Boas,
Estou um pouco confuso sobre os pardais de java que comprei, e passo a explicar.
Pois então, comprei dois pardais de java como sendo casal(um macho e uma femea).
Li alguma coisa sobre a destinção de sexos, que o bico da femea é mais estreito e mais palido que o do macho, que o macho canta e a femea não, que o macho faz a corte à femea, que é o macho que faz o ninho, a aurelula em volta do olho e mais acentuada nos machos, enfim, muita coisa pelos vistos.
Agora, o que me deixa confuso, e é aqui que preciso que me ajudem é, um deles canta, faz a corte, não liga nenhuma ao ninho, não vejo destinção entre os bicos e ainda não vi os olhos, o outro faz o ninho, tenho a imperção que já o vi(ouvi) a cantar mas não tenho a certeza, já tentei inventar umas anilhas para os destinguir, mas em vão, vou ter de as comprar, pois tenho medo de os aleijar.
Onde comprei coloquei a questão de que se forem do mesmo sexo se poderia trocar um, ao que me responderam que sim, não gostava de deixar passar mais tempo, pois já lá vai um mes e nada de ovos, e ainda mais confuso estou.
Penso que coloquei aqui uma boa descrição comportamental das aves, se me poderem ajudar desde já o meu muito obrigado, se houver questões que neste momento não me recorde, terei todo o interesse em responder o mais breve possivel.
Cumprimentos a todos
Cesar Lopes
Pardais de Java Casal??????
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am
Então, ninguem me pode ajudar.....
Algumas linhas por favor......
Fico à espera.
Obrigado
Algumas linhas por favor......
Fico à espera.
Obrigado
-
- Membro Júnior
Boas Pedro21,
parece que me expliquei mal, eu quando me referi ao "já lá vai um mes e nada de ovos" queria dizer que eu pensei que um mes seria suficiente para eu me decidir em relação ao sexo das aves, o que ainda não aconteceu, os ovos seriam a certeza que me falta, isto tudo porque eu não queria deixar passar muito tempo para efectuar a troca se necessario.
Qualquer das formas obrigado pelo teu comentario, entretanto já fui falar com o senhor que me vendeu o suposto casal e ele diz que me troca um por uma femea, só tenho de esperar um tempo. Assim sempre tenho mais tempo com as aves para me poder decidir.
Obrigado
Cesar Lopes
parece que me expliquei mal, eu quando me referi ao "já lá vai um mes e nada de ovos" queria dizer que eu pensei que um mes seria suficiente para eu me decidir em relação ao sexo das aves, o que ainda não aconteceu, os ovos seriam a certeza que me falta, isto tudo porque eu não queria deixar passar muito tempo para efectuar a troca se necessario.
Qualquer das formas obrigado pelo teu comentario, entretanto já fui falar com o senhor que me vendeu o suposto casal e ele diz que me troca um por uma femea, só tenho de esperar um tempo. Assim sempre tenho mais tempo com as aves para me poder decidir.
Obrigado
Cesar Lopes
-
- Membro Júnior
Boas,
Acabei por ir trocar um por uma femea, notei logo uma diferença comportamental do macho em relação à nova ave, e passados dois dias vi o macho em cima da femea.
Até à data parece tudo normal, só um canta(o mais antigo) e a nova ave(a femea) não canta, já vi o ritual de acasalamento(esticar-se todo consecutivamente) e depois saltar para cima da femea, o macho salta muitas Xs para cima do ninho com um comportamento que parece convidar a femea a entrar, parece tudo no bom caminho.
Não sei se eram um casal, mas agora tenho a certeza que o são.
Até breve, vou dando noticias, vamos ver se ainda consigo tirar umas crias nos proximos meses.
Cesar Lopes
Acabei por ir trocar um por uma femea, notei logo uma diferença comportamental do macho em relação à nova ave, e passados dois dias vi o macho em cima da femea.
Até à data parece tudo normal, só um canta(o mais antigo) e a nova ave(a femea) não canta, já vi o ritual de acasalamento(esticar-se todo consecutivamente) e depois saltar para cima da femea, o macho salta muitas Xs para cima do ninho com um comportamento que parece convidar a femea a entrar, parece tudo no bom caminho.
Não sei se eram um casal, mas agora tenho a certeza que o são.
Até breve, vou dando noticias, vamos ver se ainda consigo tirar umas crias nos proximos meses.
Cesar Lopes
-
- Membro Júnior
Boas,
As novidades são, o macho anda todo atarefado a fazer o ninho, e já vi a femea a vesitar o ninho.
Até à proxima
Cesar Lopes
As novidades são, o macho anda todo atarefado a fazer o ninho, e já vi a femea a vesitar o ninho.
Até à proxima
Cesar Lopes
-
- Membro Júnior
Boas,
Hoje, estava eu nos meus afazeres quando oiço uma grande chiadeira no viveiro, espreito, e está o macho a galar a femea, estiveram nisto +/- 30s.
Já não é a primeira vez que vejo o macho a galar a femea, mas tanto tempo foi a primeira.
Alguem que tem seguido estes posts me sabe dizer para quando é que está previsto ela pôr?
Este casal está junto desde dia 08/12/2006, e desde então o macho tem feito o seu papel, muito bem, a meu ver.
Cumps, fico à espera de previsões, ok.
Cesar Lopes
Hoje, estava eu nos meus afazeres quando oiço uma grande chiadeira no viveiro, espreito, e está o macho a galar a femea, estiveram nisto +/- 30s.
Já não é a primeira vez que vejo o macho a galar a femea, mas tanto tempo foi a primeira.
Alguem que tem seguido estes posts me sabe dizer para quando é que está previsto ela pôr?
Este casal está junto desde dia 08/12/2006, e desde então o macho tem feito o seu papel, muito bem, a meu ver.
Cumps, fico à espera de previsões, ok.
Cesar Lopes