Criar aves à Mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Rodrigues_18
Membro
Mensagens: 100
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

quinta fev 22, 2007 11:12 pm

Como criar aves à mão:

Alojamento

Um dos grandes problemas de sobrevivência das crias quando afastadas dos pais biológicos é manter a temperatura adequada, juntamente com a humidade. Se já obteve criações de Agapornis, já viu com certeza que os ninhos que eles constroem ficam quentes e húmidos.
Existem Maternidade ou incubadoras preparadas especialmente para alojar os recém nascidos. Um método mais caseiro para alojar os recém nascidos é arranjar uma caixa forrada com algodão, pedaços de lã ou serradura. Depois papel absorvente por cima onde as aves (deve sempre criar mais do que uma de cada vez para se aquecer mutuamente) ficaram alojadas. Uma Luz de infra-vermelhos por cima para fazer calor (controle a distancia através de um termómetro - mais perto mais calor, mais longe menos calor), essa temperatura deve rondar os 30º C (cuidado para não ficarem desidratados = luz Infra-vermelhos), deve tapar uma parte do caixa (fazer tecto) para ficar mais escuro, de modo a que as aves não tenham luz directa (infra-vermelhos), mas não deixando perder temperatura.


Alimentação

Para que haja mais probabilidade de sobrevivência das crias, não devemos exagerar na quantidade de alimento de cada refeição, ou seja, devemos dar pequenas quantidades, várias vezes por dia. Com a experiência vai aperfeiçoando a quantidades certas. Na primeira semana (entre os 10-18 dias de vida) a papa deve ser preparada mais líquida e a uma temperatura a rondar os 37,5º C a 38,5º C, se tiver que alimentar várias crias em simultâneo, deve ter cuidado para a papa permanecer sempre à mesma temperatura (método caseiro “banho-maria”). Na 4ª Semana já pode ir engrossando a papa, mas sem exagerar. Eu utilizo para alimentar as minhas aves a papa para crias da Nutribird, existem outras marcas com excelentes qualidades na composição da mesma. Deve repetir a refeição sempre que o papo da ave se apresentar vazio “murcho”. Ter em atenção no manuseamento da ave durante a refeição. Limpar os restos de comida com um cotonete em água morna para não secar e obstruir nenhum canal (cuidado para não deixar fios de algodão na ave).
A papa preparada que sobrar deve ser deitada fora. Com o tempo irá conseguir preparar somente a papa necessária para alimentar as crias.
A papa é dada em seringa ou colher dobrada, sendo o primeiro método, o mais fácil e o mais eficaz. A seringa de preferência deve ser jogada fora após cada utilização (seringas descartáveis) ou após cada utilização lavá-la bem e colocá-la alguns segundos em água a ferver.

Alguns criadores por falta de tempo, só alimentam as crias 5x/dia no máximo na 3ª semana de vida e elas sobrevivem na mesma. Eu alimento no mínimo 6x/dia. A 3ª semana de vida (1ª semana alimentada por nós) é fundamental para a sua sobrevivência, logo não arrisco muito.

Exemplo da Alimentação manual

3ª Semana – alimentação – 6x ou 7x/dia
4ª Semana – alimentação – 5x ou 6x/dia
5ª Semana – alimentação – 4x/dia colocando comida e água à disposição
6ª Semana – alimentação – 3x/dia colocando comida e água à disposição
7ª Semana – alimentação – 2x/dia colocando comida e água à disposição
8ª Semana – alimentação – 1x/dia colocando comida e água à disposição
A ave efectuará o desmame sem problemas.


Higiene

Para evitar o risco de contaminação, é muito importante a limpeza do material que foi utilizado na preparação e fornecimento da papa, como tigelas, sondas e seringas.


Pontos importantes na domesticação da ave

1. Durante as 6ª Semanas de vida só as agarre para alimentá-las, deixe as aves descansarem.
2. Cuidado com as diferenças de temperatura quando for alimentar a ave
3. A ave deve ser manuseada sempre com muito cuidado e carinho
4. Não esteja sempre com ela na mão, é preferível tirá-la da gaiola várias vezes por dia, mas pouco tempo de cada vez.
5. É necessário muita dedicação (tempo livre e paciência)

Resumo

Não é nada fácil criar à mão, porque é preciso muita dedicação. Só aconselho a quem tem muito tempo livre.
E por vezes acontece o que menos desejamos, a morte de uma cria. Esta parte é a mais dolorosa e que nos faz pensar, se efectivamente, deveríamos ou não, deixar os pais biológicos criarem as suas crias?! Mas deparo-me por vezes, com crias mortas no ninho dos pais. Ao criar à mão estou a dar uma probabilidade maior de sobrevivência das crias. Os pais com menos crias no ninho, criam com uma taxa superior a 95%, e eu, ao criar algumas crias estou a diminuir a taxa de mortalidade das mesmas.


