casal de piriquitos
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta out 13, 2006 4:22 pm
ola pessoal, o meu problema e um casal de piriquitos que tenho desde novos à 2anos ,eu tenho tantado de tudo para fazerem criacao mas eles nao fazem , sera que e da femea ? por fafor ajudem-me.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
1º Eles têm bastante cálcio à disposição?
Se não tiverem, é importante que lhes comece a fornecer,através do grit (este é quase indispensável, pois para além de fornecer cálcio, fornece também outros sais minerais e ajuda à digestão), do bloco mineral, osso de siba...
2º A fêmea costuma demonstrar interesse pelo ninho, passando lá grande parte do tempo?
Se sim, é porque realmente ela será estéril, pois não consegue efectuar a postura! Caso ela não ligue sequer ao ninho, ela poderá até ser fértil, mas não estará interessada em criar (caso seja este o caso, o melhor será separá-la do macho durante um mês, sem se puderem ver, apenas ouvir, e depois voltar a juntar)
3ºA fêmea põe ovos e estes não nascem?
Se ela puser ovos e estes não eclodirem o problema aí poderá ser do macho, que poderá ser estéril (ou os ovos poderão ter alguma defeciência, e aí a culpa é da fêmea)
4º O casal dá-se bem?
Caso o casal seja muito zaragateiro entre si, o melhor será arranjar um novo conjugue para cada um deles! E já os viu a copular?

Se não tiverem, é importante que lhes comece a fornecer,através do grit (este é quase indispensável, pois para além de fornecer cálcio, fornece também outros sais minerais e ajuda à digestão), do bloco mineral, osso de siba...
2º A fêmea costuma demonstrar interesse pelo ninho, passando lá grande parte do tempo?
Se sim, é porque realmente ela será estéril, pois não consegue efectuar a postura! Caso ela não ligue sequer ao ninho, ela poderá até ser fértil, mas não estará interessada em criar (caso seja este o caso, o melhor será separá-la do macho durante um mês, sem se puderem ver, apenas ouvir, e depois voltar a juntar)
3ºA fêmea põe ovos e estes não nascem?
Se ela puser ovos e estes não eclodirem o problema aí poderá ser do macho, que poderá ser estéril (ou os ovos poderão ter alguma defeciência, e aí a culpa é da fêmea)
4º O casal dá-se bem?
Caso o casal seja muito zaragateiro entre si, o melhor será arranjar um novo conjugue para cada um deles! E já os viu a copular?

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Júnior
c problema e que eu nunca a vi dentro do ninho e a femea rejeita sempre o macho.. à dias que se dao bem outros nem por isso....
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Então o melhor será mesmo fazer aquilo que referi anteriormente! Separe-os durante cerca de 3 semanas/1 mês, sem se puderem ver, só ouvir! Depois volte a juntá-los e passado uma semana do reajuntamento coloque o ninho!
Boa Sorte
Boa Sorte

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
- Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm
Olá!
Será que é realmente 1 casal ou 2 fêmeas ou 2 machos?
É muito estranho a fêmea nunca ter entrado no ninho, porque mesmo que fosse velha ou estéril entrava de certeza. Vê lá se não são dois machos
!
Se for 1 casal a cera do macho é azul e a da fêmea é castanha.
No caso de serem albinos, lutinos ou malhado recessivos a cera do macho é purpura/roseado; a da fêmea é castanha.
Chau, e dá notícias

Se for 1 casal a cera do macho é azul e a da fêmea é castanha.
No caso de serem albinos, lutinos ou malhado recessivos a cera do macho é purpura/roseado; a da fêmea é castanha.
Chau, e dá notícias

e um casal , tenho a certeza ,ainda sei destinguir o macho da femea mas obrigado na mesma, agora ja os separei , quando voltar a juntalos dou noticias . Obrigado a todos