Dúvida sobre Mandarins Diamante

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
aprmesquita
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: segunda jul 30, 2007 9:33 am

quinta out 11, 2007 10:40 pm

O meu casal de mandarins teve 2 rebentos, no dia 30 de Setembro e 1 de Outubro. Há 2 dias deixaram o ninho sózinho. Com as minhas dúvidas sobre se eles continuariam ou não a alimentar os filhos, resolvi tratar deles à mão, e estão a crescer bem (parece que me estou a dar bem na criação de pássaros à mão pois já criei 5 agapornis), e penso que o desenvovimento deles é bem rápido. A minha dúvida é: depois de criados posso voltar a pô-los na mesma gaiola dos pais, já que são aves gregárias? Ou estes poderão rejeitá-los´, bicá-los ou assim?
Obrigada
bruno82
Membro
Mensagens: 73
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

sexta out 12, 2007 10:44 am

Boas,

Nunca tive experiência em juntar mandarins criados à mão com outros, mas parece-me que isso não vai influenciar nada...

Os mandarins são aves que vivem em bandos, por isso costumam aceitar bem outras aves da mesma espécie. Por vezes há algumas lutas para definir uma hierarquia mas nada de grave.

Cumprimentos,
Bruno
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda nov 05, 2007 4:50 pm

Oi,
Já agora, aproveitando o tópico, tenho umas questões:

1. Quando é que se percebe que o casal de mandarins está apto a procriar?
2. Qual o tamanho da gaiola desejável? (falo de uma criação amadora, já que queria experimentar criar com os meus mandarins).

;-)
aprmesquita
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: segunda jul 30, 2007 9:33 am

quinta nov 08, 2007 9:19 am

Olá. Os mandarins começam a procriar cedo. Desde que já tenham as cores definitivas, bastará pôr um ninho (tenho um de madeira pequeno parece um cubinho dentro da gaiola). A gaiola é pequena, não precisa ser muito grande (custou 12 euros). Os mandarins procriam em qualquer altura. No ninho pus um material fofo e é o macho que faz o ninho e ambos chocam os ovos. Se não houver material para eles, começam a arrancar penas.
Posteriormente com os bebés, comprei uma gaiola com divisória ao meio (custou 18 euros) e mantenho os bebés separados. O acasalamento deles é tão rápido que quase não se nota, e assim que estiverem prontos a acasalar eles fá-lo-ão desde que tenham o ninho instalado. A fêmea começa por pôr os ovinhos, um por dia, e eles começam a dada altura a dormir no ninho. Os ovos são incubados e em 12 dias apenas nascem passarinhos!! A evolução deles é super rápida. Os ovinhos parecem do tamanho dos M&M's de amendoim!
Tem de se dar cálcio para a postura correr bem, pois os ovos são mesmo muito frágeis. Agora, os meus puseram 4 ovos e penso que lá para dia 12 devo ter novidades. :)
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quinta nov 08, 2007 4:23 pm

Obrigada pelos esclarecimentos. Eu tive de separar o macho da fêmea por uns tempos porque ele lhe arrancava as penas, só que a tontinha deixava e continuava a dormir encostadinha a ele e tudo. Pois, a gaiola onde eles estavam não é assim muito grande... Vou começar a pensar em fazer criação com eles!! :wink:
aprmesquita
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: segunda jul 30, 2007 9:33 am

quinta nov 15, 2007 9:54 pm

Bom, tal como previa nasceram bébés mas não sei se foi ontem ou hoje, dia 15. Como deixei de ver os ovos brancos espreitei e vi pelo menos 2. Sei que um ovo tinha sido rejeitado há uns dias, não sei se haverá um 3º mandarim. Agora é deixá-los à vontade. Dos 2 mandarins que comecei a criar à mão com 10 dias, morreu um com 1 mês, mas nem sei porquê. O mano continua vivinho da costa e começou a comer sózinho com 1 mês apenas. E vem à mão e é muito ternurento, só quer mimo! Agora tem mês e meio e já tem maninhos novos...
Responder

Voltar para “Aves”