Verdilhão- Pronto para "voar do ninho"?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

segunda jun 25, 2007 12:49 pm

Boa tarde,

Obrigada pela sua resposta fang.

Ele já quase que come zozinho =)
Convem libertá-lo apenas quando estiver com a plumagem totalmente completa (sem sinais de "canolhos" na base das remiges e rectrizes) e esteja a voar muito bem e a comer igualmente bem várias espécies de sementes (mistura diversificada para canários por exemplo).
Ele come comida para canários, e umas papas, para canários tambem, voa muito bem, não sei se é relevante mas já não pia, só muito de vez em quando o faz.
Convem ir observando locais onde se observe algumas concentrações de verdilhões ( a partir de julho/agosto é mais fácil observar bandos, pois agora ainda muitos casais estão ocupados com a nidificação).
Se libertar o verdilhão de modo a que ele se integre num desses bandos, as hipoteses de melhor adaptação são muito superiores. Esses bandos são compostos por vários grupos familiares (adultos e juvenis do ano) e andam em busca de alimento (chegam a formar bandos mistos com outras espécies, como chamarizes e pintarroxos e por vezes pintassilgos), por isso é muito mais fácil ao verdilhão libertado, se estiver integrado no bando, adaptar-se ao alimento disponível, seguindo os outros.
Em campos de girassol é frequente observarem-se bandos de verdilhões.
Como é que o integro? vejo os bandos a voar e solto-o nessa altura?

Qual é a sua opinião deste centro? recomendaram-me porque lá recolhem aves criadas á mão e tentam criar o clima deles normal, mas com mais hipoteses de sobrevivencia...

- www.cm-lisboa.pt/pmonsanto/?id_categoria=16

Cumps...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jun 25, 2007 11:44 pm

kim_haha Escreveu:Boa tarde,

Obrigada pela sua resposta fang.

Ele já quase que come zozinho =)
Convem libertá-lo apenas quando estiver com a plumagem totalmente completa (sem sinais de "canolhos" na base das remiges e rectrizes) e esteja a voar muito bem e a comer igualmente bem várias espécies de sementes (mistura diversificada para canários por exemplo).
Ele come comida para canários, e umas papas, para canários tambem, voa muito bem, não sei se é relevante mas já não pia, só muito de vez em quando o faz.
Convem ir observando locais onde se observe algumas concentrações de verdilhões ( a partir de julho/agosto é mais fácil observar bandos, pois agora ainda muitos casais estão ocupados com a nidificação).
Se libertar o verdilhão de modo a que ele se integre num desses bandos, as hipoteses de melhor adaptação são muito superiores. Esses bandos são compostos por vários grupos familiares (adultos e juvenis do ano) e andam em busca de alimento (chegam a formar bandos mistos com outras espécies, como chamarizes e pintarroxos e por vezes pintassilgos), por isso é muito mais fácil ao verdilhão libertado, se estiver integrado no bando, adaptar-se ao alimento disponível, seguindo os outros.
Em campos de girassol é frequente observarem-se bandos de verdilhões.
Como é que o integro? vejo os bandos a voar e solto-o nessa altura?

Qual é a sua opinião deste centro? recomendaram-me porque lá recolhem aves criadas á mão e tentam criar o clima deles normal, mas com mais hipoteses de sobrevivencia...

- www.cm-lisboa.pt/pmonsanto/?id_categoria=16

Cumps...
Boas,
Convem já estar completamente independente em termos de alimentação, antes de ser libertado. Convem também não estar dependente de papas artificiais e já se alimentar bem de sementes.

Para o integrar nos bandos, não é em bandos de passagem em voo, é sim em locais frequentados por verdilhões onde pousam para se alimentar (em locais sem grande presença de predadores domésticos). Convem ser de manhã cedo, para o animal se adaptar e começar a seguir os da mesma espécie na alimentação.

Quanto ao CRAS de Monsanto, também o pode lá deixar que eles tratam do resto.
Alias, em termos legais, seria isso que deveria ter sido feito, pois é ilegal deter aves selvagens da nossa fauna.

No entanto temos que ser um bocado pragmáticos. O Centro de Monsanto está sobretudo vocacionado e com instalações para recuperação de aves de maior porte (sobretudo aves de rapina) e não tem tantas condições quanto isso para recuperação de pequenos passeriformes (embora sempre se tenha desenrascado na recuperação dos mesmos).

