Penas "encravadas"

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Estiveirissima
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 25, 2006 11:13 pm

quinta set 28, 2006 8:24 pm

Olá a todos!

Tenho um canário que está a ficar com o problema com que o meu canário anterior morreu e não sei o que fazer...

As penas parecem encravar e formam uma espécie de quistos infectados, saindo muito de vagar e envolvidas numa substancia muito dura, mas nunca saram... tenho medo que seja alguma doença contagiosa e tenha passado de um para o outro e não sei o que fazer para resolver o problema. Será que alguém me pode ajudar?
dreamer
Membro
Mensagens: 61
Registado: domingo set 21, 2003 9:30 pm
Localização: ringnecks,rosiecolies,pardais de java,canarios,canarios de mocambique,babetes,guadaletes,d.gould...

quinta set 28, 2006 10:34 pm

boas,

primeiro deve-se desinfectar a gaiola com mould master(ler as intrucoes no panfleto). segundo se forma quistos e complicado, mas se s penas vao saindo pode-se tentar arrancar as penas com uma pinça, mas atencão isto n e trabalho para qualquer pessoa. pode aleijar o passaro e ate mesmo matar se arrancar mal as penas. outro aviso, dava jeito ver uma foto em promenor, pois o caso pode nem passar por arrancar as penas encravadas. entes de algo desse genero tem de se avaliar bem.

se tem duvidas leve a um veterinario ou a uma loja de animais competente, talvez o possam ajudar.

cumps,
dreamer
paulop
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quinta set 28, 2006 11:44 pm

explica melhor como são esas especies de quistos!por acaso são umas bolinhas k ficam assim agarradas a pele da ave e crescem?!e a tal substancia dura não tem aspecto de fases?!
Vamos fazer amigos entre os animais.
Estiveirissima
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 25, 2006 11:13 pm

sexta set 29, 2006 1:01 am

Olá a todos agradeço desde já a disponibilidade.
Não sei explicar muito melhor, o aspecto começa por parecer umas bolinhas de pele tipo um "cano"(aquela especie de poro que tem a pena lá dentro) mas mais grosso. Depois forma tipo uma bolha e seguidamente começa a sair pena misturada com uma pasta rija estilo crosta amarelada quase branca. Este ainda está na fase da bolha. Fica situada no dorso, o outro canário começou numa asa e espalhou-se pelo corpo todo. Lembro-me de ter ido a uma casa de animais que me disseram não haver nada a fazer ... mas também ainda não tinha conhecido a arca e acabei por me conformar.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo out 01, 2006 1:08 pm

Caro amigo, tal como dizem os amigos anteriores, são coisas que só mesmo à vista se pode dar uma ajuda e aconselho que peça a ajuda de alguém experiente na criação de canários.
No entanto, temo que , o que lhe disseram na casa de pássaros seja verdade e que não tenha solução.
Segundo o que tenho lido e conversado sobre o assunto, e pela minha experiencia com canários, esse problema não tem solução e tem origem na criação consaguínea durante a selecção das várias linhagens de canários.
Ao apurarmos determinadas caracteristicas dos canários, que nos interessam, atraves de cruzamentos controlados, vamos apurando essas caracteristicas, mas ao mesmo tempo tb criando problemas vários, especialmente os quistos nas penas, a mortalidade elevada, epilepsia, etc.
Em termos geneticos, são consequencias naturais de uma disponibilidade de genes reduzida. A criação é feita entre elementos de uma mesma familia e quando se atingem os objectivos pretendidos, tb as taras , as doenças, os problemas se transmitem e são tb eles cada vez mais apurados.
Se não é criador, se apenas quer um passarinho para cantar e mimar, compre uma raça robusta, sem "pedigree"; são baratos, cantam exactamente como os outros, resistem a tudo e geralmente morrem de velhos. Com um pouco de sorte, até encontra alguém que lhe dê um.
Se quer um canario de raça, robusto, resistente e bonito.....compre um Arlequim Portugues, a unica raça desenvolvida em Portugal, por portugueses e ainda à espera de ser homologado pela COM (Confederação Ornitologica Mundial).
Responder

Voltar para “Aves”