segunda set 24, 2007 11:59 am
Às vezes já tenho aqui dito que a ida ao veterinario com uma ave de estimação é exactamente igual a uma pessoa com pés chatos, andar de chapéu de chuva aberto o dia inteiro e tenho sido algumas vezes maltratado aqui, por emitir essa opinião, por pessoas que acham que sabem muito de tudo apenas porque sabem ler, leem por ai umas coisitas e pronto....já são mestres.
De facto, o que se passa é que em Portugal a ornitologia não é uma indústria como acontece em alguns países europeus, ( no Brasil e Argentina tb) onde as aves são criadas em explorações modernas, com meios e pessoal altamente qualificados, desde laboratórios de apoio, biólogos, veterinários especializados, etc.
Logo, aqui em Portugal não há veterinários especilizados em aves de pequeno ou médio porte, de estimação, pelo simples facto que não há mercado. Não é uma questão de incompetência, de má vontade, de desleixo ou lá o que lhe queiram chamar; nao há mercado e pronto.
Quando temos a sorte de conhecer um veterinário que é ao mesmo tempo amante da ornitologia e veterinário, então temos sorte, mas isso é um mero acaso.
No meu caso, prefiro conversar com criadores experientes, ler o que os laboratórios de produtos para animais aconselham, trocar impressões com o maximo de pessoas possível, nos locais próprios e às vezes, em situações extremas, recorrer a análises laboatoriais ( embora não me tenha vindo assim valor acrescentado nenhum até ao momento, dessas análises).
Assim, quando aqui as vezes dou os meus palpites, baseados na minha experiencia, há sempre alguém ( dos tais que sabem ler, mas que em geral tem problemas de ilectericia-não sabem interpretar o que lêem-, situação muito comum em Portugal) que se sente incomodado e resolve pôr-se em bicos de pés, da forma mais inconveniente que encontra.