Boas
Tenho um casal de periquitos a fazer criação neste momento.É a sua primeira crição.A femea já pos 4 ovos, o primeiro dos quais na passada quinta-feira,se tudo continuar a correr bem amanhã ela podera por o seu quinto ovo.
A minha dúvida é qual é a média de ovos que uma femea poderá por?
Já li que se uma femea puser muitos ovos podera ter que se retirar alguns para não ficar sobrecarregada quando as crias nascerem.
Se a minha femea puser ovos a mais será possivel ela chocar os ovos todos e depois quando as crias nascerem eu retirar algumas e cria-las à mão? E se puder,qual a melhor maneira de cria-las?
Desculpem tantas dúvidas mas apesar de ja ter tido vários periquitos esta é a primeira vez que fazem criação. Espero que alguém me possa ajudar.
Obrigado.Cláudia
casal de periquitos com ovos
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo ago 27, 2006 3:37 am
A femea põe em media 3 a 8 ovos.
para cria-los a mão é preciso comprar uma papa especial para filhotes de periquitos, voce compra em qualquer loja onde vende periquiro.
para cria-los a mão é preciso comprar uma papa especial para filhotes de periquitos, voce compra em qualquer loja onde vende periquiro.
Aconselho a que não intervenha na alimentação das aves nos primeiros 10 a 12 dias pelo menos; eu diria para não interferir nunca, mas a partir de certa altura já não será muito grave.
Os pais vão segregar nos primeiros dias substancias que misturadas com a comida que lhes damos vão fazer uma especie de "leite" que nenhum alimento dado por nós pode substituir e que é importante nos primeiros dias.
A partir de certa altura a alimentação muda e eles começam a comer a alimentação "normal" ; então ai já pode ajudar mas nunca substituir os pais.
Os pais vão segregar nos primeiros dias substancias que misturadas com a comida que lhes damos vão fazer uma especie de "leite" que nenhum alimento dado por nós pode substituir e que é importante nos primeiros dias.
A partir de certa altura a alimentação muda e eles começam a comer a alimentação "normal" ; então ai já pode ajudar mas nunca substituir os pais.
Obrigado Mozungo
Afinal não será necessario retirar nenhuma cria pois a femea pos 5 ovos.
Agora uma outra questão se alguém me puder ajudar. A femea pos o primeiro ovo no dia 9 de Novembro e pelas minhas contas a cria do primeiro ovo deveria ter nascido na passada 2ª feira, mas ate hoje ainda não nasceu nenhuma cria.
Alguém me poderia explicar realmente como se ve se tem alguma cria la dentro.
Estive a pouco a observar os ovos, um a um, à luz, e 2 deles deles estão transparentes, e á luz ficam meio amarelados ( parecem opacos) e não me parece que tenha alguma coisa la dentro a não ser gema e clara.
Agora os outro 3 ovos não ficam transparentes à luz, parece que a casca é mais "grossa" , apenas na parte mais redonda do ovo se nota mais transparente, parecendo ser mais fina...será que esses tem alguma cria?
Obrigado
Cláudia
Afinal não será necessario retirar nenhuma cria pois a femea pos 5 ovos.
Agora uma outra questão se alguém me puder ajudar. A femea pos o primeiro ovo no dia 9 de Novembro e pelas minhas contas a cria do primeiro ovo deveria ter nascido na passada 2ª feira, mas ate hoje ainda não nasceu nenhuma cria.
Alguém me poderia explicar realmente como se ve se tem alguma cria la dentro.
Estive a pouco a observar os ovos, um a um, à luz, e 2 deles deles estão transparentes, e á luz ficam meio amarelados ( parecem opacos) e não me parece que tenha alguma coisa la dentro a não ser gema e clara.
Agora os outro 3 ovos não ficam transparentes à luz, parece que a casca é mais "grossa" , apenas na parte mais redonda do ovo se nota mais transparente, parecendo ser mais fina...será que esses tem alguma cria?
Obrigado
Cláudia