Ovos atravessados na cloaca, o que fazer?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Fourpows
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Localização: 1 Cocker Spaniel, 3 SRD e 1 Gato
Contacto:

segunda mar 17, 2003 7:18 pm

Olá.
No Sábado a minha vizinha veio ter comigo para me pedir ajuda. Tinha uma piriquita que estava a morrer. Eu peguei na bichinha e palpei-lhe uma massa na barriga,suspeitei de um ovo mas achei melhor fazer-lhe um RX.
No resultado surgiu algo de estranho no abdomen, a tal massa não tinha formato de ovo, e era enorme. Suspeitamos que tivesse a cloaca inflamada.
Enquanto estavamos a ver qual a dose e tipo de antibiótico e anti-inflamatório que iamos administrar....morreu :( .
Decidimos necropsiar para ver o que era afinal...seria uma massa tumoral? Não. Não era. Era um ovo gigante que não estava calcificado, a casca estava completamente mole.
De volta a casa contei o sucedido á minha vizinha e perguntei-lhe se suplementava os bichos com calcio e ela fez questão de me vir logo mostrar as vitaminas e a pedra de cálcio toda bicada.

Resumindo: acho que falta de calcio não era. Mas então o que poderia ser? Podem ajudar-me? É que de cães e gatos eu percebo,agora de aves.....


Um beijinho e obrigado
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda mar 17, 2003 7:39 pm

Olá..
Já experimentou falar com a dra Sandra de Jesus ?
Conselheiro
Membro
Mensagens: 72
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

segunda mar 17, 2003 8:03 pm

Normalmente quando uma fêmea tem dificuldades de postura, encontrando-se encolhida e inchada num canto da gaiola, coloco-a numa gaiola muito pequena com um bebedouro e um comedouro apenas, e coloco uma lâmpada por cima da gaiola de forma a aquecer a fêmea. Em poucas horas a fêmea põe o ovo e volta à sua actividade normal.

Convém não permitir que a fêmea acasale nos dois meses seguintes de forma: a recuperar e a que não se repita de seguida o mesmo com outros ovos.

Há quem besunte a cloaca com azeite, coloque a ave em cima de vapor de água ou use outras técnicas, no entanto esta tem-me dado bons resultados e é muito prática.

Normalmente a dificuldade de postura deve-se ao tempo frio.

Julgo ser natural o ovo estar mole pois só solidifica completamente cá fora.

Espero ter ajudado para a próxima, que desta...
aestiva
Membro
Mensagens: 93
Registado: terça dez 11, 2001 9:34 pm
Localização: aves e repteis

segunda mar 17, 2003 8:28 pm

Crao amigo o mesmo ja me aconteceu varias vezes aos meus agapornis, o que faço é retirar a ave mal detecte o problema e com um cotonete colocar azeite na cloaca, em seguida ponho uma chavena com agua no microondas de maneira que fique quente e a soltar algum vapor, coloco a femea a uns 20 a 30 cm da chavena de maneira a que o vapor ajude a dilatar a cloaca e com muito cuidado vou ajudando o ovo a sair mas com cuidado pois se parte no interior da femea é morte certa, mas com alguma calma nao é dificil fazer com que o ovo nao se parta, e pronto a femea fica um pouco fraquinha por umas horas onde a coloco num local tranquilo e recupera facilmente...
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sábado mar 22, 2003 12:31 am

Caros amigos, em complemento ao que já foi aqui dito, quero aqui deixar a minha experiencia.
Por vezes as fêmeas têm dificuldade em fazer a postura e isso pode ter várias causas...frio, alimentação deficiente, infecção da cloaca, etc.
Nunca me morreu nenhuma fêmea por dificuldades de postura; quando tenho problemas desses, agarro a ave na mão, com o ventre para cima, coloco umas gotas de azeite no interior da cloaca, com um palito, e vou massajando suavemente a zona onde o ovo está instalado, mas sempre de forma a que não se parta ( morrerá se se partir).
Ou então, colocar a ave de forma a que o abdomen fique sobre vapor de água que foi aquecida previamente, tb resolve o problema, com umas gotas de azeite na cloaca antes disso.
Qualquer que seja o método utilizado, há dois factores que são decisivos....actuar o mais cedo possível, isto é, não deixar o problema arrastar-se; depois da expulsão do ovo, repouso abosuto e calor são indispensáveis. Pode colocar-se a ave numa pequena gaiola, com aquecimento artificial, com comida e água. Geralmente no dia seguinte está recuperada.
Quanto à casca do ovo, ela só se forma à saída e portanto nessa altura a casca ainda não está formada.
Um abraço
Fernando Pedro
Responder

Voltar para “Aves”