Como tratar diarreia?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta mai 22, 2002 1:57 pm

Olá,
Afinal o meu pombo bravo, para quem eu pedi ajuda de conhecedor em pombos, está com uma diarreia terrível. Desde a minha outra mensagem (há 2 dias) que ele ficou mais firme nas pernas e as penas estão menos levantadas e agora já sei, já notei uma anormalidade, está com uma diarreia terrível. As fezes são água com laivos verdes. Penso que este problema deve acontecer também nas outras espécies de aves, e como já vi que há quem saiba muito de canários e piriquitos, talvez me possam dizer o que é que devo fazer.
Eu só o quero tratar e devolver á liberdade. Já tentei falar com os meus colegas a saber se alguém tinha experiência com pássaros, mas um deles até me disse: "O quê? Levaste para casa uma ratazana voadora? Olha que isso é um saco de doenças."
Enfim, será que tentar tratar de um pombo bravo é assim tão anormal?
Um abraço a todos.
Aby
Aby
Membro Veterano

quinta mai 23, 2002 9:35 pm

Como vi que houve visitas á minha resposta mas nenhuma resposta, como quando eu me proponho a fazer uma coisa não páro até conseguir fazê-la. Tanto furei que obtive ajuda.
O pombo já tem mais força nas patas. Já esvoaça, e as fezes estão menos (pouco ainda) líquidas. É que de repente lembrei-me de um passarinheiro onde o meu pai costumava ir quando eu era miúda, fui lá, trousse um pó de nome Enteropan que estou a por na água. A resposta foi notória, depois, quando a diarreia for debelada avança o Zoo pan que é um choque vitamínico.
Deixo aqui esta dica, pode ser que assim eu possa ajudar alguém.
Aby
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda mar 24, 2003 5:17 pm

Ora aqui está um tópico q me chamou a atenção... mas ao qual ninguém respondeu :o :o

Será q alguém entendido poderá dar umas indicações... ñ vá o diabo tecê-las. Há q se estar preparado!!
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

segunda mar 24, 2003 7:20 pm

Diarreia
Entre as causas de diarreia contam-se, para além de salmonelas, coccídeos e bactérias coli, a ingestão de comida estragada ou contendo toxinas. Nunca devem deixar-se restos de alimentos perecíveis na gaiola durante a noite. Vegetais de fruta, sobretudo se tiverem sido comprados, podem ter sido tratados com produtos químicos. Estes podem ser fatais às nossas aves e, nos casos mais ligeiros, dar origem a diarreias. Assim, todos estes alimentos devem ser cuidadosamente lavados antes de serem dados ás aves. Carvão para pássaros ou chá de camomila podem revelar-se eficazes neste tipo de intoxicações.
Quando uma ave é apanhada, dá-se frequentemente uma diarreia aquosa, de origem nervosa. A agitação pode provocar efeitos semelhantes nos seus companheiros de gaiola, mas esse distúrbio depressa desaparece por si mesmo.

cumprimentos
Aby
Membro Veterano

segunda mar 24, 2003 11:09 pm

Então passado tanto tempo já temos alguém que responde?
Pois, como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca!
Como a diarreia estava a matar o pobre pombo, lá fui até ao Martim Monis, a um passarinheiro que lá existe há muitos anos (tinha-me esquecido dele) e tudo acabou em bem.
O pombo foi solto na quinta de um amigo meu em Salvaterra de Magos. Ficou por ali durante um dia e depois deve ter-se juntado a alguma das 4 colónias que por ali vivem.
Se calhar hoje já é pai (ou mãe). Não sei ver o sexo dos pombos.
Um abraço
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça mar 25, 2003 2:24 pm

Pois é Aby, dizes muito bem: mais vale tarde q nunca ;)

Este é um assunto q pode acontecer a qq um q tenha aves por isso tb a minha curiosidade em saber como resolver a questão.

Fico igualmente feliz em saber q conseguiste salvar o pombo e dou-te os meus parabéns pela tua persistência :) :)
Responder

Voltar para “Aves”