O problema que vejo é, se todas as pessoas que encontrarem crias de pequenos passeriformes caidas de ninhos (que nesta altura é muitissimo comum e ás centenas), as começarem a entregar no Centro, o funcionamento do mesmo torna-se complicado... É que básicamente o centro apenas conta com 2 veterinários e 2 tratadores... e são entregues muitas aves de espécies prioritárias em termos de conservação (especies em perigo).
Temo que se torne muito difícil dar conta do recado para recuperar tanta bicharada... e a atenção tem que ir prioritariamente para espécies em perigo, vulneráveis ou raras, que não é o caso da maioria dos pequenos passeriformes...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kim_haha
Membro Veterano

terça jun 26, 2007 1:51 pm

Fang, obrigada pela resposta,

Ele já se alimenta bem de sementes de canário tambem tem na taça papas mas não lhes liga muito, apesar de ainda lhe darmos a gema de ovo (porque pensamos que ele ainda não está completamente "desmamado") e água é a unica coisa que ele ainda não dá conta, temos de ser nós a dar-lhe com um conta gotas.

Para o integrar nos bandos, não é em bandos de passagem em voo, é sim em locais frequentados por verdilhões onde pousam para se alimentar (em locais sem grande presença de predadores domésticos). Convem ser de manhã cedo, para o animal se adaptar e começar a seguir os da mesma espécie na alimentação.

O nosso problema em relação a isso é que vivemos na cidade, inclusivamente o sitio onde o encontrámos foi opé da estrada, e não haviam arvores por perto (por isso o apanhámos). Vivemos na cidade e aqui ao pé não existem campos de girasol, e para ser sincera tambem não sei onde se situam :?
Outra coisa é que vamos de férias esta semana, já está marcado á algum tempo logo não dá para desmarcar, pudiamos levá-lo, mas tenho um pouco de medo por causa do calor e porque no carro já vai um gato e dois cães, e se o fosse para libertar tinha de ser a uma certa altura, e não o queria libertar no algarve, porque ele não deve estar habituado ao clima. Por isso sugeri o centro de recuperação de aves.

Realmente nunca tinha pensado nisto:
No entanto temos que ser um bocado pragmáticos. O Centro de Monsanto está sobretudo vocacionado e com instalações para recuperação de aves de maior porte (sobretudo aves de rapina) e não tem tantas condições quanto isso para recuperação de pequenos passeriformes (embora sempre se tenha desenrascado na recuperação dos mesmos).

O problema que vejo é, se todas as pessoas que encontrarem crias de pequenos passeriformes caidas de ninhos (que nesta altura é muitissimo comum e ás centenas), as começarem a entregar no Centro, o funcionamento do mesmo torna-se complicado... É que básicamente o centro apenas conta com 2 veterinários e 2 tratadores... e são entregues muitas aves de espécies prioritárias em termos de conservação (especies em perigo).
Temo que se torne muito difícil dar conta do recado para recuperar tanta bicharada... e a atenção tem que ir prioritariamente para espécies em perigo, vulneráveis ou raras, que não é o caso da maioria dos pequenos passeriformes...

Mas agora fiquei confusa :? :?
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 26, 2007 7:32 pm

Boas,
Nesse caso, o mais acertado mesmo é entregar o verdilhão no CRAS de Monsanto. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kim_haha
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 7:55 pm

Desculpem tar a mandar o post para cima mas só vim cá deixar noticias para os interessados. Como a minha internet tem tido muitos problemas e entretanto fui de férias, não pude vir mais cedo. O verdilhão foi entregato como planeado ao CRAS de monsanto. A Senhora com que falei ao telefone nos ultimos dias para saber novidades disse-me que ele estava bem, num viveiro fechado com outras Aves da sua espécie e que comia e estava-se a dar perfeitamente bem, no entanto ainda está em observação para ver se pode ser libertado. No caso de ser libertado vou assistir á libertação e caso seja possivel filmo e ponho aqui o video.

Obrigada pela ajuda de todos os foristas.
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 13, 2007 11:45 pm

kim_haha Escreveu:Desculpem tar a mandar o post para cima mas só vim cá deixar noticias para os interessados. Como a minha internet tem tido muitos problemas e entretanto fui de férias, não pude vir mais cedo. O verdilhão foi entregato como planeado ao CRAS de monsanto. A Senhora com que falei ao telefone nos ultimos dias para saber novidades disse-me que ele estava bem, num viveiro fechado com outras Aves da sua espécie e que comia e estava-se a dar perfeitamente bem, no entanto ainda está em observação para ver se pode ser libertado. No caso de ser libertado vou assistir á libertação e caso seja possivel filmo e ponho aqui o video.