Retirado de: http://www.psitacideos.com/modules.php? ... age&pid=22
<strong>Cumprimentos</strong>



Rodrigues
Rodrigues_18
Membro
Mensagens: 100
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

quinta fev 22, 2007 11:18 pm

Falo por experiência própria, que esta tarefa sempre me fascinou devido à dedicação, empenho e paciência que exige. Mas no fim é muito compensador. :wink:

Qual é a vossa opinião?
<strong>Cumprimentos</strong>



Rodrigues
frantrisha
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: terça jan 31, 2006 11:16 pm
Localização: periquito-o Ambrósio claro!!!

sábado fev 24, 2007 3:53 pm

tenho o ambrósio vai fazer 4 anos e ele está completamente domesticado, é muito mimalho , anda à solta por casa e muitas vezes só lhe falta falar.
mas que é necessária muita dedicação e carinho....lá isso é...no 1o ano de vida dele fopi bem complicado, pq foi necessário insistir, insistir... e nunca perder a paciência...mas vale a pena:) é o meu melhor amigo:)

http://cantinhodoambrosio.blogspot.com/
Deciol
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: terça nov 28, 2006 6:43 pm

quarta fev 28, 2007 7:53 pm

Olá Rodrigues_18,

Sinceramente não entendo de criação de aves, sei que é complicado e que deve ser feita por pessoas experientes. Refiro-me aos psitacideos de grande porte, como papagaios, araras e catatuas.

julgo que para as restantes aves, de porte mais pequeno é mais simples, pois regra geral são criadas pelos pais.

Já ouviste falar de "co-parenting"?!
É a técnica que deve ser defendida de criação para aves de porte. E é em muito semelhante à utilizada nas aves de pequeno porte. Basicamente permite à ave que saiba que é uma ave, evitando muitos dos problemas psicológicos que estes animais têm em adultos.
Na realidade, deixa-se que sejam os pais a criar os filhos (os pais tb necessitam de ser psicologicamente saudáveis, senão não saberão como fazê-lo) e o criador (o Homem) só interfere no manuseamento de tempo em tempo da ave e na correcção de alguns "defeitos" da criação dos pais.

Esta técnica permite que a ave receba os ensinamentos dos pais relativos aos seus instintos naturais e que ao mesmo tempo seja estimulada para a convivência com o homem, obtendo-se uma ave muito dócil (conforme o permite actualmente a criação à mão) e ao mesmo tempo uma ave que sabe que é ave

É verdade, é uma técnica bastante interessante que espero que venha a ser praticada pelos criadores do nosso País.
Claro que não será de um dia para o outro, mas devemos estar atentos a estas novas correntes, pois elas têm em vista unicamente o bem estar e a saúde das aves

Abraço,

Décio
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

domingo mar 04, 2007 2:01 pm

Boa tarde!
Crio periquitos já alguns anos e nunca tive nenhum caso de abandono dos pequenos por parte dos pais, talvez seja por isso que não tenha ainda criado nenhuma ave à mão. Custa-me tando eles bem e a crescer naturalmente tira-los dos pais :? mas se forem abandonados claro que sim porque caso contrario morreriam...
Acho que deve ser muito giro criar aves à mão, é necessário é muito tempo livre...um dia espero ter essa experiência...
Fica aqui a minha opinião :wink:
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

segunda mar 05, 2007 8:04 pm

Boas

A Criaçao a mão é muito gira mas é preciso muita paciencia, principalmente para o horario noturno e para quando as coisas nao correm bem.

Existem duas razoes principais para se criar uma ave a mão.

Sendo uma delas o facto de algumas aves não alimentarem as crias, ou alimentarem deficientemente.

A outra razão é que ao retirar-mos as crias permitimos aos adultos fazerem mais posturas que o normal se estivessem a alimentar as crias.

Quanto a resposta do Dècio, nos grandes psitacidios e penso que seja disso que ele esteja a falar, essa tecnica não é tao viavel quanto isso, e nunca sera substituida pela criaçao a mão.

As crias sendo alimentadas pelos papeis nao ficam exactamente doceis e é preciso muita paciencia para domesticar uma ave, quanto mais 10 ou vinte ou mesmo 100.

Depois ha sempre casais que nao alimentam as crias ou que nao chocam.
Com catatuas por exemplo sao raros os criadores que arriscam o choco, pela simples razao que elas partem os ovos.

Um ecletos criado a mão pode nao ser exactamente a coisa mais meiga que existe quanto mais criado pelos pais.

As aves sao das coisas mais belas que existem, mas sao uma das que mais exigem de nos.

Com os melhores cumprimentos Filipe.
Diogomcsousa
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 12, 2010 10:22 pm

domingo mai 15, 2011 9:34 pm

Olá!!! Eu vejo que você já tem experiência em criar periquitos à mão. Eu tenho agora de criar um pequeno e tenho muitas dúvidas... Será que me podia responder? Aguardo a resposta urgente muito obrigado cumprimentos
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo mai 15, 2011 10:47 pm

Diogo, este tópico tem mais de 4 anos...

Excepto em caso de doença ou acidente, na criação e manutenção de aves não existem urgências. Existe muita paciência, pesquisa e dedicação. ;)
Diogomcsousa
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 12, 2010 10:22 pm

segunda mai 16, 2011 8:09 pm

Pois mas não é só dúvidas do pequeno...
Também tenho problemas com os meus casais e gostaria de saber de alguem experiente que me pudesse aconselhar... Se você souber alguem ou isso por favor ajude...
Muitos Cumprimentos Diogo :D
Responder

Voltar para “Aves”