Bicos de Lacre

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Gn_Leugim
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 2:24 pm

quinta fev 22, 2007 3:07 pm

tenho um pequeno problema!

tenho um casal de bicos de lacre (Astrilda astrild) que se encontra a chocar 5 ovos, dos quais acho k 2 tao fecundados..

mas sabendo o esturial deste casal, e de prever k irao abandonar as crias, e estas acabarao por morrer. :cry:

Sei k poderia recorrer a um casal de amas, mas o unico casal k disponho alem dos bicos, um casal de mandarins, ta virado pa tudo menos pa criar ou faxer ninho.. :( dai k esta possiblidade esta descartada..

tomei entao a decisao de os criar à mao..

surge entao o problema, que se encontra na manutençao de tais seres tao pekenos e frageis..
ja pensei em colocalos num ninhu emprovisado, feito com algudao no interior de uma caixa de ovos.. mas receio k mesmo com tal isolamento,as aves nao mantenham uma temperatura boa..

gostaria k alguem me disse-se um metodo k poderia usar para manter ou akecer as aves..[/b]
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quinta fev 22, 2007 7:10 pm

Olá !

Não o aconselho a fazer isso .

1º-As aves apesar de serem animais homeotérmicos (animais de sangue quente) ao nascerem comportam-se como animais poiquilotérmicos (animais de sangue frio) ou seja não conseguem regular a sua temperatura corporal e é por isso que á nascença passam muito tempo debaixo do progenitor(es).Se retirar as crias á nascença pouco ou nada poderá fazer para as aquecer.

2º-Mesmo que arranja-se um meio de as manter quentes seria dificil alimenta-las porque as crias de Estrilda astrild como deve saber são minúsculas e teria de as manter constantemente com o papo cheio e limpas , sem residuos de comida no corpo e em redor da cabeça pois isso traria graves problemas respiratórios e oftálmicos .

O que eu aconsellho é esperar para ver se os pais os alimentam , porque muitas vezes não o fazem devido á inexpriência , se a situação persistir terá de desistir do casal , como casal reprodutor .
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

quinta fev 22, 2007 11:03 pm

Nenhuma ave deve ser tirada dos seus progenitores antes de completar 8-10 dias de vida, pois eles nessa altura estão muito “frágeis” e necessitam de cuidados muitos especiais, como as condições atmosféricas (Temperatura e Humidade). Também é importante que os pais biológicos transmitam as enzimas e probióticos naturalmente, pelo menos nos primeiros dias de vida.

No caso de não respeitarem estas normas, o mais provável é as aves também não resistirem.
<strong>Cumprimentos</strong>

Rodrigues
Gn_Leugim
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 2:24 pm

sexta fev 23, 2007 2:10 pm

obrigado por ambos concelhos..

so mais uma pergunta.. caso os mandarins venham a crir ao mesmo tempo k os b. de lacre, sera aconselhavel trocar alguns dos ovos para poder vingar alguns bicos de lacre? :?
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sexta fev 23, 2007 9:38 pm

Olá !

Sim pode colocar os ovos dos bicos-de-lacre no ninho dos mandarins mas só se as duas posturas coincidirem temporalmente caso contrário os bicos-de-lacre poderão estar demasiado adiantados em relação aos mandarins ou vice-versa . Certifique-se também que não srobrecarrega os mandarins com demasiados ovos .
Responder

Voltar para “Aves”