas com um.......So ke n sei se vai resultar ou n......Eles ja tão juntos há uma semana.......hÁ alguns sitomas ou assim ke eu posso verificar se eles sempre vão conseguir acasalar ou n??? eles ja tiveram dentro do ninho pk o ninho tinha la uns bokadinhos de cumer........Ha e verdade so mais uma coisa, eu tnehu misturado a papa amarela com o cumer dos periquitos n faz mal pois n? Ke outro tipos de cumer posso dar??Abraço! Ajudem-me pf!!
Olá a todos. ( bem vindo fmss_6)
Não tem mal asbolutamente nenhum em começar com um casal de periquitos em vez de dois. O facto de serem dois casais não quer nada, porque ambos os casais podem não ser compatíveis. Eu também só tenho um casal e esperei cerca de um mês e qualquer coisa para eles começarem a criar. É certo que os periquitos são aves que podem muito bem ser criadas em colónia mas não é por ser um só casal que as coisas não vão ser assim.
O único problema do facto de ser só um casal é o seguinte.. Não pode cruzar os filhos das ninhadas pois são irmãos e muito provavelmente os filhos desses casais vão nascer com problemas genéticos e morrerão cedo.
Se quiser pode fazer como eu que tenho dois machos e uma fêmea. Agora tenho um casal de verdes a criar e já nasceram 5 crias mas, deixo esse casal realizar 3 posturas e depois troco o macho verde por um azul que tenho de reserva. Para não correr o risco de acasalar filhos da mesma ninhada.
Agora dadas as suas circunstâncias aconselho-o a ter calma, pois os periquitos são como nós ( precisamos de tempo para conhecer o(a) nossa parceiro(a) e depois de algum tempo é que se dá o nó etc... ) com os periquitos passa-se a mesma coisa.
Por isso mantenha a calma e deixe-os num lugar sossegado com as condições mínimas acima referidas, que eles depois tratam do resto.
se tiver mais alguma dúvida disponha,
cumprimentos, pedronunoribeiro
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
não é dificil um casal de piriquitos criar, isso depende das aves!eu tenho so um casal....fiz uma gaiola para eles depois de os por la e de por o ninho a femea estava receosa ainda não se tinham abituado a casa nova, mas depois de 3 / 4 semanas e femea la começou a fazer os "recortes" necessarios no ninho, e agora ja se econtra no choco, não sei com quantos ovos porque como é a primeira ninhada não quero estar a mexer....de modo que criar com um unico casal não é dificil!
Vamos fazer amigos entre os animais.