Pardal bébé
Alguém me pode ajudar,achei ontem á noite um pardal que não faço a mínima idea da sua idade(têm algumas penas nas assas e corpo e uma pequena cauda,no pescoço nem uma,não sabe sequer pular apenas rasteja)tenho tentado mantê-lo quente numa pequena caixa com um pano quentinho e já lhe dei desde pão molhado em água como bolacha maria em água tanto normal como morna mas ele só como enfiando-lhe pelo bico,não pia a pedir de comer apenas quer dormir o que lhe posso fazer?
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1122
- Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
- Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas
Olá!tphp Escreveu:Alguém me pode ajudar,achei ontem á noite um pardal que não faço a mínima idea da sua idade(têm algumas penas nas assas e corpo e uma pequena cauda,no pescoço nem uma,não sabe sequer pular apenas rasteja)tenho tentado mantê-lo quente numa pequena caixa com um pano quentinho e já lhe dei desde pão molhado em água como bolacha maria em água tanto normal como morna mas ele só como enfiando-lhe pelo bico,não pia a pedir de comer apenas quer dormir o que lhe posso fazer?

Encontro-me na mesmíssima situação.
Em relação ao "ninho provisório", tinha aqui um ninho de periquitos disponível, coloquei uma pano bem quentinho dentro e, por fim o pardal. Acho que está quentinho, está longe de correntes de ar e tem alguma luz disponível.
Quanto à alimentação, num primeiro momento dei-lhe Cerelac e água normal, umas gotinhas.
A seguir, cometi um grave erro, dei-lhe leite morno com bolacha dissolvida, conclusão, vomitou aquilo tudo, pois eles não têm um sistema igual ao nosso, por isso não é aconselhável dar-lhe este tipo de alimentação. Amanhá de manhã, se o pardal sobreviver, irei a uma loja de animais comprar papa de criação para aves criadas à mão, "Baby Papex" ou "Avi Baby".
Estou a alimentar o pardar de 2 em 2 horas, porém se este for muito pequeno, deve-o alimentar de 30 em 30 minutos ou 1 em 1 hora.
No fim de cada refeição deve-lhe dar um pouco de água, duas gotinhas, com a ajuda de uma cotonete.
O pardal que encontrei hoje ao pé de minha casa, já tem penas, por isso alimento-o de 2 em 2 horas.
Bem, mas se possível, leve a ave a um centro de recuperação mais próximo, se houver, claro, se não tente criá-la à mão.
O pardal que encontrei hoje, também não abre o bico, tenho que ser eu a faze-lo, não sei porquê, talvez por estar nervoso ou então não ter muita fome, não sei. Se o seu não abrir, tem mesmo que o abrir você.
Deixo-lhe aqui um link que tem bastante informação acerca disto, consulte por favor, foi-me fornecido pela forista "tamarino":
http://formiguinha.blogs.sapo.pt/arquivo/081630.html
Espero ter ajudado.

Boa Sorte!

<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
<p>
</p>
<p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1451
- Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
- Localização: Cadela-Gata-Piris-Agas-Tartas..
Vivendo e aprendendo, como diz o outro!!
Boa, gostei
Só que o calor hoje está demais, tenho os aniamis todos de boca aberta...
;(
Bjkss
Boa, gostei

Só que o calor hoje está demais, tenho os aniamis todos de boca aberta...
;(
Bjkss
@zudotakika@
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>