pássaros como sempre

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Besteiro
Mensagens: 6
Registado: quarta mar 26, 2003 9:10 am

terça abr 08, 2003 8:57 am

Boas :D

É verdade este ano os espanhóis lá conseguiram a aprovação da raça deles em vez do nosso Arlequim.

Já á alguns anos que esperavam, mas o próximo será sem duvida o Arlequim.

Temos que ter calma e continuar o apurar da raça.

O Clube está a fazer um grande esforço nesse sentido, e com ajuda de todos iremos finalmente conseguir ter o reconhecimento pela 1ª vez de uma raça Portuguesa.

Só é pena que algumas pessoas continuem a não acreditar na raça, como alguns que já ouvi. :evil:

Sérgio Bésteiro

8)
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça abr 08, 2003 1:42 pm

Estás a falar do Canário Timbrado Espanhol??

Aqui está uma foto dele

Imagem
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça abr 08, 2003 2:54 pm

Existe tambem outra raça que me desperta a curiosidade porque nunca vi nenhum exemplar ao vivo: o Canário Lizard

Imagem

Imagem
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quinta abr 17, 2003 9:32 pm

Sérgio,

Não se trata de uma questão de os espanhóis terem aprovado a raça deles (que não é a primeira) em vez da nossa, não se trata de uma corrida.
A avaliação e aprovação de novas raças depende de variados critérios e na verdade apesar dos esforços ainda não conseguimos que o arlequim fosse aprovado.
Na verdade tenho que concordar com as razões porque este ano tinhamos tudo mas olhando para as aves existentes e para o standard que foi elaborado para ser avaliado pela comissão de novas raças da OMJ, realmente seria difícil esperar outra coisa que não o chumbo da raça.
Estão a trabalhar com uma ave pouco definida e que ainda por cima neste momento incorpora diversos factores que deixam os juizes de cabeça em pé sobre como os classificar e os criadores sobre como os seleccionar se não vejamos, baste o facto de estarmos a juntar factores mosaicos e malhados (ambos de penetrancia genética altamente variável, sobretudo o malhado), adicionarmos coloração lipocrómica e temos o que em termos de selecção seria considerado uma BOMBA genética...

A vontade existe mas é preciso mais, é ESSENCIAL que o bom trabalho co CCAP seja continuado com objectivos BEM DEFINIDOS e que todos prossigam no mesmo sentido, que seja criado um standard OBJECTIVO e CONCRETO do que a raça pode oferecer mas sobretudo que se adapte à raça que existe no momento. Não importa se o tamanho é progressivo ou standard (como nos borders) interessa é que se são 16,5cm SEJAM MESMO 16,5cm... É isso que a comissão avalia por exemplo.

Apesar de não criar canários reforço a ideia de que seria MUITO bom para a ornitofilia nacional conseguir-se este objectivo.
Temos 3 anos para tentar de novo...

Ricardo M.
tornikete
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 21, 2003 9:06 pm

Boa noite...eu estive a ler o vosso reportório e eu também tenho um mini zoo de aves em casa.
tenho desde canários várias raças rouxinol mandarins canários de moçambique isabelitas (bengalins)ventre laranja diamantes gold papagaio rabo vermelho rosela caturras pardais de java (não consigo ke eles façam criação) fishers muitos pirikitos agora ando com um problema com os canários é ke 1 macho anda a picar as crias e eu pus uma rede a separalos nã sei se fiz bem...mas logjo se vê e é assim o meu pekeno zoo
:lol:
Responder

Voltar para “Aves”