Canários!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
smrp
Membro Júnior
Registado: quarta nov 15, 2006 3:53 pm

sábado ago 25, 2007 12:05 am

Já estive a ler alguns tópicos sobre a questão de puder ter canários machos juntos ou não ou até vários machos e fêmeas juntos e fiquei com a mesma dúvida, pois uns foristas dizem que se podem manter vários na mesma gaiola (com as dimensões necessárias é claro para albergar as várias aves) pois até são mais felizes e outros dizem que não, que convém mantê-los separados ou com as respectivas fêmeas, pois deixam de cantar e podem entrar em conflito.

Como tal, gostaria q alguém com alguma experiência no assunto me pudesse esclarecer qto a este assunto, dado que tenho 2 canários machos em gaiolas separadas e pretendo adquirir ainda mais alguns mas gostaria de saber como actuar de modo a não prejudicar as aves.

Obrigada desde já, :wink:
Limeiras
Registado: sexta ago 03, 2007 8:49 pm

sábado ago 25, 2007 1:18 pm

Caro smrp, segundo a minha experiencia, podes ter canarios machos juntos num viveiro comunitario, desde que; o espaço seja adquado ao nº de aves, haja igual ou mais nº de femeas e a quantidade de ninhos desponiveis seja igual ou superior ao nº de casais. Este tipo de viveiro é para pessoas que não estão interessadas na selecção das aves e que querem apenas os canarios como aves ornamentais. Neste tipo de viveiros, a criação de aves é geralmente alta, pois são as proprias aves que escolhem os parceiros, o que origina aves saudaveis com variadas cores. Ideal para jardins.
No caso da criação em gaiolas separadas, ou seja gaiolas para criação de canarios, esse metodo é utilizado para que os criadores possam seleccionar as aves pelas suas caracteristicas, com vista a obterem aves de raças puras com grande valor comercial. Neste tipo de criação o numero de nascimentos varia muito consuante as inumeras condições, são aves mais sensiveis as variações de temperatura, doenças, etc. É o tipo de criação intensiva, direcionada para as exposições de animais e venda a um nº restrito de pessoas (criadores) pelo seu alto preço. Espero que te tenha esclarecido, mas se precisares de mais alguma informação, é só perguntares. Até sempre...
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo ago 26, 2007 2:25 pm

Como disse o amigo Limeiras, pode fazer como achar melhor; tudo depende do espaço que tem e do que pretende fazer. Se pretende uma criação selectiva, eles tem que estar separados em casais, por especies (classes), terem alimentação e cuidados adequados, os machos separadps das femeas na época de repouso, terem cuidados especiais pre-nupciais, fazer os acasalamentos correctos, juntar os casais no momento certo, dar-lhes a alimentação certa a cada ciclo de vida, etc, etc.; se é apenas para ter, como efeito decorativo, não há cuidados especiais, eles tratam de se organizar como muito bem entendem.
Não são nem mais nem menos felizes assim ou assado; mas em viveiro aberto, vamos obter aves mais resistentes, porque se na criação selectiva apuramos as virtudes, tb apuramos os defeitos. Em viveiro aberto, com canarios de varias classes, há uma especie de hibridismo, geneticamente a mistura é muito maior e logo muito mais resistente, mais saudavel. Os acasalamentos entre parentes tem muito menos probalidades de acontecerem.
smrp
Membro Júnior
Registado: quarta nov 15, 2006 3:53 pm

segunda ago 27, 2007 9:05 pm

Obrigada pelas vossas respostas, foram mto esclarecedoras.

Já sei como agir e possivelmente vou optar por um viveiro ao ar livre pois estou rendida a estas magníficas aves.
Responder

Voltar para “Aves”