Diamantes Gould e postura dos ovos...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
flor_jade
Membro
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

sexta fev 16, 2007 5:16 pm

:) Boa tarde, o meu casalito colocou 6 ovitos pela 1ª vez, apesar de que o primeiro ovo foi posto no fundo da gaiola, pois não tinham o ninho e partiram-no.
O que me espanta, é ver quase sempre o casal no ninho a chocar os ovinhos (juntos),mas a dúvida é que o 1ºovo (que será o segundo), já fez mais de 14 dias, vai a caminho de 4 semanas e nada de eclodir, será normal???
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

sexta fev 16, 2007 8:03 pm

Boas

O periodo de incubaçao dos diamantes ronda os 15 dias, por isso esses ovos ja nao eclodem.

Se eu nao tou em erro as aves revezam-se no choco nunca as duas ao mesmo tempo, por isso acho que podem ser duas femeas.

Com os melhores cumprimentos Filipe.
flor_jade
Membro

sexta fev 16, 2007 8:30 pm

:D Olá mais uma vez, pois o 1º(2º)ovo poderá não eclodir, pois vai fazer Domingo 4 semanas, mas os restantes ainda poderão, veremos.
E realmente são um casal, e sei que é espantoso, mas que eles estão os 2 no ninho, podem ver nas fotos, sei que deve ser uma raridade, mas são um casal que só visto de ternurentos e unidos para com a primeira postura que fizeram(pois são novitos).
Sei que são uma raça complicada para chocarem os ovos, mas realmente comigo nada me espanta :wink:
jfaustino
Membro
Registado: quarta out 18, 2006 8:27 pm

sábado fev 17, 2007 6:56 pm

Olá flor jade :D

Na minha opinião esses ovos não devem de estar galados.
Já passou muito tempo e provavelmente não vão nascer mesmo que os ovos estejam “ cheios” os embriões podem estar mortos.
Agarre com cuidado um ovo de cada vez e coloque virado para uma luz, se estiver escuro está “ cheio” se estiver claro não vale a pena esperar mais tempo, deite esses ovos fora sem problemas que a fêmea dentro de uma semana vai começar nova postura.
Não é muito bom as aves estarem tanto tempo na incubação dos ovos.

Cps

José Faustino
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sábado fev 17, 2007 11:38 pm

Os diamantes de gould revezam-se no choco e muitas vezes estão os dois dentro do ninho, é um comportamento normal.
Acontece com frequencia que a primeira postura não seja fecundada, mas a segunda e seguintes já deverão ser fecundas. Aguarde e tenha paciencia.
O choco dos diamantes de gould é de cerca de 13 a 15 dias, mas tb pode ver se estão ou não fecundados, embora eu não aconselhe se se trata de um novato como me parece. Aguarde mais um dia ou dois e se não nescerem, desfaça o ninho, deite os ovos fora e deixe-os tratar de fazer novo ninho e nova postura.
flor_jade
Membro

segunda fev 19, 2007 11:10 am

:) Olá e obrigada a todos pelas dicas, realmente vou fazer o que dizem, pois eles acabaram por deitar para fora do ninho 3 ovinhos, e penso, que os outros 2 também não estão em condições.
Vou aguardar e ver o que eles irão fazer, depois dou notícias dos meus pequenotes e mais uma vez obrigada pela atenção :D
flor_jade
Membro

sexta mar 02, 2007 12:44 pm

:D Olá, os meus Diamante G. já têm 5 novos ovinhos, só que a marota da Eva só controla o ninho, pois o tadinho do Adão é que está no choco :o
Também é normal assim esta atitude?
Pois da 1ª vez estavam até os dois, bom espero que desta, dê tudo certo, depois dou notícias e brigada, pelas dicas. :wink:
seco22
Registado: segunda mar 19, 2007 4:20 pm

segunda mar 19, 2007 4:53 pm

olá flor eu tenho um tio que faz criacao de diamantes, isso de estarem os dois no ninho é perfeitamente normal, acontece isso com muitas especies de aves, o meu tio nao deixa que os diamantes cuidem dos filhos voute explicar o que ele faz porque o diamante é muito dificil de criar... ele tem 2casais de diamantes com ovos e noutra gaiola tem 2casais de bengalins com ovos quando os diamantes acabam de por todos os ovos, ele tiraos do ninho e poe no ninho dos bengalins e os ovos dos bengalins votaos fora... e tira muitos diamantes mas muitos mesmo porque tem muitos casais de diamantes e de bengalis bjs
flor_jade
Membro

segunda mar 19, 2007 6:08 pm

:) Olá e obrigada pela tua atenção, realmente está difícil, pois vai pondo ovos, deita alguns fora, e nada de nascerem!
Vou aguardar mais uma semana e depois tiro o ninho, pois não é saudável para as aves andarem assim muito tempo.
Mas vou dando noticias :wink:
dgould
Membro Júnior
Registado: domingo abr 22, 2007 9:02 pm

sexta mai 04, 2007 4:22 am

O ninho que estás a utilizar não é o indicado para D. Gould (um pormenor que esse ninho que utilizas é que não permite a privacidade que os Gould gostam de ter no choco) talvez isso tenha influência na chocagem dos ovos (já que tb são dificeis como reprodutores), para obteres melhores resultados utiliza ninho em PVC próprio para Goulds, nas casas da especialidade sabem que ninho é, tb existem em madeira (não são os de periquito), são em forma de paralelipipedo deitado com entrada mais lateral, embora mais baratos, são menos higiénicos, os de PVC (+-3€) são de fácil lavagem.
Fornecendo material para o ninho eles em poucos dias fazem-no.
flor_jade
Membro

sexta mai 04, 2007 5:47 pm

:D Olá e muito obrigada pela dica do ninho, mas acabei por tirar o ninho, pois da 2ª postura nasceu um passarinho, que eles se encarregaram de o deitar fora do ninho, ainda tentei, mas nada feito, acabou por morrer, fiquei tristissima!
Não penso mais em colocar outro ninho!

Obrigada a todos pelas dicas.
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

sexta mai 04, 2007 7:05 pm

ola!

eu penso que você não devia desistir, compre o outro ninho, forneça cálcio aos seus pássaros e volte a tentar. não deve perder a confiança ;) a terceira e de vez lool :D
flor_jade
Membro

quarta mai 09, 2007 1:14 pm

:D Olá, pois devo acabar por tentar a terceira vez com um ninho diferente, a questão do cálcio, nunca lhes falta, nem vitaminas nem a papa e a tal areia, esse tipo de coisas eu zelo para que nunca lhes falte.
Agora quanto a crias, bom aguardamos!

Obrigada :wink:
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

sexta mai 11, 2007 10:38 pm

Apesar de ainda não ter conseguido criar diamantes gould, tenho tido sucesso com os mandarins. Esse comportamento de deitar o bebé fora parece-me ser comum em casais inexperientes, já tive alguns casos mas como tenho vários casais tenho conseguido encontrar pais adoptivos para eles.
mrtyson
Registado: sábado mai 02, 2009 6:36 pm

quinta mai 28, 2009 7:22 am

olá a todos. gostava de saber quais as dimensoes ideais de uma gaiola para a criaçao de um casal de diamantes gould? e o ninho é posto no interior ou exterior da gaiola?
Responder

Voltar para “Aves”