Eu já á uns meses tive um pardal...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
nene91
Mensagens: 1
Registado: sexta jan 03, 2003 9:24 pm

sábado mar 08, 2003 7:58 am

Eu já á uns meses tive um pardal. Estava numa gaiola ao lado da dos meus piriquitos. O pardal viveu muito bem e feliz, (até foi viajar para a Costa da Caparica). Ele tentava estar o mais encostado possivel dos piriquitos só que os piriquitos não lhe ligavam nenhuma. Eu encontrei-o em bébé e cuidei dele (era femea) e durou 5meses.
Acho que viveu feliz. Fico contente mesmo assim porque a pardalinha viveu mais tempo do que teria vivido se eu não cuidasse dela.

-Deveria ter vivido mais tempo?

-Por que razão morreu?

Para ver as fotos dos meus animais onde está a pardalinha clique no meu album. :roll:
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

sábado mar 08, 2003 4:29 pm

Os pardais, são dos pássaros mais dificeis de sobreviver em cativeiro, eu criei 3 de uma só vez, estavam no ninho e caído no chão, ainda não tinham penas.
tive que os ensinar a voar, e colocar a familia toda a apanhar moscas para os alimentar, para alem de dar arroz cozido, vitaminas para crias papa de bolacha, etc...
Foi muito complicado, mas em 2 meses estavam aptos, para fazer asneiras, desde saltarem dentro dos nossos pratos de comida e brinarem com o esparguete cozido como se fosse minhocas, foi muito engraçado, mas andavam á solta, porque não podem estar fechados que morrem, depois saiam para a rua e voltavam, até que chegou a idade da procriação foram embora e não voltaram mais.

gaiolas não
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mar 26, 2003 10:32 am

també criei um pardal fêmea desde pequeno, viveu 4 anos. também concordo que não se devem usar gaiolas, a minha taka viveu sempre em cima de uma planta que tenho na sala. deve-se também ter atenção (caso o pardal tenha sido apanhado perto do local onde habita)que não se deve colocá-lo na rua, pois os pais vão continuar a alimentá-lo e quando se apercebem que não vai voar ou sair dali, dão-lhe algo venenoso para ele morrer (isto foi explicado por um querido amigo veterinário e meu professor, que dedicou muito tempo ao estudo dos pardais de telhado). o que posso dizer por mim, é que quando os meus gatos apanham algum pardal pequeno, coloco-o no meu viveiro a recuperar e vejo muitas vezes um ou dois pardais nas grades. podes dizer-me com que é que o alimentavas? é que grande parte da alimentação dos pardais são insectos (sementes, frutas) e a morte pode ter sido devida a falta de proteína. eu resolvi o problema "caçando" mosquitos e fazia parte da alimentação da minha o ovo e pão embebido em leite.
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta mar 26, 2003 10:38 am

buzio Escreveu: os pais vão continuar a alimentá-lo e quando se apercebem que não vai voar ou sair dali, dão-lhe algo venenoso para ele morrer (isto foi explicado por um querido amigo veterinário e meu professor, que dedicou muito tempo ao estudo dos pardais de telhado).
Nunca tinha ouvido falar em tal coisa :lol: :lol:

Realmente nós estamos sempre a aprender coisas novas!
Muito interessante mesmo...
Bxisto
Membro
Mensagens: 56
Registado: sexta dez 13, 2002 3:52 pm

quarta mar 26, 2003 11:16 am

Acho tambem muito interessante essa teoria mas contudo é um bocado esquisita. Deixo uma duvida. Se os pais do pardal sabem o que é "venenoso", como é que o jovem pardal não sabe? E que interesse é que um animal como o gorrião, (é esse o nome correcto do vulgar pardal), tem interesse em "envenenar" uma cria sua que está engaiolada? E que tipo de "veneno" lhe pode dar?
Vejamos que o gorrião é um animal irracional que se guia apenas por instintos.

Desculpem lá se estou a ser chato.

Xau!
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mar 26, 2003 12:52 pm

são sementes venenosas. penso que o filho não distingue, apenas aceita o que os pais lhe dão (não sou expert, apenas conto o que me dizem e o que parece ser, alíás, não vi isto escrito em lado nenhum, como disse na resposta anterior). quando filho não voa ou está preso, os pais devem considerar que é deficiente ou que não tem hipóteses de sobrevivência, logo, acabam com a sua existência. (penso que é assim) :o
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mar 26, 2003 12:55 pm

Não sabia que se chamava gorrião. sei que existem quatro espécies de pardal, três que existem em menor quantidade, como o pardal espanhol e outros dois que não me lembro e o pardal comum, que é o que se costuma chamar de pardal dos telhados. já aprendi mais uma coisa hoje. :D
resinas
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça dez 24, 2002 12:55 am

quinta mar 27, 2003 12:42 am

essa historia da eutanasia dos pardalitos, também ja ouvi dizer mas atenção que isso nao passa de um mito. os passaros podem é morrer por uma subita alteração drastica da alimentação.
ps: atenção q as gaiolas podem salvar espécies da extinção. nem tudo é só negativo. ;)
um abraço
AlexandreM
Membro Veterano
Mensagens: 912
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Localização: Criação de aves ornamentais e psitacídeos
Contacto:

quinta mar 27, 2003 8:12 pm

boa noite,
os pardais para se sentirem realmente felizes devem estar em um viveiro com abundante vegetação.
no entanto uma gaiola de 1 m de comp. não está posta de parte.
quanto a os pais matarem as crias não passa de um instinto de sobrevivência.
vou-vos dar um exemplo:
uma pessoa encontra um ninho, retira-o e coloca-o em uma gaiola.
de seguida os pais vão lá dar comida às crias.
e o fulano vai todos os dias afastando mais a gaiola do sitio onde se encontrava o ninho até a ter em casa pois os pais como vêm que as crias já tinham idade para sairem do ninho e voar estão sempre nos mesmos sítios.
eles ao julgarem que as suas crias são deficientes mantam-nas dando-lhe sementes (acho que são sementes) venenosas pois uma ave deficiente no voo iria possivelmente ser uma presa fácil para os predadores e muito dificilmente de reproduziria.
já agora a alimentação do pardal consiste em:
alpista;
milho alvo e painço;
sementes de ervas silvestres;
insectos e suas larvas;
alimentos à base de ovos e
areia.

cumprimentos
resinas
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça dez 24, 2002 12:55 am

quarta abr 02, 2003 12:30 am

volto a lembrar q, os passaros nao aplicam eutanasia uns aos outros nem ha suicidios colectivos nem essas modernices. :p
Responder

Voltar para “Aves”