Bengalim com fios presos na pata

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

sábado mai 05, 2007 5:22 pm

Olá,

O meu bengalim embaraçou-se nos fiozinhos que coloquei para ele fazer o ninho. Tive o cuidado de os cortar, mas pelos vistos ele consegui embaraçar-se. Quando o vi o desgraçado ja estava pendurado pelo fio. Já o soltei e cortei o melhor que pude para ele não se embaraçar mais.
Como achei que ele estava demasiado cansado, deixei-o sossegar uma hora e voltei a apanhá-lo para tentar tirar o resto que ainda estava na pata (pois os fios enrolaram-se mesmo e estão a juntar 2 dos dedos da frente). Não me parece que ele consiga fazer o resto sozinho...

Como eu não estou habituada a agarrar nos pássaros e ainda por cima tao pequenos, cansei-o mais um pouco, sem querer. :cry:

Tirei o que consegui, mas ainda tem umas pontinhas pequeninas, entrelaçadas entre os dedos. Como achei que ainda matava o desgraçado com o cansaço e susto, já o larguei na gaiola outra vez.
Tem estado quieto, mas agora (passado uma meia hora) já começou a arranjar as penas, mas não mexe aquela patinha, só a outra. Mas não me parece partida pois ele levanta-a, só que não a usa para esticar a asa...

Posso fazer mais alguma coisa? ou espero por amanhã, a ver se ele consegue livrar-se sozinho dos fios?...

Estou triste e preocupada.... :cry: :cry:
dgould
Membro Júnior
Registado: domingo abr 22, 2007 9:02 pm

domingo mai 06, 2007 1:13 am

Pois esse é um problema que por vezes se coloca com os bengalins, a mim já me aconteceu uma vez (mas o coitado morreu) ficou preso de tal forma no ninho que não conseguiu desenvencilhar-se dos fios, a partir daí nunca mais utilizei para o ninho fios em que eles se possam magoar, prefiro comprar um ninho de corda e metê-lo dentro do de periquito.
Última edição por dgould em domingo mai 06, 2007 11:36 pm, editado 1 vez no total.
Ippon
Membro
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

domingo mai 06, 2007 1:26 am

Pois, já percebi que vai ser muito dificil tirar o resto dos fiozinhos... Tenho pavor de aproximar uma tesoura pois posso feri-lo. já tentei desembaraçá-los com os meus dedos, mas não tenho unhas suficientemente compridas para chegar aos fios ... lolol :oops: sou mesmo uma "nabiça" neste assunto... :oops: Hum.. lembrei-me agora, será que uma pinça ajudará??... Hoje não lhe fiz mais nada, deixei o pobre coitado dormir descansado...
Já agora, eles dormem no poleiro e não no ninho. É engraçado porque quase se deitam no poleiro... estou à espera do dia em que caiam... lolol como já aconteceu ao Sebastiao, que é um agarponi meu... esse, no inicio caiu do poleiro enquanto dormia... cheguei a vê-lo a dormir de pernas para o ar, como um morcego 8) :lol: só depois de cair é que se convenceu a dormir no ninho. :wink:

Bom, em relação ao Lee (bengalim), amanha vou tentar de novo, se ele não conseguir tirar os fios sozinho. Pois, Dgould, acho que vou cortar os fios ainda mais pequenos. Não queria substituir o ninho agora porque eles andam sempre de volta deste... tenho medo de interromper o processo de criação... :?
dgould
Membro Júnior

domingo mai 06, 2007 11:50 pm

tens uma maneira fácil de imobilizá-lo e proceder ao corte dos fios, tenta agarrá-lo de forma a que a pescoço fique entre o indicador e o dedo medio, com o mesmo dedo medio e o polegar consegue-se segurar a pata da ave, impedindo movimentos desta, aí vais ter a outra mão livre para poder cortar os fios facilmente.
Ippon
Membro

quinta mai 10, 2007 1:09 am

Olá,

A mina vida tem sido... digamos, muito aterefada, e ainda não consegui ter calma para tratar do bengalim, mas ele tem tentado soltar-se sozinho e faz a vidinha normal. Acho que até já fez melhor que eu... amanhã vou tentar tira o que falta.

MAs queria era dar-vos uma boa noticia! :lol: O meu casalito de bangalins finalmente dormiram no ninho (que é uma cesta, os outros ninhos recusaram)!! Oficializaram a relação :lol: 8) É tão engraçado vê-los aos dois juntinhos num cestinho :D

Bem, agora é esperar pelos ovinhos... :wink: Pareço uma criança no natal, que se lavanta cedo e vai a correr, de chinelos, ver se já tem prendinha na chamine (neste caso, no ninho!.... :wink: )
Ippon
Membro

sexta mai 11, 2007 2:30 am

Olá!

Boas noticias! O Lee (o bengalim) já se livrou sozinho dos fiozitos. Está tudo bem, não tem feridas nenhumas! :D

Outra dúvida: agora que me dormem no ninho, o ninho está a ficar cheio de "bolinhas" de fezes... não sei se as retire, não sei se são eles que estão a fazer de proposito... podem-me esclarecer?... sou mesmo novata nisto... :oops:
dgould
Membro Júnior

sábado mai 12, 2007 11:27 am

Os bengalins são um pouquinho "porcos" :lol: , mas como se vê (mal) na foto eles sujam um pouco o ninho, só retiro quando se mistura algum pedaço com os ovos (o que é raro), quando têm filhos é normal eles sujarem em volta, fica uma orla de sujidadade à volta do ninho, só no fim com os filhotes já fora do ninho, é que lavo e depois de seco costumo borrifá-lo com um desparatizante para o chamado "piolho da ave"Imagem
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

sábado mai 12, 2007 12:43 pm

Apenas uma pequena recomendação quando à foto.

Quando tirares fotos a ninhos activa sempre a opção macro da máquina fotográfica. Nesse modelo será uma tecla que tem uma flor desenhada. Ao ligar essa opção aparece essa flor no ecrã, o resultado vai ser muito melhor assim :wink:
Ippon
Membro

sábado mai 12, 2007 8:20 pm

lol,

É isso mesmo dgould! Bem, eu também não vou intervir... eles lá sabem o que fazem...

Obrigada pelos esclarecimentos e pela foto.

:wink:
Responder

Voltar para “Aves”