Boa noite,
é viável a procriação de canários numa gaiola grande, com dois casais ? ou terei de separar ?
Obrigada
mm
Gaiola grande comunitária
Boas!
Tb concordo que separado é melhor. Mas é viável a criação em Viveiro.
Já vi vários casais em Viveiro comunitário. Com vários poleiros diminuem as disputas de machos....Os melhores machos ficam com os poleiros mais elevados e tb acontece alguns machos perderem o piu, pois nem se atrevem a piar com outros machos por perto..
Tb concordo que separado é melhor. Mas é viável a criação em Viveiro.
Já vi vários casais em Viveiro comunitário. Com vários poleiros diminuem as disputas de machos....Os melhores machos ficam com os poleiros mais elevados e tb acontece alguns machos perderem o piu, pois nem se atrevem a piar com outros machos por perto..

O meu problema é que eu ainda não percebi quantos machos e quantas fêmeas tenho na gaiola . Ao todo tenho 4 canários juntos, de certeza que um e uma são canário e canária , os outros dois não sei ....., andei muito tempo a julgar que eram 3 machos , em que só um cantavam , os outros não se atreviam , até que na semana passada experimentei colocar na gaiola mais um , pois comprei uma gaiola bem maior ainda . Acontece que esta última é mesmo fêmea . Coloquei dois ninhos e material para o fazerem .... , rapidamente a novata o fez e logo no dia seguinte estava lá um ovo , logo ela deve ter vindo de esperanças já
, já lá estão 4 ovos no total . O canário / canário ( o que tenho a certeza de ser canário ) , continua a cantar frenéticamente e não liga nenhuma e à fêmea, um que pensava ser fêmea , não canta mas comporta-se como uma mistura de ambos os sexos , quando a canária sai do ninho vai ele para lá ..... depois há um ( uma ) outra que não liga nada ao que se passa
Felizmente que o viveiro/gaiola dá para os separar e estou atenta às brigas , que não têm existido . Esqueci-me , nunca se interessaram pelo outro ninho .
Se não me puderem ajudar não faz mal , sei que está complicado
, se quiserem posso ir contando a novela
Obrigada pelas vossas respostas , certo certo é que não há regras fixas . Vamos ver , às tantas ainda vou comprar outra gaiola do mesmo tamanho desta , porque se houver filhotes , torna-se pequena ....
mena

Felizmente que o viveiro/gaiola dá para os separar e estou atenta às brigas , que não têm existido . Esqueci-me , nunca se interessaram pelo outro ninho .
Se não me puderem ajudar não faz mal , sei que está complicado

Obrigada pelas vossas respostas , certo certo é que não há regras fixas . Vamos ver , às tantas ainda vou comprar outra gaiola do mesmo tamanho desta , porque se houver filhotes , torna-se pequena ....
mena
Olá Mena
Na minha opinião deveria comprar, sim, varias gaiolas para criar em casais separados e ficar com essa para as crias que nascerem.
Criar canários em colónia não é a melhor solução porque os machos alem de brigarem vão “galar” varias fêmeas logo se tiver varias raças de canários, os filhos vão sair de uma mistura de raças e a qualidade das aves vai ficar muito baixa.
Cpps
José Faustino

Na minha opinião deveria comprar, sim, varias gaiolas para criar em casais separados e ficar com essa para as crias que nascerem.
Criar canários em colónia não é a melhor solução porque os machos alem de brigarem vão “galar” varias fêmeas logo se tiver varias raças de canários, os filhos vão sair de uma mistura de raças e a qualidade das aves vai ficar muito baixa.
Cpps
José Faustino
Colocando-se o pássaro na palma da mão, com o ventre para cima o macho apresenta o órgão genital em forma de pequeno gancho, enquanto a fêmea fica inchada como se um ovo fosse sair. Também nas fêmeas as penas que circundam a cloaca tem aparência de leque, enquanto nos machos tem a forma de tufo ou espanador, conforme ilustração:mariamena Escreveu:O meu problema é que eu ainda não percebi quantos machos e quantas fêmeas tenho na gaiola . Ao todo tenho 4 canários juntos, de certeza que um e uma são canário e canária , os outros dois não sei ....., andei muito tempo a julgar que eram 3 machos , em que só um cantavam , os outros não se atreviam , até que na semana passada experimentei colocar na gaiola mais um , pois comprei uma gaiola bem maior ainda . Acontece que esta última é mesmo fêmea . Coloquei dois ninhos e material para o fazerem .... , rapidamente a novata o fez e logo no dia seguinte estava lá um ovo , logo ela deve ter vindo de esperanças já, já lá estão 4 ovos no total . O canário / canário ( o que tenho a certeza de ser canário ) , continua a cantar frenéticamente e não liga nenhuma e à fêmea, um que pensava ser fêmea , não canta mas comporta-se como uma mistura de ambos os sexos , quando a canária sai do ninho vai ele para lá ..... depois há um ( uma ) outra que não liga nada ao que se passa
![]()
Se não me puderem ajudar não faz mal , sei que está complicado, se quiserem posso ir contando a novela
![]()
mena

Cumps.
karsan