Papagaio cinzento mauzão.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
MoRePhInE
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 7:15 pm

quinta jan 11, 2007 5:15 am

Olá a todos!
Já não é a primeira vez que posto sobre o meu papagaio que já está há 5 meses connosco.
Ele tinha 7 meses quando veio para a nossa casa e compramos-lhe uma gaiola enorme com brinquedos e isso .. Melhorei a alimentação dele (apesar de continuar a comer aquilo que bem lhe apetece) ... Aconselharam-me a comprar um poleiro para facilitar a relação dono-papagaio e foi isso que fiz.
Ele era muito mau quando veio para nós e já está um pouco melhor. Nós já nos conseguimos aproximar dele, mas ainda não lhe podemos tocar. Ele é mesmo mau. Não estamos a conseguir domesticá-lo como queríamos ...
Ele está no mesmo compartimento que outros pássaros e já imita o som de todos ou quase todos ... Mas ainda não diz uma palavra que seja, apesar de falarmos e insistirmos imenso com ele.
O papagaio foi uma oferta que demos ao meu pai que adora papagaios e nunca tinha tido nenhum. Mas ele gostava de ter um papagaio mais meiguinho e que andasse no ombro e essas coisas todas a que, normalmente, associamos aos papagaios.
Gostava que, se pudessem, me ajudassem na domesticação dele, pois não sabemos já o que fazer.
Obrigada pela vosa atenção :)
mttavares
Registado: sábado jan 27, 2007 12:20 pm

sexta fev 02, 2007 3:30 pm

Boa tarde.
Um papagaio cinzento é um animal complicado como animal de estimação pois é um passaro extremamente inteligente e que requer bastanta atenção e principalmente um alimentação muito variado.
A domesticação de um papagaio cinzento é muito dificil, requer muito trabalho e dedicação.
Tenho vindo a aprefeiçoar a tecnicas de domesticação desta raça e sei que é muito dificil principalmente quando uma pessoa nao tem a experiencia necesaria para ensinar um animal desta categoria.
Esquça o poleiro pois vai por o animal ainda mais nervoso e com medo das pessoas (o animal tem de ser sentir protegido)
Se necessitar de maior ajuda estou à sua inteira disposição.
Abraços
Miguel: [email protected]
vascogabriel
Membro Júnior
Registado: domingo jan 28, 2007 3:23 am

domingo fev 11, 2007 5:23 pm

Óla MoRpHiNe, os papagaios podem demorar muito tempo a domesticar, especialmente como parece ser o teu caso um pouco "mauzão". Quando eles vêm muito novos a domesticação torna-se mais fácil do que quando adquiridos mais velhos ou vêm de outro dono. Uns papagaios aceitam bem o contacto e rapidamente com o dono, outros levam o seu tempo o que por vezes nos leva quase ao desanimo ou á pressa (desaconselhavél).
Se dizes que já conseguiste progressos óptimo, tenta é ir sempre devagar nas tuas aproximações, dia após dia e nunca exigir demais do pássaro colocando-o sob pressão pois assim o que vais conseguindo conquistar perdes rápidamente.´
Se dizes que lhe queres tocar, dar-lhe de comida á boca é um boa maneira de estimular a confiança e depois a aproximação e com o tempo vais conseguindo que ele venha para a tua mão. Também te posso te dizer que uns só se deixam tocar na cabeçam outros só nas patas outros no corpo todo enfim, cada um tem a sua personalidade e vais ter de a descobrir por ti mesma.
Após teres descoberto a personalidade do papagaio e a confiança do mesmo acredita que vais ter um dos animais mais maravilhosos que existem :D
Se quiseres mais alguma coisa manda pm
Deciol
Membro Júnior
Registado: terça nov 28, 2006 6:43 pm

quinta fev 22, 2007 4:32 pm

Olá MoRePhInE,

Ambos os posts de resposta que vi ao teu problema estão excelentes.
A chave é paciência e confiança.
Os papagaios cinzentos são altamente sociáveis, significa que devem estar sempre perto de vocês, o bando dele.
Existem muitas abordagens possiveis, o treino formal ajuda muito a estabelecer o tal laço de confiança e segurança que é a chave de uma boa relação com o teu papagaio. Conheces o clicker training?! É muito usado com cães e tem resultados excelentes com papagaios...
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

sábado fev 24, 2007 1:56 am

o meu cinzento qd o comprei foi logo para um poleiro tambem gritava q nem um desalmado agora passado 2 anos anda comigo por todo o lado e fala q se farta e pede para lhe fazerem festinhas na cabeça.
e ai de eu q chegue a casa e nao va falar com ele começa a gritar " beijinho"q é para lhe dar um beijinho.
gaiola de facto cria uma barreira entre o papagaio e o dono
Deciol
Membro Júnior

terça fev 27, 2007 2:55 pm

Boa tarde,

peço desculpa Tang, mas não posso discordar mais. Um poleiro por si só é a pior coisa para ter um papagaio :evil:
Aposto que também o tem a sementes de girassol durante todo o dia :evil:
Um papagaio deve ter uma gaiola espaçosa, com espaço para brinquedos e com comedouros para comida fresca :wink:
A sua gaiola é a sua casa e ele deve sentir-se bem nela e ter horas no seu exterior, dedicadas à interacção com os donos, ao treino e à brincadeira.
Que exercicio pode fazer um papagaio num poleiro durante todo o dia?!
Nem direito a um brinquedo tem?!
Nada que o desenvolva quer fisica quer intelectualmente!!!
Desculpe-me a frontalidade mas o seu post que compara gaiolas e poleiros não tem qualquer fundamento.
Se o seu papagaio é hoje sociável nada tem a ver com o estar num poleiro preso por uma perna :evil:
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quarta fev 28, 2007 1:11 am

mas o meu nao esta em poleiro agora esta numa gaiola enorme carregado de brinquedos e sai qd quer.
o poleiro foi so para treino para se habituar a presença humano sem que a gaiola faça de barreira animal/dono.
entretanto ele la se habituou a nos e ao fim de 3 meses ja dizia olá.
Alem disso ele nao estava nim poleiro daqueles convencionais q nao passam de um prato com um pedaço de ferro e dois comedoros.
ele estava num daqueles para araras com escadas e tudo
Deciol
Membro Júnior

quarta fev 28, 2007 12:00 pm

Perfeito Tang :D

assim sim. Um Papagaio com a sua casa própria (gaiola) e com espaços de diversão (poleiro e recreio) :D

Agora já nos estamos a entender :lol:
Deciol
Membro Júnior

quarta fev 28, 2007 12:01 pm

Pena é o MoRePhInE não nos contar a evolução do seu papagaio :cry:
Responder

Voltar para “Aves”