Pessoal axo que tenho um periquito que sofre da doença de muda francesa...ele parece estar bastante saudavel come muito bem e é bem mexido mas tem esse problemazinho... as penas da cauda e das asas nunca xegam a crexer totalmente.. a minha duvida é a seguinte ele anda atras das femeas e mostra interesse nelas so que eu nao sei se devo deixar ele alguma vez acasalar com ela com medo que os filhotes tenham o mesmo problema..
Se alguem me poder ajudar neste assunto que diga alguma coisa sff.. eu gostava que ele acasala-se pois ate gosto muito dele mas se os filhotes tiverem os mesmo problema axo que nao vo poder deixar que tal aconteça.
Muda francesa
A chamada muda francesa, é uma muda anormal, fora de época e tem sempre uma causa; portanto, há que primeiro elimirar a causa e depois as penas nascerão normalmente.
Podem ser parasitas das penas (piolho), pode ser uma doença de pele, pode ser picagem pela própria ave por falta de proteína animal, estar num local demasiado quente, etc.
Dar-lhe papa dos canarios ou dos insectivoros para lhe dar a proteína animal que lhe falta; polvilhar as penas com um insecticida ( eu prefiro em pó) . Colcar a ave num local de temperatura amena.......diria que entre os 20 e os 26º.
Uma ou duas semanas depois do tratamento, proporcionar uma banheira com água para a ave se banhar.
Podem ser parasitas das penas (piolho), pode ser uma doença de pele, pode ser picagem pela própria ave por falta de proteína animal, estar num local demasiado quente, etc.
Dar-lhe papa dos canarios ou dos insectivoros para lhe dar a proteína animal que lhe falta; polvilhar as penas com um insecticida ( eu prefiro em pó) . Colcar a ave num local de temperatura amena.......diria que entre os 20 e os 26º.
Uma ou duas semanas depois do tratamento, proporcionar uma banheira com água para a ave se banhar.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 07, 2006 12:03 am
Desde ja muito obrigado pela resposta. O periquito tem estado num local com temperaturas amenas e ja tem ao dispor dessa papa. Vo ver se compro do po que falou . Entao pelo que percebi esta doença nao e trasmitida de pais para filhos? Pois era sobre isso que tinha duvida...andei a pesquisar, e em alguns sitios li que sim em outros lique que nao e fikei sempre na duvida.
Mais uma vez obrigado
Abraços
Mais uma vez obrigado
Abraços
Não, não se transmite; alguma coisa desiquilibrou o ciclo biologico da ave........stress, calor, mudança de lugar, de gaiola, de pessoas, estar num local onde passa muita gente, animais que perturbem (cães, gatos, etc).
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 07, 2006 12:03 am
Quando adquiri a ave ela ja vinha assim por isso nao sei bem o que possa ter provocado isto a ave. Desque esta comigo esta junto com outros periquitos e estao todos de boa saude. Vo tentar que ele fique em perfeitas condiçoes.
Obrigado por me ter esclarecido nesta duvida.
Obrigado por me ter esclarecido nesta duvida.