mandarim nasceu cego. O que fazer?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

domingo nov 04, 2007 2:20 pm

Boas. tenho 9 mandarins e nasceram mais 5. agora que começaram a sair do ninho, reparei que um deles parece não ter olhos, ou então é cego. O que devo fazer. Ajudem por favor. Por favor diga-me se posso fazer alguma coisa.
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

domingo nov 04, 2007 9:25 pm

1º leve o animal ao veterinário pra ter a certeza da situação (se encontrar um que perceba minimamente do assunto)

2º se se confirmar o facto do animal não ver (que parece ser o caso) vai ter muito trabalho. basicamente é necessário trata-lo como uma pessoa cega, tem de estar sempre tudo no mesmo sitio, incluindo comida e água.e vai ter de ter uma gaiola alterada: baixa de modo a que nao tenha de voar,larga de modo a que ele possa caminhar bastante para desgastar o que era suposto desgastar a voar.

a questão é: está disposto a esse trabalho?

é que eu já tive um problema desse género. a mandarim não era cega mas teve um problema e ficou completamente dependente até para se movimentar. foi um trabalho árduo mas aos poucos ela reaprendeu tudo (menos voar porque ficou com a asa afectada embora de saltos de tamanho considerável)e agora o meu pagamento é o melhor que podia existir. ver um pássaro que teve um problema daqueles a construir um ninho (com grande ajuda do macho) e a preparar-se para criar é uma coisa significante para quem viveu tão de perto o problema.
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

domingo nov 04, 2007 9:48 pm

Obrigado pela ajuda. Pois ele apenas saiu hoje do ninho pela primeira vez e depois de pegar nele reparei que uma das vistas ou está tapada pela pálpebra (o que não me parece) ou o mais certo é ter nascido sem essa vista.
por outro lado reparei que a outra vista ele abre um bocadinho a pálpebra e parece ter lá o olho. é estranho pois ele nem tenta fugir quando o tento apanhar o que significa que não vê, mas o que é certo é que saiu do ninho e subiu para um bocado de ramo de arvore que tenho na gaiola. não sei mas faz muita pena. só espero que consiga ao menos ver de uma das vistas. vamos ver o que acontece. vou dar tempo ao tempo.
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

segunda nov 05, 2007 11:02 am

Boas,

Já tive um canário cego (ficou assim com a velhice) que viveu anos nesta situação.

No inicio lá conseguia sozinho dar com a comida, mas depois cometemos o erro fatal de o começar a ajudar e colocá-lo várias vezes por dia junto à comida e à água.

Ele acostumou-se a isto e tornou-se completamente dependente. Um dia de descuido e morreu à fome...

Caso ele seja mesmo cego o melhor é nunca o acostumar a depender de humanos, ele que aprenda a desenrascar-se sozinho e depois disso pode viver normalmente durante anos.
Bruno
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

segunda nov 05, 2007 5:17 pm

era o que eu estava a diser, ter uma gaiola especial com comida e agua sempre no mesmo sitio onde ele consiga manter a sua independencia. em relação aos poleiros... continuo a achar que o melhor é ter uma gaiola baixa e larga onde ele ande no chão.
Responder

Voltar para “Aves”