canario a ficar "careca"

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
karla1
Membro
Registado: terça mar 07, 2006 11:20 pm

sábado out 14, 2006 10:31 am

ola a todos! tenho um canario macho que de ha uns dias pra ca esta a ficar sem penas no alto da cabeça nao vejo ferida nenhuma e tambem nao o vejo coçar mas nao me parece uma simples queda de penas , tenho andado a por soro fisiologico mas nao sei se fara alguma coisa. ele esta mesmo ja com peladas se alguem me puder ajudar agraceço
obrigada
karla
branca
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 17, 2006 9:39 am

Olá,
também tive um canário a quem aconteceu isso, pior ainda começou na cabecita e acabou no resto do corpo, preocupou-me mas asseguraram-me que era apenas mudança de penas. Até porque ele também deixou de cantar nessa altura, e ainda durou uns largos meses a fazer a muda.
No entanto existem algumas doenças que podem também provocar as ditas peladas,se não conhecer ninguem que perceba de canários o melhor será ir até ao veterinário sempre fica mais descansada.
Cump.
pedroleitao
Registado: segunda out 16, 2006 5:21 pm

terça out 17, 2006 9:56 am

poderá ser falta de vitaminas ou entao e muda da pena.
a diferença é que na muda da pena terás os canudos das penas novas a aparecerem, enquanto na falta de vitaminas poderá tar careca, a ver-se a pele do canario sem os tais canudos das penas novas, para a falta de vitaminas deves dar ao passaro uma boa alimentação baseada em sementes, folhas de espinafres presas na gaiola, alternando com couves, maçã em fatia encaixada na grade, ou pera, da-lhe tb osso de choco preso na gaiola com mola, e grit (o qual pode ser encontrado numa loja de animais, sao umas pedrinhas que alem de calcio ajudam a moer as sementes na goela), deves dar por fim uma papa de ovo num comedouro que se compram nas lojas. qualquer duvida é só ligares ou mandares mail 962807895 [email protected]
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

terça out 17, 2006 7:01 pm

Nesta altura do ano as aves já fizeram a muda da pena; no entanto, há factores que podem provocar uma muda anormal, fora de época, como por exemplo uma mudança de temperatura brusca, alteração do habitat, alterações na alimentação, etc.
Outra hipótese e que me parece a mais provável, é o piolho vermelho; pegue no canario, com as costas na palma da mão, abra as asas ( uma de cada vez) e verifique se tem umas pintinhas pretas ou vermelhas nas penas. Se tiver, é mesmo piolho vermelho e precisa de ser desparasitado, assim como toda a gaiola e todos os utensilios da mesma. Devem mesmo ser lavados com agua e detergente.
Para desparasitar a ave, há a venda no mercado vários insecticidas, em pó e em spray; recomendo em pó.
Mesmo que não sejam piolhos, a desparasitação é sempre desejável.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

terça out 17, 2006 7:02 pm

Nesta altura do ano as aves já fizeram a muda da pena; no entanto, há factores que podem provocar uma muda anormal, fora de época, como por exemplo uma mudança de temperatura brusca, alteração do habitat, alterações na alimentação, etc.
Outra hipótese e que me parece a mais provável, é o piolho vermelho; pegue no canario, com as costas na palma da mão, abra as asas ( uma de cada vez) e verifique se tem umas pintinhas pretas ou vermelhas nas penas. Se tiver, é mesmo piolho vermelho e precisa de ser desparasitado, assim como toda a gaiola e todos os utensilios da mesma. Devem mesmo ser lavados com agua e detergente.
Para desparasitar a ave, há a venda no mercado vários insecticidas, em pó e em spray; recomendo em pó.
Mesmo que não sejam piolhos, a desparasitação é sempre desejável.
karla1
Membro
Registado: terça mar 07, 2006 11:20 pm

quinta out 19, 2006 1:16 am

muito obrigada pelas respostas
vou certamente seguir os vossos concelhos
karla
Responder

Voltar para “Aves”