Obrigada pela ajuda de todos os foristas.
Ainda bem que está tudo a correr pelo melhor. ;)

Aviso é que a gravação em vídeo não vai ser fácil. As libertações resultam em breves segundos, mas pode ser que tenha sorte e ele poise numa árvore próxima, caso seja libertado em Monsanto... :wink:
<p>Francisco Barros</p>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sábado jul 14, 2007 7:57 am

Estou muito contente por tudo ter corrido bem. :D
kim_haha
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 6:47 pm

Como estava combinado fui entregar o verdilhão dia 10 , entretanto nos meses seguintes telefonei de duas em duas semanas para saber novidades dele. A resposta era sempre "está tudo bem com ele, ele está a dar-se muito bem, e está em observação para ver se pode ser libertado."
Entretanto chegou agosto, nas primeiras semanas telefonei e a resposta era a mesma, lá pelos finais de Agosto principio de Setembro fartava-me de telefonar e ninguem atendia. Hoje lá consegui ser atendida e depois de algum tempo de espera a mulher disse que ele tinha morrido dia 13 de Junho. Depois da "bomba" largada desliguei. Uns momentos depois voltei a telefonar porque as coisas não pudiam ficar assim, pedi explicações á mulher e o que ela me disse era que as empregadas que estavam lá durante as férias para não se darem ao trabalho de falar com os tratadores viam nas fichas que não são actualizadas e respondiam-me consoante o que liam.
Não existem palavras para demonstrar o meu arrependimento em entregar aos CRAS de Monsanto uma ave que já estava comigo á algum tempo e que eu me esforçei em alimentar de 3 em 3 horas mesmo a trabalhar e sobretudo uma ave a que nós já nos tinhamos afeiçoado.
Desculpa e Descança Charlie :cry:
<p><u></u></p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sexta set 14, 2007 8:10 pm

Olá !

Lamento o que aconteceu, nunca me aconteceu isso mas já me enfureci e perdi a calma muitas vezes por coisas que aconteceram aos meus animais (mortes e não só) . Depois nascia uma espécie de sentimento de perda que feria quando me lembrava disso , por essa razão eu tenho a noção do que deve estar a sentir este momento.
Mais uma vez lamento a morte do pequeno Charlie. :cry:
Última edição por JCFM em sábado nov 24, 2007 10:14 pm, editado 1 vez no total.
kim_haha
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 9:45 pm

Obrigada pelo apoio
<p><u></u></p>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

segunda set 17, 2007 8:34 pm

Lamento muito pelo Charlie. :(
becorreia
Membro
Registado: segunda mai 28, 2007 7:55 pm

segunda set 17, 2007 9:42 pm

Boa noite...
Tenho acompanhado este tópico desde o início, mas nunca interferi porque não percebo nada de criar crias de aves à mão...
Só queria dizer que lamento muito o que aconteceu ao seu menino...infelizmente essas situações ajudam-nos a ver certas coisas com outros olhos...Afinal, nem sempre o que se deve fazer é o que corre melhor e, neste caso, também não foi o melhor para o Charlie... E mais não comento...
Um grande beijinho com todo o meu apoio.
kim_haha
Membro Veterano

terça set 18, 2007 6:25 pm

Obrigada a todos.
Agora o Charlie estando ele onde está, está em liberdade, não como eu queria, mas agora nada pior pode acontecer.
Tenho ainda as filmagens dele a comer perfeitamente e a voar e a vir ter conosco, não sei como foram dizer que ele estava num estado critico, ele cá em casa já podia ficar zozinho durante muitas horas, e foi tão bem preparado...
Descança Charlie :(
<p><u></u></p>
blue__dragon
Membro Júnior
Registado: terça out 17, 2006 6:47 pm

sexta set 21, 2007 11:22 pm

kim_haha fez o que pode para salvar o passaro alias fez o que nao pode muitas das vezes, fez o que achava correcto, isso é que é realmente importante! Só por isso ja merece toda a minha consideração. Muitas vezes acontece isto mas e o ciclo da vida. O meu muito obrigado por tudo que fez, não era qualquer um que se sujeitava a isso :wink: e não fique triste mas sim contente porque la no fundo o passarinho sabe o que voce fez por ele e esta a descansar e esta-lhe eternamente grato por os momentos que lhe proporcionou, sem si ele não tinha sido nada.

Espero que possa sempre ajudar como o fez até agora! :wink: :wink:

Abraço,

Blue
kim_haha
Membro Veterano

domingo set 23, 2007 3:05 pm

Obrigada blue__dragon, pelo apoio.
<p><u></u></p>
Responder

Voltar para “Aves”