Boa tarde!
No Natal recebi um casal de canários. Começaram-se logo a dar bem, com beijinhos, etcetc. E depois da canária tentar fazer um ninho numa das "tijelas da comida" compramos um ninho com a ideia de ela por os ovos e nós tirarmos. Ela acabou por por um ovo e outro e outro, num total de 6. Já não tivemos coragem de tirar os ovinhos. Um deles apareceu bicado, mas os outros 5 fcaram bons...LEvou dias e dias a chocar, mas estavamos convencidos que não nasceriam...vimos uma casca no fundo da gaiola...e outra...e hoje descubrimos que temos pelo menos 3 passarinhos já relativamente grandes (já devem ter uns dias). Ela não sai de cima deles, de tal modo que só os vimos qnd o meu pai fez com que ela se levantasse (a pensar que havia ovos) e...txarann =)
Que cuidados devemos ter? O que precisamos de lhes dar? Não faço ideia de como se cria os novos bebés da casa...queria muito que eles não morrecem...estou com algum receio... Alguma dica?
Os canários nasceram!!
Olá. Os canários demoram cerca de 13 ou 15 dias a eclodir. começam a ser alimentados no dia seguinte pois têm o saco da gema, que, no último dia no ovo foi introduzido dentro de cada cria.
É preciso cuidado pois as crias que eclodem primeiro, tornam-se maiores que as últimas a eclodir e podem empurrá-las para fora do ninho.
Deve ser fornecido bastante cálcio aos pais.
É conveniente comprar papa para bebés (papa de ovo costuma ser uma boa opção).
Não convém incomodar desnecessariamente os animais para não se dar o caso dos progenitores rejeitarem as crias.
Boa sorte com os seus canários
É preciso cuidado pois as crias que eclodem primeiro, tornam-se maiores que as últimas a eclodir e podem empurrá-las para fora do ninho.
Deve ser fornecido bastante cálcio aos pais.
É conveniente comprar papa para bebés (papa de ovo costuma ser uma boa opção).
Não convém incomodar desnecessariamente os animais para não se dar o caso dos progenitores rejeitarem as crias.
Boa sorte com os seus canários
Vá a uma loja de pássaros, e compre papa para canários (cria); deve esclarecer na loja se os canários são da linha vermelha, isto é, se forem vermelhos ou rosa a papa deve ser vermelha, se forem brancos, amarelos, verdes, deve ser amarela.
Compre tb um osso de choco ( choco=molusco) e ponha-lhe na gaiola; é um bom suplemento de cálcio, entre outras coisas. Não lhes dê, em caso alguma, nenhuma verdura mas pode dar-lhe maçã, cenoura ( se forem vermelhos), pera, figos, etc.
Se puder, fale com um criador de canários experimentado que conheça e se não conhecer, procure na Internet, junto dos amigos, etc; vai encontrar concerteza.
Resta-me desejar-lhe boa sorte..........e benvinda/o a este mundo; não tenha ilusões, o "bichinho" já entrou para nunca mais o perder. Isto passa a ser um vicio........
Compre tb um osso de choco ( choco=molusco) e ponha-lhe na gaiola; é um bom suplemento de cálcio, entre outras coisas. Não lhes dê, em caso alguma, nenhuma verdura mas pode dar-lhe maçã, cenoura ( se forem vermelhos), pera, figos, etc.
Se puder, fale com um criador de canários experimentado que conheça e se não conhecer, procure na Internet, junto dos amigos, etc; vai encontrar concerteza.
Resta-me desejar-lhe boa sorte..........e benvinda/o a este mundo; não tenha ilusões, o "bichinho" já entrou para nunca mais o perder. Isto passa a ser um vicio........
As crias...parece que são´só 3, já estão crescidinhas e muito mais fortes!
Tanto o pai como a mãe estão a alimenta-los muito bem eheh =)
Só há um problema...o ninho q nós compramos é muito pequeno para eles e volta e meia um acaba por cair do ninho...eu apanho-o e volto a por no ninho e não tem havido problema de maior. Mas tnh medo que alguma vez a cria fique muito tempo no chão e acabe por morrer de frio...pensei em comprar um ninho maior, mas tenho medo que a mae depois os rejeite. Que faço? Agr tenho de deixa-los estar assim, não é? e para a próxma comprar um ninho maior...
PS- obrigada pela ajuda que dão =)
Tanto o pai como a mãe estão a alimenta-los muito bem eheh =)
Só há um problema...o ninho q nós compramos é muito pequeno para eles e volta e meia um acaba por cair do ninho...eu apanho-o e volto a por no ninho e não tem havido problema de maior. Mas tnh medo que alguma vez a cria fique muito tempo no chão e acabe por morrer de frio...pensei em comprar um ninho maior, mas tenho medo que a mae depois os rejeite. Que faço? Agr tenho de deixa-los estar assim, não é? e para a próxma comprar um ninho maior...
PS- obrigada pela ajuda que dão =)
Os meus bebés estão todos muito bem e já estão a ganhar penas, mas...dois deles têm penas pretas!!! Isto é normal? ou depois essas vao cair? Nunca vi canários pretos, acho muito estranho...o pai é amarelo e a mãe, castanha clara e branca!!