Boas
Eu tenho um casal de periquitos que ha tempos atras fez uma postura de 5 ovos da qual nasceu apenas um e que já tem cerca de 37 dias.
Há cerca de uma semana fui espreitar o ninho a ver se estava tudo bem com o "bebe" e qual não é o meu espanto já a femea tinha começado outra postura que já vai em 4 ovos.
A minha questão é referente à cria, pois até à 3 dias ela estava sempre dentro do ninho e agora quando chego a casa ela está sempre cá fora no chão da gaiola.Acho que a femea já começou a expulsa-la do ninho por causa dos ovos.Será que posso ainda deixar a cria na gaiola?
Pelo que vejo ela já começou a debicar alguma comida, mas vejo o macho de vez em quando a alimentá-la.
Desculpem o testamento.
Obrigado
Cláudia
Periquitos com cria bebe puseram ovos outra vez
os periquitos são muito proliferos, e começam uma nova ninhada antes que todos os passarinhos da anterior sejam autonomos. não é nenhum espanto... Por acaso ja leu alguma coisa sobre criaçao de periquitos???
as crias ficam autonomas ás 6 semanas penso eu.
as crias ficam autonomas ás 6 semanas penso eu.
Sugiro que tenha dentro da gaiola mais de um ninho por casal. A situação que refere é normal e se tiverem outro local onde fazer novo ninho, talvez eles o utilizem na ninhada seguinte.
Se o jovem está fora do ninho é porque chegou a hora disso; é natural que os pais ainda o alimentem durante algum tempo. Entretanto ele tb já vai tentando, mas pode ainda não ser o suficiente; quando verificar que ele se alimenta normalmente e que os pais já não lhe ligam, separe-o.
Se não sabe quando, pode separá-lo logo que a nova ninhada nasça.
Se o jovem está fora do ninho é porque chegou a hora disso; é natural que os pais ainda o alimentem durante algum tempo. Entretanto ele tb já vai tentando, mas pode ainda não ser o suficiente; quando verificar que ele se alimenta normalmente e que os pais já não lhe ligam, separe-o.
Se não sabe quando, pode separá-lo logo que a nova ninhada nasça.
Muatyr e Mozungo
Obrigado pelas vossas respostas.
Sim já li algumas coisas sobre criação de periquitos, o básico claro, mas não falava especificamente de uma situação assim, dai querer esclarece-la.
De qualquer forma pelo que me tenho apercebido parece que já chegou a altura de a cria sair do ninho, pois já a vejo alimentar-se sozinha embora de vez em quando o macho lhe de comida.
Vou esperar até ao proximo fim de semana e ai vou separa-la dos pais.
Obrigado.
Cumprimentos
Cláudia
Obrigado pelas vossas respostas.
Sim já li algumas coisas sobre criação de periquitos, o básico claro, mas não falava especificamente de uma situação assim, dai querer esclarece-la.
De qualquer forma pelo que me tenho apercebido parece que já chegou a altura de a cria sair do ninho, pois já a vejo alimentar-se sozinha embora de vez em quando o macho lhe de comida.
Vou esperar até ao proximo fim de semana e ai vou separa-la dos pais.
Obrigado.
Cumprimentos
Cláudia
De nada claudia. O que interessa é nós nos ajudarmos aqui no forum, pois é para isso que eu acho que este forum serve.
devemos sempre colocar as nossas questões. assim ceretamente que trataremos melhor os nossos animais.
recomendo-te que leias um livro que se chama ABC da criação de periquitos, não sei se ja existe uma nova publicação ou não. mas os livros desta editora são muito bons e ajudam-nos a comprender melhor as aves e respondem-nos a muitas questões.
abraço e quase de certeza que ja podes tirar o piriquito aos pais.
devemos sempre colocar as nossas questões. assim ceretamente que trataremos melhor os nossos animais.
recomendo-te que leias um livro que se chama ABC da criação de periquitos, não sei se ja existe uma nova publicação ou não. mas os livros desta editora são muito bons e ajudam-nos a comprender melhor as aves e respondem-nos a muitas questões.
abraço e quase de certeza que ja podes tirar o piriquito aos pais.
Ola novamente
Eu desde ha uns dias para cá tenho vindo a tirar a cria da gaiola aos bocadinhos para habitua-la a andar cá fora!!!è muito gira.
Vou tirar umas fotos e depois posto aki.
Obrigado pelo conselho sobre o livro.
Cumprimentos
Cláudia
Eu desde ha uns dias para cá tenho vindo a tirar a cria da gaiola aos bocadinhos para habitua-la a andar cá fora!!!è muito gira.
Vou tirar umas fotos e depois posto aki.
Obrigado pelo conselho sobre o livro.
Cumprimentos
Cláudia