canários a morrer no ovo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Andresilva7
Membro Júnior
Registado: quinta jul 25, 2002 3:38 pm

segunda abr 07, 2003 12:28 am

Boas.Tenho um problema que me está a preocupar e gostava que me dessem a sua opinião.Eu tenho um casal de canários que ainda não criou este ano, isso porque as crias morrem sempre dentro do ovo +/- a 3 dias de nascerem (2º vez consecutiva). Eu constaria de saber a que pode isso ser derivado pois não tenho problema com os outros casais. A luz é a mesma bem como a alimentação, dou-lhes de tudo, chego-os a tratar melhor do que eu pois passo tanto tempo com eles que por vezes me esqueço de comer. lol. Mas de facto aquele casal esta a preocupar-me e agradeçia algumas ideias.
obrigado pela atenção.
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça abr 08, 2003 1:29 pm

Olha eu não sou criadora nem mt entendedora de assuntos de criação, mas descobri um artigo numa revista sobre incubação e eclosão dos ovos. Se calhar não te vou dar novidade nenhuma, mas eis algumas causas pq alguns ovos não eclodem:
1) Genes Letais
Genes q actuam para a formação dos factores Intenso, Branco dominante e Poupa, podem dar ovos q se desenvolvem normalmente até ao oitavo/nono dia de incubação, mas cerca de 25% da ninhada não eclodirá pela actuação destes genes em alguns ovos, acabando por morrer.

2) Casca do Ovo demasiado Grossa
A grossura e a dureza da casca do ovo pode impedir q o embrião rompa a cobertura do ovo e morra asfixiado dentro do mesmo (o ideal será humedecer os ovos com borrifadas de água tépida a partir do 11º dia, afim de suavizar e amolecer a casca do ovo)

3) Infecções Transmitidas pelo Aparelho Reprodutor
Doenças tais como Salmonelose e a Colibacilose transmitidas pelso reprodutores aos embriões. Por isso é conveniente tratar os reprodutores com algum tempo de antecedencia a chamada desparasitação com um farmaco q ajude a prevenir este tipo de infecções.

4) Pouca Viltalidade do embrião devido a consaguinidades exaustivas

5) Falta de cálcio na casca do ovo
Administrar bastante grite, osso de choco e sais minerais para evitar descalssificações.
In Revista Ornitológica "Pássaros"

Espero de alguma forma ter ajudado ;)
Responder

Voltar para “Aves”