DUVIDAS- PAPAGAIA CINZENTA (novo membro da familia)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça set 18, 2007 9:22 pm

Olá a todos para os que não me conhecem o meu nome é Sofia, participo do forum á alguns anos mas até agora so tinha cães e gatos. A semana passada uma amiga minha que vai embora para Angola deu-me a papagaia dela. Não percebo nada de papagaios. O ùnico que conheci até hoje é de uma loja de animais aqui perto de casa.
Ela tem 5 anos é cinzenta, está numa gaiola, fala, canta, dança e é meiguinha (normalmente mas dá umas bicadas valentes quando se assuta)
Estamos a pensar em coloca-la num poleiro mas com os outros animais em casa fica complicado então para já vamos comprar uma gaiola maior e começar a habitua-la a andar na nossa mão em casa, sozinha connosco claro.
Bom as minhas dúvidas são em relação á alimentação, tenho dado sementes de girasol, frutos secos (ja vi que não gosta) maça, caroço de manga que adora roer, esparguete cruo que adora, bocaditos pequenos de pão.

O que mais comem? é necessário vacinas? tomam banho? é que a minha amiga diz que ela gosta e que a colocava na banheira com o chuveiro por cima (tenho dúvidas)
Como posso ensinar-lhe mais coisas, ela fala muita coisa mas tão baixinho que não se percebe, mas muita coisa percebe-se como o olá, da cá, ***, tico, etc

Agradeço toda a ajuda possível :D
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

quarta set 19, 2007 7:46 am

Bem, antesde mais parabens pela prenda.

Não coloque a ave no poleiro, é demasiado perigoso especialmente se tiver outros animais e/ou crianças, compre a maior gaiola que conseguir, de preferencia uma que de para abrir por cima.

Em relação á alimentação, tenha cuidado com o girrasol, se conseguir passe a ave para um granulado, é mais efeciente para quem só tem uma, mas mesmo usando o granulado como base tente manter a dieta o mais variada possivel, diz que ele não gosta de frutos seco, experimente noz com casca, e parta só ligeiramente a noz para ver se ele pega, use o amendoim como guloseima.

Os papagios gostam de tomar banho e se a sua já está terinada a tomar duche , incentive
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta set 19, 2007 1:08 pm

Olá Pedro ontem andei a ver aqui pela net sites de criadores e ja retirei algumas informações, em todos vi o mesmo que devo dar granulado, mas a minha dúvida é que granulado devo dar. Suponho que seja como a ração dos cães é gatos há muita variedade. Por exemplo os meus cães e gatos comem Eukanuba, não é a melhor do mercado mas como obtenho bons resultados não troco, dei anteriormente royal canin mas o meu fornecedor deixou de vender e passei a comprar esta. Quero comprar um granulado para a Maria mas que seja uma boa marca.

A noz sem casca ela não come o amendoim so come metade e deita fora, vou exprimentar os espinafres e continuar a dar cenoura e maçã.
O banho é que tenho dúvidas como faço coloco-a na banheira e deito o chuveiro com pouca pressão em cima?

Hoje improvisei um poleiro com o cabo da vassoura na cozinha e coloquei la a Maria ela ficou a ver-nos ia falando muito (mas baixinho quase sempre) cantou, dancou, mas no poleiro não deixa coçar a cabeça so deixa fazer festas no bico mas sempre pronta para ferrar se me descuidar, quero inisitir no poleiro para nos aproximarmos mais dela, não para todos os dias porque como tenho outros animais e um bebe em casa é mais complicado.

Outra duvida que tenho é que tem coçado muito a cabeça o meu marido diz que ela tem caspa eu não notei nada mesmo quando lhe coço eu a cabeça mas realmente ela coça-se com alguma frequência (mas como não percebo nada de papagaios pode até ser normal)
Existe algum desparasitante para por nas penas? alguma coisa para ácaros. E vitaminas deve tomar? que género?

Sei que são muitas dúvidas mas como a Maria caiu aqui de para-quedas não tive tempo de me preparar para a sua chegada.

Obrigada
Responder

Voltar para “Aves”